Dicas
Dicas para Reduzir o Uso de Descartáveis no seu Negócio
Postado em: 31 de Agosto de 2022 às 20:07
Produtos descartáveis são práticos, mas devem ser usados com moderação.
Na lanchonete, o cliente usa um canudo para tomar suco. Na padaria, o cafezinho vem em um copo plástico. Na confeitaria, os doces vêm em potes descartáveis. Mas você já parou para pensar para onde é que vai tudo isso depois que é usado? Os materiais descartáveis usados pelos clientes são responsáveis por grande parte do lixo de um negócio de alimentação, e prejudicam o meio ambiente.
Você pode dizer que copos, pratos e talheres descartáveis são recicláveis. Mas será que eles são reciclados? Os dados mostram que não. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), apenas 4% dos resíduos produzidos no Brasil que poderiam ser reciclados que são enviados para esse processo.
ALTERNATIVAS PARA SUBSTITUIR DESCARTÁVEIS
A maior parte dos materiais descartáveis que usamos na alimentação é feita de plástico. E reciclar plástico é pouco lucrativo, tanto para catadores quando para empresas de reciclagem. Copinhos, pratos e canudos, que foram usados por minutos ou até segundos, vão ficar por aí, sujando as ruas, os rios e os mares, por centenas de anos.
Para você ter uma ideia, um canudo de plástico leva cerca de 200 anos para se decompor. E um copo plástico pode levar até 400 anos! O isopor, muito presente em marmitas e copinhos de café, é outro material que leva centenas de anos para se decompor. Por isso, temos que repensar o consumo de descartáveis no dia a dia.
Você, que tem um negócio, pode reduzir o consumo na sua empresa. De quebra, você ainda vai economizar! E isso é mais fácil do que você imagina. Fique atento às dicas que a Academia Assaí trouxe pra você!
1. Não sirva bebidas com canudo
Tá aí uma atitude simples que já vai reduzir o consumo de canudos no seu negócio. Ao servir uma bebida no copo, como um suco, por exemplo, não precisa levar um canudo no copo, nem oferecer um se o seu cliente não pedir. Simplesmente deixe canudos à vista dos clientes, caso eles queiram utilizar. Pode ser que o cliente não queira ou não faça questão de usar canudo.
E aqui vai uma dica extra: hoje existem várias marcas de canudos biodegradáveis no mercado, que se decompõem naturalmente em até 18 meses. Ao comprar canudos para o seu negócio, dê preferência a esse tipo.
Confira mais dicas de embalagens sustentáveis nesta matéria especial sobre os tipos de embalagem sustentáveis disponíveis no mercado. Leia aqui.
2. Só use descartáveis para viagem
Se o cliente vai consumir uma comida ou bebida no local, ela não precisa ser servida em pratos ou copos descartáveis. Use copos tradicionais, de vidro, e pratos de louça. Se você tem uma padaria, sirva o cafezinho em uma xícara. Quanto aos talheres, nem se fala! Ninguém gosta de comer com talheres de plástico, que são frágeis e quebram com facilidade. No seu estabelecimento, deixe os descartáveis somente para quando o cliente pedir para levar.
3. No delivery, não envie descartáveis que o cliente não pedir
Se nos restaurantes, bares e lanchonetes físicos o consumo de descartáveis é grande, nos serviços de entrega o problema é ainda maior. Para reduzir esse consumo, não envie nenhum descartável além da embalagem do alimento. Se o seu negócio tem cadastro em aplicativos de delivery, ofereça como opcionais itens como talheres plásticos, guardanapos, canudos e sachês de molhos. Muitas vezes, o cliente acaba nem usando tudo isso, e o seu negócio tem um gasto desnecessário, além do impacto ambiental.
Você também pode usar embalagens mais sustentáveis para as suas encomendas! Saiba como nessa matéria.
4. Repense o uso das luvas de plástico no buffet
Na pandemia de Covid-19, muitos restaurantes com buffet adotaram as luvas descartáveis como medida de higiene. Mas não há um consenso sobre a necessidade do uso de luvas. Como explica a Engenheira Sanitarista Geiziane Gomes, que participou do Podcast Negócio em Dia (ouça aqui), “O importante é ter são bons hábitos de higiene. É muito mais eficaz uma campanha de informação sobre o ato de lavar as mãos feita pelo próprio restaurante. Mãos limpas, utensílios limpos”.
Ou seja: as luvas podem até ser uma boa opção. Mas existem alternativas ao uso dela. Se o seu negócio oferece uma torneira para os clientes lavarem as mãos logo na entrada, além de álcool em gel, você pode colocar avisos dizendo que é obrigatório higienizar as mãos antes de servir. Se perceber que o aviso é respeitado pelos clientes, pode suspender as luvinhas.
Gostou dessas dicas? Que tal colocá-las em prática hoje mesmo? Se fizer isso, comunique aos seus clientes que o seu negócio está tomando medidas que são amigas do meio ambiente! Cada vez mais, os consumidores dão importância à responsabilidade ambiental. Saiba mais na matéria “Negócios preocupados com a causa ambiental resistem à crise”, clicando aqui. E confira mais três dicas para ter um negócio mais ecológico clicando aqui.