DicasVendas por Encomendas

Planejamento para vender por encomenda

Vendas por encomenda: saiba como se programar e encantar a clientela

Postado em: 27 de Junho de 2018 às 14:33 Por Redação

Você, microempreendedor do ramo de alimentos, trabalha com vendas por encomenda? Se esse é o seu tipo de negócio, é preciso muito planejamento e organização para não ficar devendo entregas para o seu cliente!

Aqui na Academia Assaí, a gente ensina tudo o que você precisa saber para efetuar a melhor venda por encomenda com qualidade e conhecimento profissional.

No nosso curso gratuito e exclusivo de Vendas por Encomenda, você acompanha videoaulas para ajudar no dia a dia e aprimorar seu conhecimento de forma prática.

Se você ainda não se inscreveu no curso da Academia Assaí, acesse e participe já!

Além disso, resolvemos separar aqui algumas dicas para você colocá-las em ação desde já e melhorar a parte logística e operacional do seu negócio, garantindo sempre a melhor entrega. Acompanhe os ensinamentos:

7 passos para acertar nas suas vendas por encomenda

dicas para ter sucesso vendendo por encomenda - Academia Assaí

1 – ORGANIZE SUA AGENDA E FAÇA LISTAS DO QUE FAZER

Uma boa estratégia de vendas por encomenda começa com prazos e listas de tudo o que você precisa fazer e entregar. Organizar pedidos, contatos de clientes, endereços, nomes de fornecedores, custos por entrega, ferramental e matéria-prima, tudo deve estar anotado e em dia para você não se perder nas informações.

Hoje em dia, existem muitos aplicativos e dispositivos para você se organizar e complementar suas anotações, que atuam como facilitadores na hora de listar seus afazeres e montar sua programação diária, semanal ou mensal. Aliás, esse é outro ponto que chama muita atenção.

Tem o Agendor para organizar suas vendas; o Bills Reminder para lembrá-lo das contas que você tem para pagar e os prazos necessários; o Mint para listar os custos do seu negócio em diversas categorias. Todos grátis! E tem muito mais nas lojas de aplicativos com opções ótimas para empreendedores.

 

2 – DIVIDA SUAS TAREFAS

Se você trabalha sozinho ou com uma equipe reduzida, é importante dividir bem as tarefas do dia a dia para não se perder e otimizar ainda mais o tempo. Por exemplo, se você tem uma encomenda de bolos e doces, divida entre fazer todas as massas e recheios pela manhã e montar e decorar na parte da tarde para se organizar melhor. Se é você quem também faz a entrega, coloque no papel o tempo que você vai precisar para fazer o delivery e reserve um dia só para isso. Pode ser uma alternativa!

 

3 - ENTENDA O SEU NEGÓCIO

É importante entender quanto você consegue produzir em determinado tempo, pois isso vai refletir na pontualidade das entregas e na qualidade do seu trabalho. Prometer ao cliente mais do que você consegue produzir pode ser um tiro no pé. Vá, aos poucos, calculando quantas unidades por hora você consegue criar e estipule uma média do seu serviço. Assim, fica mais fácil entender seu negócio e oferecer a melhor data de entrega.

 

4 – TERCEIRIZE SUAS ENTREGAS

terceirize suas entregas para ter vendas por encomenda de sucesso

Já existem alguns serviços de entrega via aplicativo! São prestadores de serviço especialistas em levar produtos de diversas categorias de forma eficiente, o que pode ser vantajoso para você! Entre em contato e veja se é possível fazer uma parceria para que eles cuidem do delivery do seu negócio.

 

5 – ESTABELEÇA CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Muitas vezes, os clientes resolvem mudar os planos da encomenda ou, por algum imprevisto, decidem que o endereço de entrega mudou. Por isso, você precisa manter a agenda atualizada para não perder nenhuma informação e ficar sempre atento às mudanças que podem aparecer. Celular, e-mail e chat online são alternativas fáceis, baratas e com ótimo alcance!

 

Além disso, inclua todos os custos que você precisa para produzir. Não se esqueça de colocar na lista os insumos, a mão de obra, a entrega e a manutenção dos equipamentos e valorize o seu negócio!

 

6 – PROGRAME SEU ESTOQUE

Se você trabalha com estoque, certifique-se de manter sempre um bom giro de produtos para que nada fique parado e estrague, por exemplo. Manter um estoque é fundamental para gerenciar crises ou se prevenir contra imprevistos, como, por exemplo, queda de energia, falta de abastecimento, problemas com o veículo de entrega, entre outros.

 

7 – ESTUDE AS POSSIBILIDADES

É importante entender o seu negócio e visualizar sua produção a longo prazo. Sua empresa está crescendo? Os pedidos estão aumentando? Você tem mão de obra suficiente para atender à demanda? Existe algo que possa facilitar a entrega? É possível expandir o seu negócio para outras regiões?

Há muitos questionamentos envolvidos, mas que são necessários para você entender como funciona todo o processo na sua microempresa, o que é uma forma de crescer profissionalmente e criar ou consolidar sua marca. São cuidados que todo empreendedor precisa para ter uma visão ampla e mais assertiva do próprio investimento.

 

Isso quer dizer que é preciso continuar estudando e aprimorando sua capacidade de gestão, indo atrás de mais clientes, montando uma equipe qualificada, estruturando o seu ponto de venda, centro de produção e distribuição e muito mais.

Então já sabe: precisando de dicas e auxílio na sua trajetória profissional, é só acompanhar os cursos da Academia Assaí e ler todas as nossas matérias focadas em estratégias comerciais para microempreendedores.

Continue acompanhando nosso blog e fique sempre atualizado(a) sobre o seu negócio!

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