Tecnologia
Como utilizar as redes sociais em prol do seu negócio?
Postado em: 25 de Outubro de 2018 às 14:59 Por Redação
Você já chegou a refletir sobre a importância das redes sociais na expansão do seu negócio?
Muitos empreendimentos já enxergaram sua relevância e passaram a divulgar seus produtos e serviços em várias dessas redes sociais, sendo as mais famosas o Facebook, o Instagram e o WhatsApp.
Neste artigo vamos entender um pouco mais sobre como utilizar cada uma dessas ferramentas para que você fortaleça seu relacionamento com os clientes, conquiste novos e crie uma rede de contatos que pode favorecer seu empreendimento.
SAIBA COMO UTILIZAR AS REDES SOCIAIS
O Facebook é atualmente a rede social com mais usuários no mundo. Cerca de 80% dos brasileiros (e isso é muita coisa!) acessam o Facebook, seja para compartilhar suas histórias, postarem fotos ou interagir com seus amigos.
Além disso, os usuários utilizam-se da rede para acompanhar o trabalho e o desempenho dos negócios que lhe convêm, isto é, querem saber o que está acontecendo e como está acontecendo.
É aqui que você tem a chance de fazer seu empreendimento crescer. Confira algumas dicas:
- Faça uma página oficial do seu negócio: separe sua vida pessoal da vida do seu empreendimento. Ao criar uma página, você poderá compartilhar detalhes sobre o que está acontecendo no seu negócio. Por exemplo: você tem uma padaria e agora vai passar a vender diferentes sabores de bolo, esse é o momento para divulgar esta novidade!
- Conheça o seu público-alvo e dê a eles o que eles precisam: saber quem está acompanhando você e seu negócio é indispensável! Desse modo, você pode oferecer os conteúdos que eles buscam, fidelizando ainda mais os seus clientes e conquistando mais.
- Saiba falar com seus seguidores: atenção! Essa é uma dica essencial. Utilizar uma linguagem que converse com seus clientes é uma forma de fidelização, porque não adianta você usar termos difíceis se o seu público não entende o que você fala. Então, utilizar uma linguagem popular (sem exagerar nas gírias) é um bom caminho para isso.
O Instagram é a rede social que mais tem crescido nos últimos tempos. Sua dinâmica (visual) tem chamado - e muito! - a atenção dos milhares de usuários que se conectam à rede todos os dias.
No Instagram você pode postar fotos e vídeos de até um minuto em seu perfil, e se usada com sabedoria, pode trazer bons resultados ao seu negócio.
Aqui vão algumas dicas para você cativar seus clientes:
- Imagem é tudo. Saiba como utilizá-las: no Instagram o uso de imagens é fundamental. No entanto, é necessário que as fotos que você tire do seu negócio sejam de boa qualidade e com um bom ângulo. Isso chamará a atenção de seus seguidores.
- Seja claro e objetivo: raramente as pessoas param para ler um texto gigante na legenda das fotos. Além disso, com menos textos e mais uso de hashtags (#) você pode alcançar mais e mais clientes porque esse recurso agrupa pessoas e posts com mesmos interesses, ou seja: seu nicho de clientes. Use-as em prol do seu negócio!
- Se relacione com seus seguidores: nada de deixar quem comenta em suas fotos esperando uma resposta por muito tempo. Procure sempre responder os comentários o mais rápido possível. Isso mostrará que você se preocupa com o cliente e vai favorecer a relação entre vocês.
- Poste suas imagens frequentemente: regularidade, nesta rede, é a alma do negócio. Nunca fique muito tempo sem postar algo, pois seus clientes podem perder o interesse em acompanhar seu perfil e, consequentemente, também diminuirá a fidelidade que eles têm sobre seu negócio.
E por último, mas não menos importante, temos o WhatsApp. Esta ferramenta de mensagens espontâneas é um aliado forte na divulgação de seus produtos e serviços. Confira agora algumas funcionalidades oferecidas pelo aplicativo:
- Listas de transmissão: esta ferramenta permite que você envie seu conteúdo para mais de 200 pessoas, sem a necessidade de criar um grupo. Desse modo, as pessoas não ficam em um mesmo grupo e só receberão sua mensagem, o que evitará um número excessivo de mensagens e correntes desnecessárias.
- Use do bom senso para enviar as mensagens pelo WhatsApp: não encha seu cliente com informação. Respeite o espaço dele sem insistência. Além disso, o conteúdo compartilhado por você no WhatsApp precisa chamar a atenção do cliente, portanto pense no seu perfil e utilize uma linguagem padronizada. Isso despertará o interesse dos contatos.
- Seja ágil no atendimento: Não demore para responder as mensagens. Programe-se. Se possível, acompanhe diariamente as mensagens que chegam para você e responda o quanto antes. Desse modo você não decepcionará o cliente e vai melhorar sua experiência.
Com estas dicas, fica ainda mais fácil conquistar e fidelizar seus públicos, não é mesmo?
Caso esteja interessado em conhecer um pouco mais sobre este tema, confira a videoaula que o Assaí preparou pra você sobre o poder das redes sociais!