Dicas
4 dicas para definir o preço certo dos seus produtos e serviços
Postado em: 10 de Janeiro de 2023 às 11:49 Por Redação
Definir o preço de um produto ou serviço é uma das decisões mais importantes para um negócio, pois deve ser um valor que possa cobrir custos, despesas, gerar lucros e, principalmente, que os clientes estejam dispostos a pagar.
Se você está interessado no tema e quer saber como definir o melhor preço para seus produtos ou serviços, continue a leitura deste artigo especial que a Academia Assaí preparou!
Qual a importância de definir o preço de um produto?
A importância de precificar um produto corretamente é uma das primeiras considerações para muitos clientes e determina a margem de lucro que cada produto oferece.
Uma má decisão de preço pode até derrubar um negócio, viu?
Por isso, é importante avaliar e definir os preços no nível adequado após um estudo de mercado, junto às estratégias dos concorrentes, condições de mercado, custo de produção, entre outros fatores.
Porém, o preço é um “objeto” muito flexível e pode ser alterado de acordo com as necessidades da situação.
Dito isso, ele é um componente muito importante para as estratégias de negócios e marketing para o seu negócio.
Escolha a melhor estratégia para definir o preço
Para saber qual estratégia seguir para precificar seus produtos e serviços, fique ligado nesses cinco pontos:
1- Calcule seus custos
Você deve considerar que deve gerar receita suficiente para cobrir todos os seus custos, caso contrário, não estaria fazendo um bom negócio.
Leve em consideração se você terá que pagar a transferência do produto, a matéria-prima, a embalagem, a mão de obra e todas as despesas que tiver que fazer.
Depois de identificar o custo médio por produto, você terá uma ideia da receita que precisa obter para cobrir todas as suas despesas e obter lucro.
A chave do seu sucesso estará na maneira como você conseguirá convencer os clientes de que o preço do seu produto ou serviço é justo.
2- Saiba quem são seus clientes
Descubra o máximo que puder sobre seus clientes.
Você sabe se eles gostam de promoções? Eles valorizam a qualidade mais do que o preço de um serviço?
Bom, embora seja necessário continuar a testar depois de definir um preço, existem algumas maneiras fáceis de prever o comportamento e as preferências do seu mercado-alvo com antecedência.
Por exemplo, por meio de uma pesquisa online você pode identificar tendências e descobrir a importância do seu produto para o estilo de vida do seu público.
Se o seu produto/serviço oferece um benefício que eles não podem viver sem, um preço mais alto não vai importar tanto.
3- Investigue o que sua concorrência está fazendo
O negócio é fazer um trabalho de detetive mesmo.
Como os concorrentes precificam seus produtos?
Esse número é um bom ponto de partida para definir o seu preço.
Se você deseja que seu preço seja competitivo, mas também reflita o valor de seu produto, precisará descobrir se o produto deles tem o mesmo valor percebido que o seu.
Não adiantará muita coisa o seu produto/serviço ter uma proposta de valor se ele é compreendido de forma diferente junto aos consumidores.
Como os clientes comparam seus produtos? Quais tipos de comentários cada um deles recebe?
De novo, realizar pesquisas de mercado e até mesmo fazer suas próprias pesquisas na internet fornecerá informações úteis sobre o assunto.
Se o seu produto oferece mais valor do que a concorrência, um preço mais alto ajudará a sinalizar ao seu público que é um produto superior e único.
4- Use gatilhos mentais de preços
Seu produto tem várias características que podem ajudá-lo a atribuir um valor diferente de acordo com as necessidades do cliente?
O preço diferenciado atrai os clientes porque permite que eles escolham o nível de preço que melhor se ajusta ao seu orçamento, com base nos recursos selecionados.
Se o seu produto puder ser diferenciado com base em recursos adicionais, defina o preço que reflita esses valores específicos.
Uma tática muito interessante e utilizada pelas empresas é precificar um produto com centavos. Aos olhos de um consumidor pode significar a diferença entre comprar ou não comprar.
Um produto vendido por R$ 49,99 é muito mais atraente e instigante do que um vendido por R$ 50, concorda?
Inclusive, considere ler sobre Como comunicar o reajuste de preço para um cliente para incrementar suas estratégias.
Resumindo:
Não existe receita mágica!
Tente agregar valor ao seu produto, tornando ele algo desejável para as pessoas.
É bom ter em mente que você não vai conseguir vender para todo mundo, mas pode vender seu produto/serviço para o seu público-alvo, aquele mesmo que você definiu no momento de construir as suas estratégias de negócio.
Pense nos valores do seu produto e nas necessidades dos seus clientes. Verá que o preço é apenas consequência do valor que o seu negócio tem.
Ninguém vai deixar de comprar o que precisa se tem um preço justo.
O importante é que saiba que não existe uma fórmula perfeita que te ajude a encontrar o preço mais adequado.
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