Empreendedorismo

Mês do Empreendedor: Bento Cake, a nova tendência da confeitaria

Postado em: 08 de Outubro de 2021 às 11:57 Por Jhonatan Alves

Conheça o bolo tendência para a confeitaria, o Bento Cake. O tamanho reduzido e a proposta fofa conquistaram a internet! Entenda: 

No mês do empreendedor, a Academia Assaí separou notícias exclusivas sobre empreendedorismo para celebrar o período. Acesse agora o portal Mês do Empreendedor e confira esse e muitos outros conteúdos comemorativos!

É fato que a cultura asiática tem conquistado o mundo e, principalmente, a  geração Z (nascidos entre 1995 a 2010), que influenciados pelos mangás e animes (desenhos asiáticos), cresceram admirando essa cultura. Agora, com o grande movimento dos astros do K-pop (artistas asiáticos da música), até a culinária acaba por ser influenciada. Esse é o caso do Bentô Cake (Lê-se bentô) – no Japão; também chamado de Lunch Box – nos EUA ou Doshirak Cake – na Coréia do Sul.

A palavra ‘Bento’ vem de uma espécie de marmita japonesa muito consumida e o cake, de bolo em inglês. A ideia dos bolinhos em embalagem de lanche se popularizou na Coréia do Sul. Os bolos normalmente têm 10 cm de diâmetro, são de baunilha ou chocolate e vêm acompanhados de uma velinha e garfinho de madeira para presentear a pessoa que faz aniversário.

Outra característica do Bento Cake é que ele é confeitado como se fosse um bolo grande com riqueza de detalhes e comumente com algo escrito. As coberturas podem variar sendo de chantninho (chantilly + leite em pó), de chantilly com cream cheese ou mesmo de pasta americana.

bento cake empreendedor

As cores também são importantes fatores de decoração deste tipo de bolo. Elas devem ser harmoniosas e podem variar dos tons pastéis até mais vibrantes. Além disso, a embalagem deve ser daquelas de lanches (de isopor) amarradas por barbantes e com anexo da velinha e do garfinho de madeira.  

 O Instagram e Tik Tok vêm sendo grandes vitrines deste tipo de bolo. A procura têm aumentado em tal nível, que os mini bolos são destinados para diversas celebrações: desde os tradicionais aniversários, à comemoração de vacinação contra a covid-19.

E você confeiteiro e confeiteira, já foram procurados para fazer algo do tipo? Vem conferir com a gente essa receita de Bento Cake, especialmente separada para você usar a tendência para lucrar. Confira:

bento cake empreendedor receita

Bento Cake

Ingredientes
Massa
3 ovos
1 xícaras (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite quente
1 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de fermento em pó químico
Recheio de sua preferência
Calda de açúcar para regar

Cobertura
500 ml de chantilly batido
1 xícara cheia de leite em pó
Corantes alimentícios em gel na cor desejada
Confeitos diversos a gosto

Modo de preparo:

Bata os ovos com o açúcar na batedeira até dobrar de tamanho. Junte o leite quente, a farinha aos poucos e vá batendo até incorporar. No fim acrescente o fermento em pó e mistures com uma colher. Após, acomode a massa em 4 formas de 11cm de diâmetro x 5 cm de altura untadas com manteiga apenas na base e com uma folha de papel manteiga. Asse por 30 min em forno pré-aquecido a 180º.

Depois de assados e recheados com seu recheio de preferência (cada bento leva duas massas) é hora de bater o chantilly gelado e acrescentar o leite em pó antes de atingir o ponto ideal de pico duro. Aí é só dividir o chantilly em vários potes e colorir com os corantes alimentícios. Depois é deixar a criatividade fluir.

Essa receita tem um custo médio de R$ 40, rendendo dois Bento Cakes, que podem ser vendidos a R$ 27 cada. Porque além da mão de obra, os bolos levam uma vela e um garfinho de madeira.

E aí, gostou da nossa dica? Para não perder nada, nos siga nas redes sociais e ouça o nosso podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI.

Vitrine do Fornecedor

Perdigão
Ajinomoto
Arrifana
Cepera
Ekma
Kisabor
Rosa Branca
Sadia
Sofiteli
Vigor