Empreendedorismo
Negócio familiar: juntas, mãe e filhas constroem um sonho
Postado em: 07 de Maio de 2021 às 08:00 Por Redação
Empreender em família é uma realidade comum entre os brasileiros. Mas, para conseguir gerenciar um negócio familiar, é importante separar a relação afetiva da profissional, para que as decisões sejam tomadas de maneira eficiente, favorecendo o faturamento e o crescimento do negócio.
É claro que existem características valiosas da relação familiar que podem ser levadas em consideração durante a formação de um empreendimento: o respeito pela opinião do outro, a experiência adquirida ao longo da vida, a dedicação incessante a algo que queremos ver bem e amamos e o carinho e o afeto que existem na relação familiar, por exemplo.
Midispache: definindo o nome de um negócio familiar
Se você é da Bahia ou conhece bem a região e a população local, já sabe que Midispache é uma expressão que quer dizer “me atende aqui, por favor". O nome é uma homenagem à vendinha que dona Rosa, avó de Géssica, tinha em casa, na qual vendia de tudo um pouco.
“Assim como muitas quitandas aqui na Bahia, a de minha avó não tinha nome, mas as pessoas sempre chamavam "Me despache" – e aí foi ficando esse nome. Dessa forma, surgiu o Midispache, que antes era uma quitanda e hoje é um restaurante de comida nordestina”, comenta Géssica.
Comida acolhedora como um abraço de mãe
Tudo o que é feito com amor e dedicação fica melhor e, no caso da gastronomia, isso fica visível pelo sabor, pelas cores e pelo preparo do prato. No comando da cozinha está dona Marinalva, mãe de Géssica e responsável pelo preparo dos pratos.
“Dialogamos muito sobre tudo no negócio: gestão de pessoas, gestão de estoque, gestão financeira, apresentação de pratos etc. Minha mãe é responsável por cozinhar, preprarar os pratos. Já eu fico com a parte da administração no geral, e também auxilio na cozinha”, afirma Géssica.
A baiana ainda conta que ela e sua mãe assumiram uma missão, que é oferecer aconchego e história em cada prato:. Essa é a história de um empreendimento feito por mulheres pretas, construído e gerenciado por mãe e filha, inspirado na representatividade afro-baiana.
“Logo no início, não tínhamos a capacitação que temos hoje e, por isso, acho que a nossa história se refletiu bastante na construção do negócio. Mesmo sem capacitação, a gente já seguia o propósito da empresa, e nosso atendimento sempre é elogiado por ser muito familiar”, completa.
Afeto, respeito e união
Muitas mães e seus filhos têm se unido para montar o próprio negócio, com o objetivo de adquirir mais autonomia financeira ou de realizar um sonho. É o caso do Midispache, um restaurante de comida caseira nordestina fundado em 2017 por Géssica Oliveira e sua mãe, dona Marinalva.
“Desempregadas, tivemos a ideia de abrir um negócio em casa. A ideia inicial era vender nossos pratos em uma banquinha no ponto de ônibus aqui perto. Mas avaliamos o custo de compra da barraca, o que precisaríamos gastar com um ajudante e o prejuízo que teríamos em dias chuvosos. Assim, a possibilidade mostrou-se completamente fora da realidade. Como também não tínhamos condições de investir em um espaço, adaptamos nossa casa para montar o restaurante.”, conta Géssica.
Como devem ser tomadas as decisões em um negócio familiar
Para lidar com a gestão de um negócio familiar, é fundamental que as decisões sejam tomadas com base no que é melhor para o crescimento do empreendimento, deixando de lado a hierarquia que existe em uma relação entre mãe e filha, por exemplo.
“Trabalhar com alguém que compartilha os mesmos ideais e a vontade de crescer junto e ter a certeza de poder contar um com o outro nos melhores e piores momentos são os dois melhores aspectos de se ter um negócio familiar. Nesse sentido, também sinto que é importante separar as relações, para que os conflitos pessoais não interfiram no ambiente de trabalho”, afirma Géssica.
Recomendamos que você conheça outras histórias inspiradoras de empreendimento familiar:
- COMO FAZER SEU NEGÓCIO EM FAMÍLIA DAR CERTO
- A TRAJETÓRIA DA CANTINA ZANCHETTA E A SUA DELICIOSA CULINÁRIA ITALIANA
- ‘NA CASA DELAS’ OFERECE COMIDA AFETIVA EM FAMÍLIA
Mudanças decorrentes da pandemia
Antes da pandemia, o negócio familiar entre mãe e filha já tinha crescido tanto que a solução para aumentar o espaço de atendimento foi usar a própria casa exclusivamente para o restaurante e alugar um apartamento para moradia. Porém, com todas as restrições e as mudanças no funcionamento do negócio, foi preciso agilidade para reformular o modo como o Midispache atuava.
A profissional afirma que uma das soluções foi readequar as porções no cardápio e no atendimento por delivery. “Adaptamos nosso cardápio para delivery, reduzimos as porções para incluir o custo das embalagens e investimos em delivery próprio. Hoje, já dominamos esse formato de atendimento e somos uma referência para alguns empreendimentos.”
Qual é o significado do Dia das Mães em um empreendimento materno?
Embora o Dia das Mães seja uma grande data comemorativa para o comércio brasileiro, no Midispache ela tem um significado que vai além de obter boas vendas.
“Passamos por muitas coisas juntas, muitas dificuldades, muita humilhação e, hoje, estamos dando a volta por cima. Minha mãe é minha maior amiga, meu amparo, meu porto seguro. É por ela que eu não desisto e é por ela que quero ir sempre além", conta Géssica.
"Hoje, posso oferecer um pouco de conforto à minha mãe, graças ao empreendimento que idealizamos juntas. Construir isso ao lado de mainha é enfrentar as batalhas do mundo inteiro e saber que tenho um lugar pra voltar – o colo de mãe”, finaliza a empreendedora.
Gostou dessa história? Para saber mais sobre empreendedorismo, inscreva-se na Academia Assaí e acompanhe as dicas de empreendedorismo e mais histórias de sucesso. Acesse conteúdos exclusivos, vídeos e áudios para você crescer e lucrar cada vez mais!