Empreendedorismo
10 dicas para cuidar da saúde mental
Postado em: 26 de Outubro de 2021 às 10:12 Por Jhonatan Alves
A importância da saúde mental em dia no empreender: diante da pandemia de covid-19 aumentaram considerávelmente os atendimentos psicológicos e diagnósticos psicossomáticos
No mês do empreendedor, a Academia Assaí separou notícias exclusivas sobre empreendedorismo para celebrar o período. Acesse agora o portal Mês do Empreendedor e confira esse e muitos outros conteúdos comemorativos!
Um estudo da Troposlab junto à UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), traçou um perfil sobre a saúde mental dos empreendedores durante apandemia de covid-19. Cerca de 30% dos empreendedores participantes iniciaram tratamento com terapia, além de aumento nos diagnósticos de ansiedade e depressão.
O período conturbado e cheio de incertezas gerou muitas doenças psicossomáticas em inúmeras pessoas e o setor de pequenos empreendedores não passou ileso. A pesquisa com 312 empreendedores, 53% dos entrevistados receberam diagnóstico de ansiedade. Além disso, 26% dos entrevistados disseram fazer tratamento psiquiátrico com uso de ansiolíticos e antidepressivos. Nessa mesma pesquisa de 2020, este número era menor, com apenas 16% dos entrevistados usando algum tipo de medicamento.
O podcast ‘Negócio em Dia’ da Academia Assaí, trouxe um episódio especial sobre combate ao estresse dos empreendedores. Os convidados levaram inúmeras reflexões que podem te ajudar a enfrentar momentos difíceis.
Diante desses dados, separamos algumas dicas para que o empreendedor (a), pudesse seguir a fim de amenizar os sintomas da exaustão mental, baseados em indicações do Conselho Nacional de Saúde. São elas:
01 - Reduza o consumo de notícias. Veja apenas o que realmente é importante saber. Uma enxurrada de notícias negativas pode sobrecarregar sua mente.
02 – Socialize. O entrosamento entre as pessoas fortalece vínculos e isso é saudável para arejar a mente e manter momentos felizes, seja em família ou com amigos;
03 – Consuma conteúdo que te ajude a enxergar uma saída, como histórias de superação e de bondade ao próximo;
04 – Se expresse. Falar ajuda a esvaziar a mente e você pode canalizar suas energias a um hobby despretensioso como caça-palavras ou montar um quebra-cabeças, por exemplo.
05 – Se for o caso e se possível, reduza a jornada de trabalho. É algo mais difícil diante da realidade econômica, mas permita-se ter momentos de respiro diante das tarefas profissionais;
06 – Respeite seus sentimentos. Entenda o que está sentindo e valide isso. Se for medo, tristeza ou raiva, procure saber o porquê e se for felicidade, não se culpe. Aproveite os momentos bons porque você merece!
07 – Nem tudo está acabado! A ansiedade e a depressão costumam aumentar muito a intensidade dos eventos. Avalie, pondere e peça a opinião de alguém que você confia.
08 – Tenha um caderno para colocar as ideias no papel. Você pode escrever despretensiosamente como um exercício de relaxamento e ‘mindfulness’, que significa mente vazia. Escreva sem se preocupar com regras, ou com o que está escrevendo.
09 – Foque no que está fazendo. Mantenha a mente concentrada na ação atual e deixe a preocupação com outra atividade para o momento em que for realiza-la;
10 – Busque praticar exercícios e ajuda psicológica profissional.
Acompanhe as dicas de empreendedorismo na Academia Assaí e saiba como melhorar a sua rotina de trabalho em sua jornada empreendedora!