Dicas
Dia do Consumidor: estratégias incríveis para aquecer suas vendas
Postado em: 15 de Março de 2021 às 13:53 Por Redação
O calendário anual é marcado por diversas datas importantes para quem trabalha com vendas, não é verdade?
Logo no início do ano, temos as férias de verão, a volta às aulas e o Carnaval, que são excelentes oportunidades para aumentar seus lucros, porém, quando nos referimos ao varejo, a melhor época do primeiro trimestre do ano é o Dia do Consumidor.
Para o cliente, esta tem sido uma data cada vez mais atrativa, afinal de contas, é possível encontrar melhores oportunidades de compra em diversos setores.
Para quem trabalha com vendas no setor alimentício, a data pode ser um meio altamente viável de faturamento, isso porque, segundo um levantamento realizado pelo Google, a categoria é a líder de vendas no Dia do Consumidor, representando cerca de 35,4% do volume de compras realizadas no período.
E aí, ficou interessado em saber como garantir boas vendas nessa época? Então, acompanhe a leitura e confira estas dicas!
O que fazer para preparar seu negócio para o Dia do Consumidor
Ainda com base na pesquisa citada acima, 54% dos consumidores entrevistados afirmam que esperam grandes oportunidades de compra durante esse período. Aliás, período esse que, assim como a Black Friday, deixou de ser apenas um dia de promoção para se tornar uma semana de ofertas.
Especialista em estratégia, gestão, operações e marketing para alavancagem de negócios de alimentação, Cristina Souza é nutricionista, CEO da Gouvêa Foodservice e atua há mais de 20 anos em serviços de alimentação.
Para a especialista, embora o Dia do Consumidor não seja considerado uma data tradicional como o Dia das Mães, muitas empresas e marcas realizam, ano a ano, ações de marketing e vendas específicas para o período, estimulando vendas e aquecendo o varejo. Mas o que leva o setor de alimentos a obter melhores resultados nessa época?
Um dos principais motivos é a proximidade da data com a Páscoa nos últimos anos. Segundo dados apresentados pelo Google, houve um aumento na busca por chocolates e produtos do setor alimentício relacionados ao feriado.
“Durante a pandemia, o consumidor sinalizou que valoriza a combinação “família-autoindulgência”. Assim, nessa nova onda, produtos em pacotes família e produtos que representem o “eu mereço”, como vinhos, chocolates, cervejas, sobremesas especiais, etc., devem fisgar os corações e os estômagos dos consumidores”, afirma a profissional.
O que fazer para criar ofertas irresistíveis e vender mais no Dia do Consumidor
Nesse momento de economia instável, a relação custo-benefício pesa na decisão de compra do consumidor.
“Tanto o consumidor quanto os varejistas sentem-se “machucados” com o contexto em que vivemos. Perdas, incertezas e pressão têm tornado ainda mais difícil a vida de todos nós”, comenta Cristina.
Uma ótima oportunidade de diferenciação em relação aos concorrentes em tempos de pandemia é o atendimento. Qualidade na comunicação, diálogo franco e agilidade na resposta são fundamentais nesse momento.
Se você quiser entender melhor como essa relação entre cliente e negócio deve funcionar, já conversamos sobre isso no 34° episódio do nosso podcast, Negócio em Dia. Para ouvi-lo agora, clique aqui.
Outra dica da especialista é a utilização de produtos da estação para atrair o público e reduzir custos. Além disso, revisar fichas técnicas, substituir marcas para garantir preços melhores (ou mantê-las), adequar receitas e revisar o tamanho das porções são táticas que ajudam a manter a competitividade e a ter boas margens.
Parte fundamental do sucesso nas vendas em datas comemorativas é estar atento ao que seus consumidores comentam.
Isso fará com que você possa corrigir erros ou desequilíbrios com rapidez, garantindo a exclusão de estratégias que não façam sentido para a realidade do seu negócio.
Como citamos no início do texto, o apelo aos produtos do ramo de chocolates recebe destaque. Isso porque, para a especialista, o consumidor pode combinar os descontos e promoções desse período com o atendimento das suas necessidades para a Páscoa como festividade.
Porém, Cristina finaliza com uma ressalva:
“Mesmo os negócios que não possuem como produto principal o chocolate podem direcionar suas ofertas e estratégias do Dia do Consumidor para outras mercadorias icônicas dessa festividade, como, por exemplo, pescados e receitas à base de frutos do mar. Ou seja, é preciso ter um olhar amplo sobre as oportunidades, preparar-se e comunicar ao cliente”, finaliza.
Pronto para botar essas dicas em prática? Se você gostou deste material, acompanhe nossas redes sociais, pois há sempre dicas e conteúdos para ajudá-lo(a) em qualquer época da sua trajetória empreendedora.
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