Empreendedorismo

Mês do empreendedor: quando posso me considerar um empreendedor?

Postado em: 27 de Setembro de 2021 às 17:25 Por Jhonatan Alves

Quem nunca teve aquele momento da ‘síndrome do impostor’ em que você se autoquestiona se realmente está fazendo a coisa certa? Vem com a gente, que neste artigo daremos alguns apontamentos de que você é um verdadeiro empreendedor (a)!

No mês do empreendedor, a Academia Assaí separou notícias exclusivas sobre empreendedorismo para celebrar o período. Acesse agora o portal Mês do Empreendedor e confira esse e muitos outros conteúdos comemorativos!

Um fato muito comum entre os empreendedores é que uma grande maioria se torna empreendedor pela necessidade. Em meio a crise, eles se reinventam para poder ganhar o pão de cada dia e acabam, muitas vezes, por descobrir uma verdadeira vocação em administração e vendas.

Este é um caminho comum aos empreendedores resilientes, mas a dúvida que fica é: quando eu posso me considerar um empreendedor? O que me torna uma pessoa empreendedora? Um curso? Uma faculdade? A Academia Assaí trouxe neste artigo especial, a certeza de que para você ser considerado empreendedor, basta empreender.

O empreendedorismo consiste na arte identificar uma necessidade da sociedade e supri-la, seja como ambulante, ou num ponto fixo de vendas ou mesmo encomendas. O nome ‘empreendedorismo’ vem da palavra ‘entrepreneur’ que significa aquele que assume riscos e começa algo novo.  

Então, para ser um empreendedor basta ter uma ideia, uma demanda e supri-la com seu negócio, correto? Sim! No Dicionário da Língua Portuguesa, a palavra empreendedor significa: indivíduo que possui capacidade para idealizar projetos, negócios ou atividades; pessoa que empreende, que decide fazer algo difícil ou trabalhoso.

É exatamente isso que torna uma pessoa empreendedora. Talvez o indivíduo não tenha uma empresa formalizada, mas só a ação de empreender, de colocar a mão na massa, estar por dentro de todos os processos, fazer a curadoria, divulgação e vendas dos produtos, já nomeiam a pessoa como empreendedora.

Obviamente que você já entendeu que não é necessário um curso específico para ser empreendedor. Você pode e deve se especializar sempre, mas isso é bônus. O verdadeiro empreendedor cultiva caraterísticas em si, que costumam o diferenciar das outras pessoas, são elas: proatividade, persistência, aceitar riscos, foco em qualidade, comprometimento, ser atualizado, trabalha com metas, consegue se planejar, tem poder persuasivo, facilidade comunicativa para fazer contatos, entre outras.

considerar empreendedor

Com toda essa informação se você ainda não se considera um empreendedor, a gente te dá mais dicas: supondo que você está com um grupo de amigos em uma pizzaria e aí vocês precisam resolver no fim do jantar, a divisão dos pagamentos, e mais que isso, um dos amigos está contando com todos para poder pagar a parte dele já que ele está desempregado. O que você faria para resolver o quanto antes essa situação? Se você é uma das pessoas que oferece ideias para resolver o problema, você tem perfil empreendedor.

Se nesta mesma situação você é alguém que espera o outro se posicionar para resolver, você está como espectador e, normalmente, o empreendedorismo exige um protagonismo mais rápido, por isso, a proatividade é tão importante.

Ainda assim, ninguém se torna empreendedor da noite para o dia. É importante ter em mente que ser um empreendedor é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional, por isso são necessárias várias etapas para que o empreender seja uma ação quase inerente às competências de alguém.

E, provavelmente, se você está lendo este artigo até o fim, isso reforça a característica do empreendedor que busca se informar e não tem obstáculos para a sua sede de saber. Apostamos que você é daqueles que na madrugada pesquisa curiosidades aleatórias no celular, né? Acertamos?

Se você gostou do nosso conteúdo, siga nossas redes sociais e ouça o podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI

Vitrine do Fornecedor

Perdigão
Ajinomoto
Arrifana
Cepera
Ekma
Kisabor
Rosa Branca
Sadia
Sofiteli
Vigor