Negócios
Possibilidades de divulgação além da internet
Postado em: 29 de Abril de 2022 às 15:59 Por Jhonatan Alves
Somos a geração da tecnologia, mas também somos de carne e osso e a divulgação offline ainda existe e tem grandes poderes!
A internet é um eficiente meio de divulgação aos negócios.
No entanto, houve um esquecimento de algumas formas de divulgação que não precisam ser necessariamente virtuais e podem trazer resultados tão bons quanto.
Uma maneira de divulgar não anula a outra - elas cooperam entre si para que o empreendedor possa alcançar públicos diferentes - e vão ajudar na consolidação do negócio, seja comprando, indicando ou criando um relacionamento com o empreendedor.
Confira dicas de divulgação fora da internet
Panfletos
Os antigos panfletos chegam às mãos de quem não tem acesso às redes sociais, por exemplo.
Um público mais velho, ou mesmo pessoas que optam por se abster de estarem na internet, pode ser alcançado pelos panfletos.
A ideia é que tenham pouca escrita e mais conteúdo visual. Tem que funcionar de maneira rápida!
Esse material pode ser editado numa gráfica, ou você pode fazer em casa com programas de edição de arte gratuitos como o Canva ou o Figma.
Cartões de visita
Parecem formais demais, não é mesmo? Mas se a situação for formal como oferecer um buffet de casamento, porque não utilizar este meio?
Os cartões têm prestígio e são algo físico, podem representar seu negócio e fixar uma ideia na cabeça de quem o deter, no caso o cliente para quem você o entregar.
Fale sobre seu negócio
Outra maneira de divulgar seu negócio é se auto divulgar conversando.
Parece bobo demais, mas quando estabelecemos uma comunicação aberta com alguém e essa pessoa se interessa, porque não convidar o outro para experimentar um dos seus quitutes por meio da boa e velha conversa.
Ou mesmo, você pode marcar uma roda de conversa com seus amigos e alguns clientes para experimentarem seu cardápio e no dia você oferece produtos para compra também, assim como as revendedoras de produtos de beleza fazem.
Embalagens
As embalagens do seu produto podem te ajudar a comunicar que aquele produto merece ser recomprado.
As embalagens devem ser pensadas com cuidado e carinho. Podem levar uma mensagem escrita à mão, ter seu endereço e número de telefone para qualquer dúvida que surgir.
Ser diferente e oferecer um relacionamento, ao invés de só compra e venda, pode ser o melhor marketing de divulgação que você terá! Afinal, nada supera uma boa primeira impressão.
Parcerias
Firmar parcerias com outros empreendedores de alimentação ou de outras áreas pode favorecer sua rede de contatos e ajudar a espalhar sua marca por aí!
Já ouviu o ditado “Uma mão lava a outra?”, muito provavelmente, sim! É isso! Ofereça uma troca de serviços, um sorteio em parceria, descontos mútuos para quem for cliente dos dois negócios!
Brindes
Os brindes são uma maneira de divulgação que agrada a todos! Quem não gosta de ganhar uma caneta?
Mas lembre-se que os brindes devem ser algo realmente útil!
Invista em canetas, bloquinhos, brincos de bijuteria, mini docinhos, entre outros.
É sempre importante que o cliente se lembre de onde ganhou aquele brinde, por isso, personalizar os brindes com sua marca é um diferencial!
E aí, gostou da nossa dica? Para não perder nada acesse nossas redes sociais e ouça o podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI.
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