Dicas

Gratidão: exercício de saúde ao empreendedor em 2022

Postado em: 03 de Janeiro de 2022 às 15:42 Por Jhonatan Alves

Dia 06 de janeiro é o Dia da Gratidão. Confira a entrevista com a psicóloga, Thatiane Almeida e saiba como exercer o sentimento que promove saúde!

Parece clichê falar de gratidão em meio a tantos desafios pós-pandemia de coronavírus, mas a Academia Assaí traz uma visão otimista ao futuro, já que os efeitos positivos da gratidão são comprovados cientificamente sobre aqueles que a exercem.

Uma pesquisa da Harvard Medical School, em Boston, mostra que a gratidão é um poderoso remédio para o cérebro. Ao viver o sentimento, o cérebro ativa duas partes importantes, o pré-frontal medial ventral e o córtex na porção dorsal. O incrível é que essas áreas estão relacionadas com recompensa, moralidade, interações sociais positivas e capacidade de entender o que o outro pensa, ou seja, empatia e sentimento de realização.

A gratidão é tão poderosa que ela proporciona melhoras significativas nos vínculos interpessoais, no bem-estar individual e coletivo, aumenta a resiliência, reduz o estresse e previne a depressão. De acordo com a psicóloga, Thatiane Almeida, moradora do interior de São Paulo, além dos benefícios citados, a gratidão também é uma ótima ferramenta de trabalho.

“Podemos associar a prática da gratidão com a melhora no desempenho de tomada de decisões e foco. Isso é ótimo para nossa vivência pessoal e uma habilidade indispensável para o trabalho a ser executado”, salientou.

Ela ainda destacou como se pode exercer a gratidão no dia a dia. “Você pode escrever motivos pelos quais é grato. Isso ativa mais componentes do cérebro e facilita a internalização. Algumas pessoas sugerem o registro em fotos ou vídeos de coisas pelas quais você é grato. O mais importante é: o exercício precisa variar entre os alvos de gratidão e precisa ser feito de modo constante para que os primeiros resultados sejam notados.”

No outro lado da moeda, estão os sentimentos tidos como negativos (frustração, inveja...), mas que são comuns e necessitam ser trabalhados. Thatiane explica que é possível lidar com eles a partir da aceitação. “É natural experimentar tais sentimentos e não há problema algum em relação a isso. Todos os sentimentos são válidos e fazem parte do repertório humano. Vale lembrar que apenas temos problemas quando permitimos que estes sentimentos comandem o nosso dia a dia”, lembrou.

A partir disso, uma jornada para o empreendedor conhecer a si mesmo é iniciada. “O autoconhecimento é um presente. Quanto mais conscientes estamos, mais fácil é superar os momentos negativos”, pontuou a psicóloga.

Gratidão Thatiane Psi

Para os empreendedores, Thatiane deixa um conselho. “Quando falamos em gratidão, em geral, a primeira linha de pensamento surge relacionada as coisas grandes, mas não precisa ser assim. Podemos ser gratos pelo passo dado, pelo dia iniciado, pela venda realizada - por menor que seja - por estar lendo este conteúdo. Se pensamos em tudo como algo grandioso, a gratidão tende a surgir cada vez mais facilmente, porque passamos a apreciar e a estar presente a todo momento”, indicou a profissional da mente.

Atividade física – Para potencializar os efeitos da gratidão, aliar as atividades físicas é uma boa tática para uma vida mais feliz. Durante a atividade física, o organismo libera endorfina e serotonina, neurotransmissores que dão sensação de prazer e bem-estar.  

“Tanto os exercícios físicos, quanto a prática da gratidão liberam os mesmos hormônios, então a sensação de bem-estar pode ser conquistada com ambas as práticas. Vamos combinar que as duas são ótimas opções, então, imagina só as possibilidades de conquista de bem-estar que podem surgir a partir da combinação das práticas”, finalizou a psicóloga Thatiane.

E aí, gostou das dicas? Para não perder nada, nos siga nas redes sociais e ouça o nosso podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI.

Vitrine do Fornecedor

Ambev
Perdigão

Patrocinadores Master

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Vendas por Encomenda