Empreendedorismo
Do centro de Paris às periferias de São Paulo – bistrô na comunidade
Postado em: 02 de Dezembro de 2020 às 15:42 Por Redação
Gastronomia de qualidade, valorização da cultura e da população local, fortalecimento do empreendedorismo, capacitação profissional nas periferias.
Como um empreendimento pode modificar o espaço que o cerca?
O SôNego Bistrô é uma vertente gastronômica da Orpas, uma organização não governamental criada há 15 anos por Daniel Neves de Faria, conhecido na comunidade do Morro Chácara Santana como Daniel da Orpas. O principal objetivo da ONG é transformar a vida de todo ser humano que busque crescer e se desenvolver, principalmente aqueles que nascem nas periferias.
ALTA QUALIDADE E VALORIZAÇÃO DA PERIFERIA
O estabelecimento surgiu em 2016, fruto de uma necessidade vinda da própria organização de obter mais recursos para as ações sociais. “O principal objetivo do SôNego Bistrô é proporcionar aos moradores de periferias e àqueles que não residem nas comunidades locais um atendimento de qualidade, priorizando a cultura, a gastronomia e a população do Morro Chácara de maneira mais sustentável, segura e agradável”, comenta Daniel.
Mais sustentabilidade na quebrada
O compromisso com o meio ambiente também faz parte da realidade do estabelecimento. Mais do que reduzir o volume de resíduos na natureza, o bistrô incluiu no seu processo criativo o aproveitamento de 100% dos alimentos, agregando às suas receitas alimentos à base de plantas não convencionais na gastronomia.
“Hoje, de um lado, vemos uma população vítima da obesidade e, do outro, uma população desnutrida. Nesse sentido, decidimos assumir um compromisso capaz de nivelar essa desigualdade, oferecendo à comunidade um serviço de qualidade que valorize cada alimento e torne a vida dos moradores das regiões periféricas mais fácil, uma vez que grande parte evita o deslocamento para o centro em busca da boa gastronomia”, completa o empresário.
O “Terraço Itália” da periferia
Assim carinhosamente apelidado por seus frequentadores, o bistrô tem quatro andares, sendo que o último oferece aos visitantes uma vista panorâmica de toda a comunidade do Morro, ideal para observar o pôr do sol e degustar uma das opções de bebidas da casa. “O bistrô segue um conceito francês, em que uma das premissas é nossos clientes se sentirem acolhidos. Buscamos tornar nossa gastronomia mais caseira, sempre utilizando ingredientes frescos e selecionados. Além disso, nosso restaurante fica em um dos pontos mais altos do morro, por isso, conseguimos proporcionar não só uma experiência gastronômica como também visual”, afirma.
Visibilidade para a comunidade
Hoje, o SôNego bistrô atende um público para além das periferias. Diversas pessoas que não vivem ao redor do morro frequentam o estabelecimento, a fim de viver uma experiência gastronômica única proporcionada pelo restaurante. “Somos vistos como uma referência em atendimento por pessoas que buscam conhecer a comunidade em si e encontram no bistrô um ambiente, seguro, sofisticado e acolhedor. Recebemos pessoas de outras cidades, estados e até mesmo de outros países, que vivenciam a perspectiva diferenciada da comunidade pelos “olhos” do SôNego”, complementa Daniel.
Formação gastronômica para a comunidade local
O cardápio do SôNego Bistrô oferece pratos que valorizam a culinária brasileira e alimentos não convencionais, como as PANCs, por exemplo. Além disso, o restaurante oferece cursos de gastronomia para a comunidade e um programa de estágio para os participantes. “Devido à pandemia, não temos realizado as aulas práticas no restaurante, contudo, oferecemos aos moradores da periferia a capacitação profissional voltada ao ramo gastronômico, com aulas práticas no estabelecimento”, finaliza o empreendedor.
O SôNego Bistrô faz parte da primeira edição online da Feira Preta, o maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, e nós, da Academia Assai, temos orgulho em patrocinar um acontecimento tão importante quanto esse. No dia 30 de novembro, a partir das 18h, você pode acompanhar o painel gastronômico do SôNego Bistrô ao vivo, que ensina a preparar um dos pratos mais tradicionais da casa. Faça sua inscrição!