Empreendedorismo

Empreender na terceira idade - Academia Assaí

Empreendedora na terceira idade: conheça esse case de negócio

Postado em: 08 de Março de 2021 às 09:00 Por Redação

Grande parte das pessoas almeja o tão merecido descanso ao se aposentar após uma vida inteira dedicada a uma atividade profissional. Porém, os tempos mudaram e, com eles, nossos hábitos. Empreender na terceira idade é uma realidade que tem se tornado cada vez mais comum e muitas vezes necessárias nos dias atuais.

Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) constatou que cerca de 650 mil idosos atuam em alguma atividade relacionada ao empreendedorismo.

Ainda nessa pesquisa, foi revelado que 10,8% das pessoas que ainda não começaram a empreender na terceira idade sentem vontade de iniciar alguma atividade nesse sentido.

Em dados gerais, 3,1% das pessoas que exercem uma atividade empreendedora no Brasil têm mais de 60 anos de idade. Dessa porcentagem, uma quantia ainda menor é representada por mulheres.

A Academia Assaí surgiu para que esse número seja cada vez maior e que todos aqueles que sintam vontade de realizar alguma atividade empreendedora tenham informações e conteúdo de relevância nessa trajetória.

Por isso, no tema de hoje, falaremos a respeito do empreendedorismo feminino na terceira idade, o segundo assunto da série que temos feito para o blog com o intuito de levantar discussões importantes relacionadas à mulher e à atividade empreendedora. Para fazer a leitura do primeiro material, clique aqui.

Empreendendo na terceira idade

Academia Assaí - Empreendendo aos 70 - Ninah Chocolates

O que leva pessoas a empreender em uma fase em que, supostamente, devemos nos sentir “realizados” financeiramente e profissionalmente? 

A criação de um empreendimento na terceira idade está relacionada justamente a estes dois pontos: a oportunidade e a necessidade.

A terceira idade é um momento mais tranquilo e de estabilidade, por isso, é possível ter conhecimento sobre aquilo que mais gostamos de fazer – e, com isso, até mesmo realizar um sonho antigo, empreendendo com propósitos ainda maiores.

A segunda e a principal razão é a questão financeira. Grande parte das pessoas que decide empreender na terceira idade faz isso como uma forma de complementar a renda familiar ou até mesmo como fonte de renda principal. 

Podemos dizer que o empreendimento da Maria de Lourdes Patricio Silveira  vaga entre esses dois pontos: assim como muitas empreendedoras, a confeiteira e proprietária da @Ninahchocolates começou seu negócio aos 70 anos de idade como uma forma de fazer uma renda extra e complementar o orçamento familiar.

Além disso, o apreço pelo chocolate vem de berço, em um ofício distante que foi ensinado por sua tia Meiva.. 

“Sou funcionária pública aposentada. Trabalhei a vida toda na escola e, depois disso, fiquei em casa cuidando da família por um bom tempo. Nesse período, quando necessário, auxiliava minha tia, que já trabalhava com chocolates e havia me ensinado a manusear doces corretamente na produção dos confeitos”, conta.

Aliás, outra protagonista fundamental nessa história é sua tia Meiva. Isso porque a ideia de montar um empreendimento foi inspirada por ela, que, por diversas vezes, enfatizou os dotes de Maria como confeiteira e a motivou a trabalhar com a venda de chocolates.

“Cresci em meio a uma sociedade restritiva, que impõe padrões a nós, mulheres. Esses padrões sempre nos colocaram como pessoas não afeitas a empreender. Inspirada e motivada por minha tia, decidi empreender aos 70 anos de idade para fugir do sedentarismo, complementar minha renda familiar e mudar esses paradigmas sociais”, comenta Maria.

Quando falamos sobre inspirações de empreendedorismo feminino, a confeiteira nem precisa ir tão longe. Além da Maria, sua filha e sua nora trabalham no comando de seus negócios, desempenhando atividades empreendedoras. O almoço em família nesta casa deve ser bem produtivo e criativo, né?

Empreender na terceira idade por meio das redes sociais 

Academia Assaí - Empreendendo aos 70 - Ninah Chocolates

Outro ponto que merece destaque na trajetória empreendedora da Confiseur é o método adotado para a venda de seus produtos. Inicialmente, suas vendas eram feitas no famoso “boca a boca”, por meio da recomendação de amigos e familiares.

Entretanto, com o surgimento da pandemia ocasionada pelo coronavírus, a empreendedora precisou adaptar-se para encontrar outra maneira de garantir suas vendas.  

Com o auxílio de sua filha, a empreendedora criou a página oficial do seu negócio no Instagram, com fotos bem produzidas, que transmitem a doçura de seus confeitos e dão água na boca. A rede tem sido sua principal fonte de vendas desde então. 

“Quando se empreende, existem desafios que vão além de pôr a mão na massa, literalmente. É necessário adaptar-se às mudanças de mercado, adquirir novas técnicas, pesquisar produtos, captar clientes e estar onde eles estão, como nas redes sociais. Para mim, estar presente nas redes e encontrar uma linguagem que converse com esse público foi o maior desafio em minha jornada empreendedora”, afirma a confeiteira.

Hoje, a gestão das postagens da rede social fica por conta de sua filha, entretanto, Maria participa de todo o processo criativo para a criação dos conteúdos da página.

Nós sempre enfatizamos a importância de estar presente nas redes sociais para um melhor rendimento do seu empreendimento. Se você tem dificuldades com a gestão das redes sociais ou da internet, temos duas dicas: a primeira delas é ler nosso conteúdo sobre como criar um perfil comercial no Instagram e sanar diversas dúvidas com relação a esse tema.

A segunda dica é ouvir nosso podcast Negócio em Dia, mais precisamente, o episódio 06 – “Criação de conteúdo digital: por onde começar?” Nele, contamos com a participação de um profissional da área, com dicas eficientes para ajudá-lo com essas demandas. Confira!

Desrotulando padrões e superando adversidades

Academia Assaí - Empreendendo aos 70 - Ninah Chocolates

Ainda vivemos em uma sociedade que difere pessoas. Embora estejamos cada vez mais próximos de mudanças de pensamentos e comportamentos sociais, temos um longo caminho até alcançarmos a igualdade de oportunidades. 

Histórias como a da Maria, uma mulher aposentada, com mais de 70 anos, que decide empreender por meio das redes sociais, devem ser tidas como inspirações e não como uma exceção. 

Nós, da Academia Assaí Bons Negócios, queremos semear essa linha de pensamento, estimulando nossos leitores e criando uma realidade igualitária para todos os que desejam empreender.

Gostou da história da Ninah Chocolates? Se você é de Curitiba e região, não deixe de aproveitar a linha de produtos exclusivos para esta páscoa. As encomendas podem ser feitas diretamente pelo Instagram.

Não perca o próximo material desta série, que tem o objetivo de valorizar negócios que nos aproximam ainda mais da igualdade de gênero.
 

Vitrine do Fornecedor

Patrocinadores Master

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Predilecta patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Vigor patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Mococa patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Minimercados e Mercearias

Conteúdo patrocinado por:

Yoki patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Bunge patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí