Dicas

Dia Mundial do Macarrão: curiosidades e receita para celebrar

Postado em: 22 de Outubro de 2021 às 17:51 Por Jhonatan Alves

O macarrão é uma paixão nacional! Vem com a gente nessa matéria conhecer curiosidades e uma receita incrível deste alimento tão amado!

O Macarrão tem sua data celebrada no dia 25 de outubro. A data foi decretada em 1995 pelos italianos no 1º Congresso de Pasta, em Roma, para celebrar este alimento tão famoso em todo mundo. Com isso, a Academia Assaí separou para os empreendedores algumas curiosidades sobre o macarrão.

Além disso, ao final deste conteúdo você encontrará uma receita rápida de macarrão à carbonara, que vai encantar seus clientes! Então, fica conosco que este conteúdo vai te fazer um 'expert' na história e na arte da massa com molhos especiais!

CURIOSIDADES

• Muita gente pensa que os italianos são os inventores do macarrão, mas na verdade são os chineses. Especula-se que Marco Polo após sua viagem à China no sáculo XIII (13), levou o macarrão para a Itália. Somente no século XIX (19), os italianos popularizaram essa receita para o mundo inteiro.

• Segundo uma pesquisa feita em 2018 pela Associação Brasileira das Industrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), o macarrão está presente em 99,3% dos lares brasileiros.

• O Brasil é o terceiro maior produtor de macarrão em todo mundo!

• De acordo com a Organização Mundial de Pasta (OMP), o brasileiro consome seis quilos de macarrão por ano, bem abaixo dos italianos, que a média anual é de 25 quilos por pessoa.

• As massas favoritas dos brasileiros de acordo com a Abimapi são as secas representando 81,3% do consumo; já as massas instantâneas representam 14% do consumo e as frescas 4%.

Macarrão simples à Carbonara

macarrão a carbonara

Ingredientes
500 g de macarrão de sua preferência

250 g de bacon
1 caixa ou lata de creme de leite
50 g de queijo ralado
2 ovos
Sal a gosto

Modo de preparo:

Corte os bacons em cubinhos pequenos e frite-os. Adicione o creme de leite e reserve. Coloque o macarrão para cozinhar e quando estiver quase pronto, bata os ovos juntos com o sal e o queijo ralado com um garfo e reserve. Escorra o macarrão e não banhe na água fria, adicione os ovos ao macarrão, misture bem e depois adicione o creme de leite com o bacon. Misture tudo e sirva.

Essa receita rende dois pratos a um custo médio de R$ 25. Cada prato pode ser vendido a R$ 25.

E aí, gostou das nossas dicas? Para não perder nada, nos siga nas redes sociais e ouça o nosso podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI.

Vitrine do Fornecedor

Ambev
Perdigão
Perdigão
Ajinomoto
Arrifana
Cepera
Ekma
Ki Sabor
Qualy
Rosa Branca
Sadia
Sofiteli
Vigor