Negócios
Valor x Preço: entenda qual é a melhor estratégia para o seu negócio
Postado em: 07 de Setembro de 2023 às 08:00 Por Redação
Muitas vezes, os conceitos de valor e preço são confundidos pelos empreendedores. E você sabe qual é a diferença? Sim, eles têm significados distintos e importantes para o sucesso do seu negócio de alimentação!
Em diversos casos, os proprietários de negócios tendem a focar apenas no preço de seus produtos, mas é o valor percebido pelo cliente que realmente faz a diferença, viu?
Se interessou em saber o por quê? Então, se liga na explicação sobre o que cada um representa e como você pode construir valor em torno do seu produto, aumentando a sua competitividade e a satisfação dos seus clientes.
Além do preço: construindo valor em seu negócio de alimentação
Indo direto ao ponto, o preço é a quantia em dinheiro que você cobra pelo seu produto ou serviço. Ele é determinado por vários fatores, como custos de produção, impostos, margem de lucro, concorrência e demanda.
Dito isso, o preço deve ser justo e adequado ao seu público-alvo, mas ele não é o único elemento que influencia na decisão de compra dos consumidores.
Por outro lado, o valor é a percepção que o cliente tem sobre o benefício que ele recebe ao adquirir o seu produto ou serviço. Sim, ele é um item subjetivo e depende das necessidades, expectativas, preferências e emoções de cada pessoa.
O valor pode ser maior ou menor do que o preço, dependendo da avaliação que o cliente faz da relação custo-benefício.
Imagine que você vende um bolo de chocolate por R$ 20,00. Esse é o preço do seu produto. Agora, imagine que um cliente compre esse bolo porque ele está com vontade de comer algo doce, porque ele adora chocolate, porque ele quer comemorar uma ocasião especial ou porque ele confia na qualidade dos seus ingredientes.
Esses são alguns dos motivos que podem fazer com que ele atribua um valor maior ao seu produto do que o preço que ele pagou.
Em compensação, se o cliente comprar o bolo por impulso, sem estar com fome, se ele achar o bolo seco ou sem graça, se ele se arrepender da compra ou se ele encontrar uma opção mais barata e saborosa em outro lugar, ele pode atribuir um valor menor ao seu produto do que o preço que ele pagou.
O poder do valor: 7 estratégias para encantar a clientela
Como você pode perceber, o valor é algo que você pode construir e aumentar com as suas estratégias de marketing, atendimento, qualidade e diferenciação.
Aí, quanto mais valor você agrega ao seu produto ou serviço, mais chances você tem de fidelizar os seus clientes e de se destacar da concorrência.
Confira as 7 dicas de como fazer isso que a Academia Assaí separou especialmente:
Conheça o seu público-alvo
Saiba quem são os seus clientes potenciais, quais são as suas necessidades, desejos, dores e sonhos. Assim, você pode oferecer soluções personalizadas e adequadas ao seu perfil.
Invista na qualidade
Garanta que o seu produto ou serviço tenha um alto padrão de qualidade, tanto nos ingredientes, quanto na apresentação, no sabor, na higiene, na embalagem, etc. A qualidade é um fator essencial para gerar confiança e credibilidade.
Ofereça um bom atendimento
Trate os seus clientes com cordialidade, respeito, educação e simpatia. Seja atencioso, prestativo e solícito. Resolva os problemas e as reclamações com rapidez e eficiência. O atendimento é um dos principais fatores que influenciam na satisfação e na fidelização dos clientes.
No entanto, para se aprofundar no quesito atendimento ao cliente, que tal ler o blog sobre Boas práticas que podem melhorar suas vendas?
Crie uma identidade visual
Tenha um nome, um logo, uma cor e uma fonte que representem o seu negócio e que sejam facilmente reconhecidos pelos seus clientes.
A identidade visual ajuda a criar uma imagem positiva e a transmitir os seus valores e a sua proposta.
Aliás, clique aqui e confira como construir uma identidade visual de maneira simples e eficiente em apenas 5 passos!
Inove e diferencie-se da concorrência
Encontre um diferencial competitivo que faça com que o seu produto ou serviço se destaque dos demais.
Pode ser uma receita exclusiva, uma embalagem criativa, uma entrega rápida, uma promoção atrativa, como por exemplo.
Por isso, esteja atento às tendências e inove constantemente. O diferencial deve ser relevante e valorizado pelo seu público-alvo.
Conecte com os seus clientes
Use os canais de comunicação adequados para divulgar o seu negócio e para manter um relacionamento próximo com os seus clientes.
Você pode usar as redes sociais, o WhatsApp, o e-mail marketing, os panfletos ou cartões de visita.
O importante é manter os seus clientes informados sobre as suas novidades, promoções, eventos e dicas, além de também ouvir o que eles têm a dizer, como elogios, sugestões e críticas.
Inclusive, leia este material e saiba por que o feedback do cliente é essencial para a evolução do seu negócio.
Ah, tem mais! Nesta etapa de contato com o cliente, construa uma conexão emocional com eles. Conte a história por trás do seu negócio e compartilhe seus valores.
As pessoas estão dispostas a pagar mais por produtos que se alinham com seus próprios valores.
Aliás, você também pode surpreendê-los: faça algo a mais do que o esperado, algo que supere as expectativas dos seus clientes e que gere encantamento.
Pode ser um brinde, um desconto, uma amostra grátis, uma cortesia, um agradecimento, um elogio. Enfim, o objetivo é fazer com que os seus clientes se sintam especiais e valorizados.
Sempre é válido lembrar que o valor é percebido pelo cliente e que ele pode variar de acordo com cada situação. Por este motivo, é importante que você esteja sempre atento às mudanças do mercado e às preferências dos seus clientes.
E que você busque se aperfeiçoar constantemente, pois assim poderá oferecer um produto ou serviço que tenha um valor maior do que o preço, e que gere mais lucro e sucesso para o seu negócio de alimentação.
Na Academia Assaí, estamos comprometidos em apoiar empreendedores alimentícios como você. Continue aprendendo, inovando e construindo valor em torno do seu negócio para alcançar o sucesso que você almeja!