Negócios

Planejamento e organização facilitada para 2022

Postado em: 09 de Novembro de 2021 às 14:38 Por Jhonatan Alves

2022 será um ano de retomada e aquecimento das vendas pós período de pandemia do coronavírus, por isso, planejamento é fundamental. Confira dicas de um consultor de negócios do Sebrae para não errar no ano que se aproxima!

Quem é empreendedor (a) sabe que o planejamento é como um manual do negócio. Sem ele, não é possível direcionar intencionalmente o negócio para caminhos de sucesso. Por isso, a Academia Assaí separou um conteúdo recheado de informações a nível técnico, para que você implemente no seu dia a dia e empreenda com muito mais organização e qualidade.

Em uma conversa com o consultor de negócios do Sebrae Jundiaí - SP, Marco Antônio Ramos, um dos principais erros dos empreendedores da área de alimentação é não se atentar às fichas técnicas dos seus produtos. Confira abaixo todos os apontamentos do consultor, além de materiais extras para ajudar no seu planejamento a 2022!

Consultor de Negócios do Sebrae Jundiaí - SP, Marco Antônio Ramos
Consultor de Negócios do Sebrae Jundiaí - SP, Marco Antônio Ramos

A importância das fichas técnicas

planejamento ficha

“Quase 100% dos empreendedores que chegam até nós têm esse material desorganizado ou desatualizado”, é o que revela Marco Antônio. Esse importante passo nos negócios consiste em especificar as receitas usadas para fazer seus produtos comercializados com os descritivos de quantidade e valores, para manter os custos e lucros sob controle.

Para uma ficha técnica do produto alimentar ser efetiva, ela precisa deter algumas informações importantes, são elas: nome do item, custo de insumo utilizado, cotação atualizada do fornecedor, tempo de preparo, preparação e métodos utilizados, equipamentos utilizados, mão de obra, armazenamento do produto, tamanho da porção, rendimento total, custo final, impostos, custos administrativos, receita, imagem ou foto do produto e orientações especificas.

As fichas técnicas se dividem em algumas classificações, bem como as operacionais e gerenciais. As fichas técnicas operacionais envolvem todo o processo utilizados na cozinha durante a feitura de seu produto, ou seja: a receita, as medidas em quilo ou litro, o tempo de preparo, tempo de cocção, as guarnições do cardápio, entre outros. Isso garante uma padronização do seu produto.  

Já a ficha técnica gerencial, contém: os valores de produção, os custos variáveis e os fixos do negócio e também a margem de lucro. Para fazer as fichas técnicas do seu produto, você pode contar com apoio da Academia Assaí via Sebrae acessando link abaixo com o passo a passo deste processo simples, mas que faz toda a diferença na gestão dos eu negócio. 

NESTE CONTEÚDO DO SEBRAE VOCÊ ENCONTRA O PASSO A PASSO PARA FAZER A FICHA TÉCNICA DO SEU PRODUTO
LEIA TAMBÉM: Como fazer fichas de estoque para controlar mercadorias

Comportamento do cliente pós-pandemia de coronavírus

Planejamento cliente

Para além da ficha técnica, outro apontamento do consultor do Sebrae, Marco Antônio, está em observar o comportamento do cliente com a retomada da normalidade pós-pandemia. Ele destaca que os empreendedores devem ficar atentos às modalidades de atendimento para que isso não influencie negativamente no lucro do negócio.

“É importante que o empreendedor se atente para o comportamento do cliente na hora da compra. Observar se o seu negócio chama mais a atenção para as vendas no ambiente físico, se existe a necessidade de manter o sistema híbrido de atendimento com delivery e ponto fixo, ou mesmo de entrar para o sistema delivery, que é cada dia mais forte para o setor de alimentação – tudo isso pode afetar o faturamento da pequena empresa”, destacou Ramos.

O cuidado para manter a saúde financeira do negócio é outra observação importante para os empreendedores que continuaram a empreender em 2022. “Para não onerar o orçamento de um negócio, eu costumo enfatizar duas palavras aos empreendedores: disciplina e organização. Esse comportamento garantirá que o empreendedor tome decisões racionais e assertivas”.

LEIA: Educação financeira além dos números e parte da nossa história
LEIA: Saiba como precificar seus produtos para venda

Custos fixos e variáveis

Planejamento custos

Ainda de acordo com o consultor de negócios do Sebrae Jundiaí-SP, Marco Antônio, outro ponto a se manter em observação são os custos fixos e variáveis. Estes dois já são bem conhecidos pelos empreendedores, mas exigem muita atenção.

“O lançamento de dados faz com que os empreendedores possam acompanhar a evolução do negócio. Sem tem um acompanhamento rigoroso dos custos fixos e variáveis, por exemplo, pode levar o negócio a ser mais uma estatística de jornal apontando a falência de outro negócio”, pontuou Antônio. 

Para identificar os custos fixos e variáveis é necessário a criação de uma tabela simples de acompanhamento. O custo fixo é aquele que você sabe que terá de cumprir durante o ano vigente, tal como: conta de água, luz e gás. E o custo variável é aquele que sofre alteração de acordo com sua produção ou contratação de serviços, como por exemplo, dobrar a produção para o fim de ano, o gasto extra de insumos do fornecedor será uma variável para aquele mês ou período.

É indicado que se faça essa tabela mensalmente para que se acompanhe visualmente os custos. Isso fará com que você proceda muito mais cautelosamente na condução do seu negócio. Você pode conferir CLICANDO AQUI como montar essa planilha junto ao Sebrae.   

Agora ou nunca: é hora de pegar um crédito?

Planejamento crédito 02

Para 2022, Marco Antônio prevê ser uma boa opção para se pedir um crédito. Mas existem cuidados a se atentar no processo de contratação deste serviço financeiro.

“O mercado de crédito está cada vez mais competitivo e isso abre boas opções para os empreendedores. Não existe uma sazonalidade propícia para se pedir um crédito, mas ter uma boa saúde financeira e estar com todo administrativo da empresa em dia, facilitará na hora de pedir o empréstimo, além é claro do bom relacionamento do empreendedor com a instituição financeira”, salientou Marco.

LEIA: Preciso de mais crédito para meu negócio. E agora?
LEIA: Como ter um negócio próspero financeiramente?

E aí, gostou das nossas dicas? Para não perder nada, nos siga nas redes sociais e ouça o nosso podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI.

Vitrine do Fornecedor

Ambev
Perdigão
Perdigão
Ajinomoto
Arrifana
Cepera
Ekma
Ki Sabor
Qualy
Rosa Branca
Sadia
Sofiteli
Vigor