Sustentabilidade
3 dicas simples para tornar seu negócio mais sustentável e ecológico
Postado em: 04 de Junho de 2021 às 13:30 Por Redação
Nas últimas décadas, pudemos acompanhar um aumento significativo no modo como grandes marcas e até mesmo como os pequenos negócios lidam com questões relacionadas à sustentabilidade.
No âmbito alimentício, isso significa encontrar maneiras de construir uma cozinha sustentável, ecológica e mais benéfica a todos.
Isso se deve principalmente ao modo como o consumidor enxerga a marca, valorizando e priorizando aquelas que, de algum modo, buscam adotar medidas para que sua produção seja menos prejudicial ao meio ambiente.
Um receio comum por parte daqueles que gerenciam o próprio negócio é com relação aos custos de escolhas mais sustentáveis. Muitos acreditam que optar por uma cozinha sustentável é sinônimo de altos custos e, por conta disso, acabam desistindo da ideia.
Dicas simples para tornar seu negócio mais sustentável e ecológico
Em 5 de junho, é comemorado o Dia do Meio Ambiente. Por esse motivo, no conteúdo de hoje, o primeiro da nossa série Cozinha Sustentável, iremos apresentar alguns dados referentes aos benefícios dessa atitude para o seu negócio e, claro, para o meio ambiente.
Além disso, iremos mostrar que pequenas ações no dia a dia podem, sim, tornar seu estabelecimento mais ecológico e até mesmo reduzir custos. Ficou curioso? Então acompanhe a leitura!
O que é sustentabilidade?
Sustentabilidade é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.
O objetivo da sustentabilidade e dos projetos que envolvem essa característica é encontrar equilíbrio entre o consumo de recursos naturais e o modo como a sociedade explora esses recursos. Para quem gerencia um negócio com esse intuito, isso significa:
- Não agressão ao meio ambiente
- Mais credibilidade e melhora da imagem no mercado
- Melhoria de produtividade
- Diminuição de perdas
- Redução de custos
Hoje, grande parte dos consumidores leva essa característica em consideração ao optar por determinado negócio, pois sabe que, se não começarmos a mudar nossos hábitos agora, o futuro pode ser comprometido.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) constatou que 80% dos respondentes afirmaram que pagam mais por produtos ou serviços que sejam de alguma maneira sustentáveis.
Ainda, a mesma pesquisa afirmou que pelo menos 21% dos consumidores estão atentos às questões de sustentabilidade no setor de alimentos. São pessoas que se preocupam com certificações, selos de qualidade e questões ambientais e sociais.
Nosso objetivo com este e outros conteúdos que virão ao longo desta série é mostrar que adotar hábitos sustentáveis na rotina e nos processos do seu negócio é uma questão que envolve o futuro e, mais do que isso, pode propiciar benefícios ao seu negócio sem que você precise, necessariamente, investir financeiramente nisso.
Cozinha sustentável: hábitos simples para incluir na sua rotina
Bem, até aqui, você já percebeu que adaptar o modo como você lida com as questões de sustentabilidade é fundamental, certo? Mas construir uma cozinha sustentável significa adotar medidas e mudanças na maneira como seu negócio funciona e se posiciona como marca, influenciando diretamente na percepção e nas atitudes dos consumidores.
É claro que isso envolve muitas mudanças, inclusive financeiras. Porém, esse é um assunto para o próximo capítulo desta série. Por aqui, traremos dicas simples, mas eficientes, que o(a) levarão rumo a um negócio mais ecológico.
Evite o desperdício de comida
Somente no Brasil, mais de 41 toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano. Levando em conta que milhões de pessoas passam fome diariamente, essa atitude é praticamente um crime.
Um dos passos mais importantes para colaborar efetivamente com o meio ambiente e construir uma cozinha sustentável é contribuir para a diminuição do desperdício.
Comece estimulando seus consumidores ao apresentar esses índices e as medidas que seu estabelecimento tem tomado para tornar-se mais sustentável, como a redução de desperdício de comida. Desse modo, você passa a incentivar entre seus clientes práticas de consumo mais conscientes.
Calcular a quantidade de cada alimento presente na composição dos pratos, evitando o desperdício também é uma saída para diminuí-lo. Entretanto, você precisará do auxílio de um nutricionista para calcular exatamente a quantidade média de cada alimento que utilizará.
Descarte o lixo corretamente
Talvez você não saiba, mas o descarte do lixo, quando feito corretamente, é um dos maiores aliados na construção de uma sociedade sustentável. Mais uma vez, comece com o exemplo, demonstrando que o seu negócio leva questões relacionadas ao descarte de lixo muito a sério – e mostrando aos clientes a importância dessa ação, bem como eles poderão fazer a sua parte.
Uma boa dica é conscientizar sobre o tempo que cada tipo de embalagem leva para se decompor no planeta – ou com um aviso na própria embalagem estimulando o descarte correto.
Trabalhar com embalagens retornáveis que geram descontos na próxima compra também é uma boa alternativa para estimular ações sustentáveis. Isso pode ser feito com garrafas de vidro, por exemplo.
Reduza o consumo de água
O Brasil é um dos países que mais consomem água no planeta. Claro que a maior parte desse número corresponde ao setor agropecuário, muito forte em nosso país, porém, isso não diminui sobre cada um de nós – e sobre o seu negócio – a responsabilidade de evitar o desperdício e diminuir o consumo de água.
Repensar e mudar a maneira como seu estabelecimento usufrui da água é parte essencial da construção de uma cozinha sustentável. Além disso, adotar a economia de água como cultura na gestão do negócio pode resultar na redução de custos para o seu estabelecimento, tendo em mente que isso refletirá diretamente no valor da conta mensal.
Aprenda a moderar o consumo, invista em reformas estruturais (se necessário) para evitar o desperdício e crie avisos sobre a conscientização.
Se você ainda precisa de um motivo para começar uma cozinha sustentável hoje, saiba que esse posicionamento reflete em inúmeros benefícios, seja para o meio ambiente ou para o seu negócio. Entre eles:
- Aumenta a visibilidade do restaurante
- Atrai mais clientes
- Diferencia seu estabelecimento dos concorrentes
- Contribui para o meio ambiente e para as futuras gerações
Este é o primeiro material da nossa série Cozinha Sustentável, dividida em 4 partes, que trará dicas e ações para fazer da sustentabilidade uma realidade no seu empreendimento.
Acompanhe nossas redes sociais, ouça o episódio 44 do podcast Negócio em Dia, que fala a respeito de alimentos orgânicos e fique ainda mais familiarizado com este tema!