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Preço não é tudo: veja por que limpeza e atendimento são essenciais
Postado em: 24 de Outubro de 2023 às 16:00 Por Redação
Preste atenção, empreendedor! Você tem um bar ou restaurante e quer atrair mais clientes?
Então, fique ligado nisso aqui: uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com o Sebrae revelou que limpeza e atendimento são os dois fatores mais importantes na hora de os brasileiros escolherem um bar ou restaurante.
O estudo, que contou com a participação de mais de 6 mil pessoas, mostrou que esses dois aspectos pesam mais do que o preço na decisão dos consumidores.
Ainda, segundo a pesquisa, a limpeza e a higiene do estabelecimento foi apontada como o aspecto mais importante por 32,4% dos entrevistados, seguida pelo atendimento (17%) e pelo ambiente do estabelecimento (12,4%).
Ah, e o preço, claro! O preço ficou apenas em quinto lugar, com 7,2% de importância.
Dicas para melhorar os pilares do sucesso de um bar ou restaurante
“E o que isso significa, Academia?”
Bom, mostra que os consumidores estão cada vez mais exigentes e que não basta oferecer um bom produto, é preciso também investir na higiene, na cordialidade e na rapidez do serviço.
Entretanto, como fazer isso na prática? Veja algumas dicas que nós separamos e podem te ajudar a melhorar a limpeza e o atendimento do seu bar ou restaurante:
Limpeza
A limpeza é um fator essencial para qualquer estabelecimento comercial, mas é ainda mais importante no caso de bares e restaurantes. Afinal, os clientes estão consumindo alimentos e bebidas, e é fundamental que eles tenham a certeza de que estão consumindo algo que é seguro e higiênico.
Dessa forma, mantenha o seu estabelecimento sempre limpo e organizado, desde a cozinha até o banheiro. Use produtos adequados para cada tipo de superfície e siga as normas sanitárias vigentes.
E tem mais: treine os seus funcionários para que eles sigam as boas práticas de manipulação dos alimentos e usem os equipamentos de proteção individual (EPIs). Além disso, faça uma limpeza periódica dos equipamentos, utensílios e estoque.
Atendimento
Por outro lado, o atendimento também é um fator fundamental para o sucesso de um bar ou restaurante. Os clientes querem se sentir bem-vindos e atendidos de forma cordial e profissional.
Dito isso, ofereça um atendimento cordial, ágil e eficiente aos seus clientes. Treine os seus funcionários para que eles conheçam bem o cardápio, as promoções e as políticas da casa.
Deixe bem clara a orientação para que eles sejam educados, simpáticos e solícitos com os clientes, mas sem serem invasivos ou inconvenientes. Além disso, incentive-os a dar sugestões, tirar dúvidas e resolver eventuais problemas com rapidez e profissionalismo.
No final das contas, o atendimento é um dos principais diferenciais competitivos do seu negócio de alimentação e pode fidelizar ou afastar os seus clientes.
Você pode ter acesso a pesquisa completa da Abrasel em parceria com o Sebrae clicando aqui.
Enfim, essas são algumas dicas simples, mas que podem fazer uma grande diferença no seu bar ou restaurante, viu? Todavia, além das apresentadas neste blog, é importante que os empreendedores de alimentação busquem conhecimento e capacitação para melhorar a limpeza e o atendimento do seu negócio.
A Academia Assaí, por exemplo, oferece dois cursos gratuitos: Restaurantes e Bares e Lanchonetes. Ambos os cursos abordam diversos aspectos relacionados à limpeza e ao atendimento, como normas sanitárias, organização do ambiente, relacionamento com clientes e técnicas de vendas.
Então, ao investir na limpeza e no atendimento, você estará valorizando o seu produto, o seu espaço e o seu cliente. E isso pode se traduzir em mais satisfação, mais vendas e mais lucro para o seu negócio, sem dúvida alguma!