TecnologiaEmpreendedor

Pagamento digital - Academia Assaí

5 opções de pagamento digital para incluir no seu negócio

Postado em: 13 de Julho de 2020 às 10:12 Por Redação

Aplicativos e recursos de pagamento digital crescem nos últimos meses. Veja principais opções para oferecer aos clientes 

Se o dinheiro físico já era uma modalidade praticamente “com dias contados” graças às maquininhas de débito e crédito, até mesmo a tecnologia de pagamento por cartões já começa a dar sinais de que sua posição está ameaçada. Isso porque, cada vez mais, modalidades 100% digitais, como QR Code, aproximação e links de pagamento passam a contar com um crescente número de adeptos.

Um estudo divulgado em abril pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo  mostra um cenário de expansão acelerada do comércio on-line e de modalidades eletrônicas de pagamento desde o início da quarentena.  De acordo com a pesquisa, 61% dos consumidores aumentaram as compras on-line devido ao isolamento social, sendo que desses, 8% compraram pela primeira vez pela internet no período. Um dos reflexos desse comportamento passa pelas formas escolhidas para pagar essas compras. Com a limitação das opções físicas e muitas vezes com baixos saldos no cartão de crédito, grande parte dos usuários passa a recorrer às modalidade de pagamento digital para fazer suas compras.

Somente em abril, os aplicativos de pagamento, como PicPay e PayPal, somaram 8% de utilização, já à frente de transferência bancária (5%). O cartão de crédito é o líder entre as opções disponíveis, com 73% de preferência. Porém, as novas tecnologias prometem grande crescimento no período pós-quarentena, já que muitos usuários terão começado a utilizar modalidades digitais para compras on-line durante o isolamento social, e essas opções também passarão a serem usadas em compras presenciais.

Dessa forma, é essencial que pequenos negócios de alimentação passem a disponibilizar opções digitais para receber por suas vendas, seja por delivery ou por venda física.

Conheça 5 opções de pagamento digital – todas controladas por aplicativos de celular – que podem ser oferecidas aos seus clientes. As opções abaixo funcionam no formato “carteira digital”, isto é, o cliente precisa ter saldo nessas plataformas para utilizar em pagamentos por QR Code, aproximação ou transferência, por exemplo, ou vincular um cartão de crédito à sua conta nos aplicativos. Lembre-se de verificar as taxas e condições de uso de cada uma das opções sugeridas antes de começar a oferecer.

1. PICPAY

Aplicativo de pagamento que passa por sua maior expansão nos últimos meses, o PicPay conta com mais de 20 milhões de usuários brasileiros. Além disso, mais de 2 milhões de estabelecimentos já recebem pela plataforma, de acordo com a empresa.

Com o aplicativo baixado no celular, o usuário pode enviar e receber dinheiro de outros usuários da plataforma sem taxas, pagar compras presenciais, contas e adquirir serviços, como recarga de celular e outros.

Ao cadastrar seu negócio no Picpay, você passa a ter um QR Code (código de barras bidimensional que pode ser escaneado usando a câmera do celular para diversas finalidades, inclusive para fazer pagamentos) próprio, e basta apresentar o código para o cliente, no caso de estabelecimentos fixos, ou enviá-lo ao cliente pelo WhatsApp ou pelas redes sociais, no caso de quem trabalha com vendas por encomenda, para receber por suas vendas. O usuário do serviço também pode optar por pagar suas compras sem o QR Code, apenas localizando o cadastro do seu estabelecimento dentro do aplicativo.

Para saber mais sobre os recursos da plataforma para pequenos comerciantes, acesse a página PicPay Empresas.

Academia Assaí - pagamento digital por QR Code
Pagamento por QR Code

2. PAGSEGURO

Grande parte dos comerciantes já conhece o PagSeguro graças à tradição em maquininhas de pagamento por cartão. Porém, a empresa também oferece soluções para carteira digital. O aplicativo PayBank permite receber pagamentos por QR Code, boleto, links de pagamento e aproximação. Para utilizar o serviço é preciso criar uma conta digital no PagBank.

Sobre os links de pagamento, são uma ótima opção para quem faz vendas por encomenda, já que é possível enviar um link pelo WhatsApp, por exemplo, para fazer a cobrança dos produtos. A grande vantagem é que o cliente não precisa baixar nenhum aplicativo para fazer o pagamento: basta acessar o link e escolher a modalidade (no caso do PagSeguro estão disponíveis crédito, débito, boleto e até mesmo saldo na conta do PagBank).

Para saber mais sobre as opções de pagamento digital do PagSeguro, clique aqui e selecione a opção “Para seu negócio”.

 3. PAYPAL

Um dos pioneiros a operar no conceito de carteira digital, o Paypal é um dos grandes nomes a nível mundial quando o assunto é pagamento on-line. Com o aplicativo PayPal Mobile é possível pagar por aproximação, QR Code, transferência, cartão de crédito, boletos e outros. Para o comerciante, ao receber um valor, este vai direto para seu saldo na plataforma e pode ser utilizado em outras operações ou transferida para outra conta bancária.

Assim como outras plataformas citadas, o Paypal oferece opção de pagamento por aproximação. Por meio dessa tecnologia, as informações de pagamento são transmitidas sem precisar de contato ou senha. Para pagar, basta aproximar o cartão de crédito ou débito (que conte com a tecnologia) ou o celular, desde que possua um serviço de pagamento por aproximação, como o Google Pay ou o Apple Pay. Até mesmo os relógios inteligentes – conhecidos como smartwatches – já podem pagar por compras e serviços com a tecnologia de aproximação.

Para conhecer as soluções do PayPal para seu negócio, clique aqui.

Academia Assaí - pagamento digital por apromoximação
Pagamento por aproximação

4. MERCADO PAGO

Famosa por sua integração com o Mercado Livre, a plataforma também permite transações comerciais por QR Code, aproximação, transferências e boletos por meio do aplicativo Mercado Pago e disponibiliza ferramentas próprias para receber pagamentos para quem deseja criar uma loja virtual para vender alimentos e bebidas.

O Mercado Pago, que também oferece opção de receber por links de pagamento, é bastante simples de utilizar e oferece recursos adicionais para pequenos empreendedores, como acesso simplificado a crédito, desde que o usuário utilize o serviço por pelo menos três meses.

Clique aqui para saber mais sobre os recursos do Mercado Pago para seu negócio.

 5. BANCOS DIGITAIS

Já fazem alguns anos que os bancos digitais – instituições financeiras sem agências físicas, em que tudo é feito de forma on-line por meio de aplicativos de smartphone – tem desafiado a até então soberania dos bancos tradicionais oferecendo recursos gratuitos ou de baixo custo e, principalmente, reduzindo a burocracia dos procedimentos bancários.

Para pequenos empreendedores, essas instituições, como Nubank, Banco Inter, Original e Next, podem trazer diversos benefícios, sendo um deles a possibilidade de abertura de conta PJ gratuita ou com baixo custo.

Porém, quando se trata do recebimento de pagamento digital, esses bancos também oferecem boas alternativas, como transferência instantânea e gratuita não só entre usuários do mesmo banco, mas também para outras instituições, pagamento por QR Code e aproximação (nem todos os bancos digitais oferecem todos esses serviços de forma gratuita – verifique quais os recursos oferecidos antes de fazer seu cadastro). Um dos pontos positivos que instituições como NuBank e Banco Inter oferecem é a geração gratuita de boletos, facilitando o recebimento de pagamentos principalmente para quem vende por encomenda.

Para incluir seu negócio na tendência de transformação digital, que vem sendo cada vez mais acelerada pela quarentena, leia também o conteúdo sobre como criar o perfil do seu negócio no Google e ser localizado(a) de forma muito mais efetiva por seus clientes.

Post mais vistos

Vitrine do Fornecedor

Patrocinadores Master

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Predilecta patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Vigor patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Mococa patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Minimercados e Mercearias

Conteúdo patrocinado por:

Yoki patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Bunge patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Superando Desafios

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vencendo na Crise

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Coca-Cola patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí