Tecnologia
Como vender mais no Instagram?
Postado em: 29 de Julho de 2021 às 09:16 Por Jhonatan Alves
Não existe fórmula mágica para vender mais no Instagram. A Academia Assaí separou algumas dicas para que sua performance de vendas na rede social seja satisfatória e, a partir disso, você comece a inovar e a planejar conteúdos para vender mais.
Só em 2020, as compras realizadas por meio das redes sociais saltaram de 22% para 34%, como aponta a 6ª edição do estudo NuvemCommerce, realizado pela Nuvemshop (plataforma para criação de lojas virtuais). O Instagram se destaca entre as redes sociais e já corresponde a 87% das vendas.
O primeiro passo é que seu “@” do Instagram seja o mais sucinto possível. Quanto mais curto, mais fácil para as pessoas gravarem. Sua bio, na qual ficam as informações, deve conquistar o cliente, mas sem exageros: coloque de onde você é, o que você faz e o que o cliente pode encontrar ali, como, por exemplo, bolos e doces ou salgados e bebidas.
Organizar o perfil é imprescindível, porque isso será seu cartão de visitas. Uma boa foto de perfil com a logo da sua marca e um link em que as pessoas possam saber mais sobre você é recomendadíssimo.
Já para as publicações, você deve ter em mente que fotos e vídeos são essenciais, mas que a qualidade deles é tão importante quanto. Valorizar a estética das fotos e dos vídeos pode fazer sua publicação alcançar mais pessoas. Além disso, ficar atento às “trends” (tendências virais dentro do aplicativo) para gerar conteúdo é uma tática essencial: se “viralizou determinada música de tal desafio”, adapte o conteúdo para a realidade do seu empreendimento. Divertir-se e ser você mesmo também faz parte do aproveitamento das mídias sociais no que diz respeito ao universo do empreendedorismo.
DICAS PARA BOMBAR NAS REDES SOCIAIS
Reels
têm grande visibilidade dentro da plataforma. Uma dica para fazer Reels mais profissionais é baixar, em seu smartphone, aplicativos de edição de vídeo, como o InShot e o CapCut, que contêm recursos para que seu vídeo fique cada vez melhor.
Hashtags
As hashtags, ou seja, os “#” associados a palavras que estejam relacionadas ao seu conteúdo, têm o poder de distribuir sua postagem para quem ainda não o(a) segue. Isso é importante tanto para angariar novos seguidores quanto para favorecer o engajamento de sua conta. O engajamento é a interação que as pessoas têm com o seu conteúdo.
É sempre bom utilizar, no máximo, 10 hashtags que tenham a ver com o universo de seu produto. Por exemplo, se você vende bolos e a postagem é sobre um bolo recheado, você pode usar as seguintes hashtags: #Bolos #BolosRecheados #BoloDeChocolate #Doces #Confeitaria #Massas #Encomendas #BoloDeAniversario #Festa #FeitoAMao.
Normalmente, as hashtags são utilizadas sem acentos, a fim de facilitar a procura.
Stories
Muito além da marca e de seu produto, você é uma pessoa, um empreendedor. Por isso, é importante aparecer nos Stories e mostrar que sua marca tem alguém por trás – alguém que se dedica a levar conteúdo para os seguidores e que demonstra afeto pelo que faz. A empatia é um marketing poderoso – e a Juliette do BBB 21 está aí para provar que, quanto mais as pessoas se identificam com você, mais elas consomem seu produto.
Devolutivas
É importantíssimo que seus seguidores se sintam valorizados quando interagem com seu conteúdo no Instagram. Por isso, nunca deixe um comentário sem resposta – nem que seja agradecendo. Isso mostra que, muito além de vender, você preza pela afinidade com os possíveis clientes.
Quando houver interesse em produtos disponíveis em seu Instagram, mande uma mensagem, converse com o seguidor – assim, ele se sentirá amparado e poderá interagir cada vez mais com seu perfil e até mesmo comprar.
Conteúdo
Aproveite todas as datas comemorativas que tenham a ver com o seu produto e conteúdo para criar posts relacionados. Por exemplo, se você vende bolos e está chegando o Dia dos Namorados, crie uma publicação com um bolo em formato de coração. Aproveite para informar seus clientes quais são os serviços especiais oferecidos nessa data e quais são as promoções disponíveis. Sempre explore o tema em alta para produzir conteúdo.
Vender pela loja do Instagram
Aqui é um pouco mais complicado, mas nada que um pouco de dedicação não dê conta. Primeiro, você precisa ter um perfil comercial no Instagram vinculado a uma fanpage do Facebook, a um catálogo de produtos no Facebook ou a um site. Caso você não tenha, será preciso que você abra uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook Business para criar o seu catálogo. É obrigatório.
Com isso, os produtos do seu catálogo do Facebook poderão ser marcados nas publicações do Instagram e aparecerão para os seguidores. Você ainda pode compartilhar as promoções com anúncios tanto no feed (no qual a gente rola o conteúdo) quanto nos Stories.
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