Dicas
Como vender mais estimulando os 5 sentidos do seu cliente
Postado em: 19 de Setembro de 2022 às 09:51 Por Redação
O marketing sensorial é uma técnica de estímulo dos cinco sentidos do corpo humano: visão, olfato, paladar, tato e audição. A partir dessa estratégia, é possível oferecer experiências diferenciadas aos seus clientes e, assim, realizar mais vendas.
Como funciona o estímulo dos sentidos?
Um negócio pode gerar identificação na sua clientela através de várias ações de marketing sensorial. Ao entrar em um restaurante, por exemplo, e sentir um cheiro delicioso e familiar, seu olfato está automaticamente sendo instigado.
Nesse mesmo restaurante, se um cliente percebe uma decoração, cores ou formas que geram uma memória daquele local na sua mente, ele está recebendo um estímulo visual que fará com que sempre se lembre daquele lugar.
Se o cliente toca suas mãos no cardápio e sente o material da capa ou até o tecido da toalha de mesa, o estímulo é no seu tato. Ao ouvir uma determinada música ou playlist, é sua audição que está sendo instigada. Ao identificar o sabor e os temperos de uma comida, o estímulo acontece no seu paladar.
Em resumo, cada iniciativa do seu estabelecimento que mexa com um ou mais dos cinco sentidos do cliente, é considerada uma ação de marketing sensorial.
Como o marketing sensorial pode aumentar as vendas do meu negócio?
Agora que você já sabe como funciona o marketing sensorial, chegou a hora de entender como aumentar suas vendas com essa estratégia!
Muito além de produtos ou serviços, os clientes estão em busca de estabelecimentos que ofereçam experiências positivas. Por isso, construir uma boa lembrança do seu negócio na memória do seu cliente é uma forma de garantir que ele sempre volte a comprar com você.
E quanto mais ele comprar no seu empreendimento, mais você fideliza sua clientela.
Outra consequência de gerar boas experiências para os seus consumidores é o famoso marketing “boca a boca”. Um cliente feliz e satisfeito com o seu produto ou serviço irá indicar seu estabelecimento para outra pessoa, que também sairá satisfeita e virá a se tornar cliente, e assim por diante.
Apesar de menos percebido, outro efeito do marketing sensorial é a criação de vínculo emocional com a clientela. Uma vez que o consumidor se sente bem comprando no seu negócio, ele desenvolve um relacionamento sólido de satisfação e confiança.
Não importa se o seu produto não tem o preço mais baixo ou se a sua entrega é mais demorada que a do concorrente: o cliente sempre vai priorizar comprar com você, porque confia na qualidade do seu produto ou serviço, gosta do seu atendimento e se sente familiarizado com o seu negócio.
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