Dicas

Conheça atitudes de sucesso da mulher empreendedora

Postado em: 04 de Março de 2022 às 10:31 Por Jhonatan Alves

Este conteúdo faz parte da série ‘Empreendedoras Academia Assaí’, que traz informações, entrevistas e dicas para as mulheres empreendedoras do Brasil! A iniciativa da Academia Assaí visa homenagear as mulheres e promover o empreendedorismo feminino! 

A mulher por si só já é multitarefa e o empreendedorismo exige isso, que a pessoa conheça um pouco de tudo, desde o marketing até finanças, ao mesmo tempo que produz e dá conta do atendimento aos clientes.

Psicólogos da Universidade de Hertfordshire dedicaram-se a testar a premissa de que as mulheres conseguem realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, e reuniram 50 homens e 50 mulheres para dois grupos. A cada grupo foi determinado o tempo de oito minutos para execução de três tarefas simultâneas.

Foi constatado que as mulheres se saíram muito melhor por realizarem as tarefas e já previrem como poderiam realizar a próxima.

Por isso, a Academia Assaí separou alguns dos maiores diferenciais das empreendedoras que se destacam:

01 – Sempre buscam a solução: as mulheres têm uma inclinação a ajudar. Por isso, quando o cliente busca algo, ela sempre tem a informação na ponta da língua e pode ajudar com muita clareza.

02 – São muito profissionais: as mulheres sabem separar o pessoal do profissional. Elas são extremamente compromissadas. De acordo com uma pesquisa da ONU, as empresas lideradas por mulheres têm 20% de maior rendimento que a liderada por homens. Além disso, 57% dos pesquisados disseram perceber melhorias na reputação, ou seja, na imagem pública da empresa.

03 – São mais cautelosas: as mulheres são mais cautelosas e fazem escolhas mais assertivas. Por terem um maior cuidado e zelo elas se dedicam mais em fazer bem feito e entregar um resultado acima do esperado. No entanto, você ode estar pensando: mas todo esse cuidado não a deixa paralisada? Pelo contrário! A mulher segue nos objetivos, mas com mais segurança e certeza dos próximos passos.

04 – Investem em mais formação: de acordo com o Indice de Desenvolvimento de Gênero (IDG), no Brasil, as mulheres têm mais anos esperados de escolaridade (15,8 frente a 15 dos homens) e maior média de anos de estudo (8,1 anos contra 7,6 dos homens). E isso para o empreendedorismo é fantástico porque é uma área que exige aperfeiçoamento constante, por conta das inovações e novas tecnologias, além de pedir expertises necessárias à gestão do negócio.

05 – Não vivem de suposições: como as mulheres estudam mais, com certeza serão mais rápidas em não errar. Viver de suposições é estar entregue a sorte e para as mulheres de sucesso isso não é uma possibilidade. Há sempre a necessidade de se pesquisar dados, fazer comparações saudáveis com números reais e manter o pé no chão.

Além disso, outras características são pertinentes às mulheres de sucesso, bem como: pedem ajuda quando precisam; escolhem pelo que vão lutar; acreditam em si mesmas; se cuidam; assumem as imperfeições; desfrutam das pequenas alegrias; não se comparam com outras mulheres; sabem dizer não na hora certa; e dividem seu sucesso criando uma rede de apoio.

Não é incrível o poder que a mulher tem quando resolve empreender? Sabemos que as dificuldades são imensas e que a desigualdade de gênero existe entre as profissões. E isso é algo que aos poucos tem se transformado e há uma longa estrada ainda para que este problema seja sanado.

A Academia Assaí trouxe neste mês da mulher, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher – 08 de março – um conteúdo exclusivo sobre empreendedorismo feminino, para ajudar as empreendedoras de alimentação a se inspirarem e trocarem ideias na página Empreendedoras Academia Assaí.

E aí, gostou das nossas dicas? Para não perder nada acesse nossas redes sociais e ouça o podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI.  

Vitrine do Fornecedor

Ambev
Perdigão

Patrocinadores Master

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vendas por Encomenda