Atualidades
Desenrola: nova fase abre renegociação de dívidas de até R$ 5 mil
Postado em: 18 de Setembro de 2023 às 12:00 Por Redação
Empreendedor alimentício, atenção!
O Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas do Governo Federal, entrou em nova fase neste fim de setembro. Ela vai incluir pessoas com dívidas com empresas privadas, como varejistas, concessionárias de serviços públicos e MEIs.
Dito isso, esta terceira fase do programa Desenrola vai abranger a chamada “faixa 1”, pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com dívidas de até R$ 5 mil. Essas pessoas poderão renegociar suas dívidas por meio da plataforma digital do governo (gov.br).
O programa Desenrola Brasil tem como objetivo facilitar a renegociação de dívidas de pessoas físicas e jurídicas com condições especiais. Essas condições incluem descontos, parcelamentos e juros mais baixos.
Com isso, o programa visa reduzir o número de brasileiros com nome sujo nos órgãos de proteção ao crédito e incentivar o consumo e o crescimento econômico.
Cadastro em plataforma digital é pré-requisito para participação no Desenrola Brasil
Porém, para se inscrever nesta terceira fase do programa, você precisa ter uma conta no gov.br, que é o portal de serviços digitais do Governo Federal.
Se você ainda não tem uma conta, não se preocupe, pois vamos te mostrar o passo a passo de como criar uma. É muito rápido e prático!
Como criar uma conta no gov.br
1. Acesse o site https://www.gov.br/
2. Selecione "Entrar com gov.br”
3. Digite o CPF e clique em “Continuar” – nessa etapa é possível criar ou alterar a conta
4. Preencha os dados solicitados e siga as instruções na tela
5. Pronto! Você já tem uma conta no gov.br e pode acessar diversos serviços públicos online
Por outro lado, para renegociar dívidas nesta etapa do Desenrola, os devedores precisam ter contas de nível Prata ou Ouro no gov.br.
E para alcançar o nível Prata, é necessário realizar uma das seguintes ações:
- Validação facial pelo aplicativo GOV.BR para conferência da foto junto à CNH.
- Validação dos dados pessoais via internet banking de um banco credenciado. Os bancos credenciados são: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi e Mercantil do Brasil.
- Validação dos dados com usuário e senha do Sistema de Gestão de Acesso (SIGEPE), caso seja um servidor público federal.
Enquanto isso, para alcançar o nível Ouro, é necessário realizar:
- Validação facial pelo aplicativo GOV.BR para conferência da foto nas bases da Justiça Eleitoral.
- Validação dos dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
Não perca essa oportunidade de regularizar a sua situação financeira e impulsionar o seu negócio de alimentação. Participar do Desenrola Brasil é uma grande possibilidade para superar obstáculos financeiros e fortalecer seu empreendimento.
Como dissemos anteriormente, certifique-se de criar sua conta no gov.br e realizar a inscrição o quanto antes para aproveitar todos os benefícios oferecidos pelo programa.
Ah, e não se esqueça de compartilhar este conteúdo com outros empreendedores que possam se beneficiar do programa Desenrola Brasil!