Tecnologia
Lista de transmissão do WhatsApp: o que é e como usá-la para vender
Postado em: 22 de Julho de 2020 às 10:59 Por Redação
A digitalização dos pequenos negócios é um caminho sem volta. Se estar presente em canais digitais já era uma prática bastante recomendada antes do período de quarentena, a partir de agora a transformação digital se torna um processo indispensável pelo qual todo empreendimento – independentemente do porte ou do segmento de atuação – deverá passar.
Quem compartilha dessa visão é o presidente do Sebrae, Carlos Melles. Durante o Futurecom Digital Summit (formato digital do maior evento de tecnologia, telecomunicação e transformação digital na América Latina), que aconteceu entre os dias 22 de junho a 02 de julho, ele afirmou que nos próximos dois anos os pequenos negócios afetados pelo novo coronavírus devem retomar suas atividades usando ainda mais a tecnologia. “Certamente em 2022 os negócios não serão iguais aos atuais. O digital ganhará mais espaço e o comércio e os serviços serão os maiores impactados”, observa. Melles também explicou que o amadurecimento do processo de digitalização teve início no ano passado, mas foi impulsionado pela pandemia e já se encontra em estágio bem avançado. “O que era para ser feito em muito tempo, acabou acontecendo em três meses”, destacou.
Para se adaptar à nova realidade, é essencial que proprietários de pequenos negócios do setor de alimentação busquem tecnologias que possam gerar ganhos em termos de produtividade, gestão, economia de recursos, otimização nas vendas e, sobretudo, comunicação com o cliente. Um desses recursos pode ser encontrado na tela do celular. Por meio do WhatsApp é possível potencializar a comunicação digital com o cliente usando as listas de transmissão.
O QUE SÃO LISTAS DE TRANSMISSÃO DO WHATSAPP?
As listas de transmissão são uma ferramenta disponibilizada pelo aplicativo para que o usuário possa enviar mensagens para diversos contatos de uma só vez. É possível criar quantas listas desejar e, após criadas, elas ficam salvas e podem ser utilizadas em envios futuros.
Imagine que você trabalhe com vendas por encomenda e queira divulgar uma promoção, uma nova modalidade de pagamento ou um produto novo para uma data especial, por exemplo. Para isso, basta criar uma mensagem – utilizando texto, áudio, foto ou vídeo – e enviar para até 256 contatos simultaneamente por meio de uma lista de transmissão.
Uma das principais vantagens desse recurso é que, ao contrário da opção que o WhatsApp oferece para encaminhamento de mensagens (restrita ao envio para até cinco contatos por vez), ao utilizar as listas o destinatário não verá a marcação de “Encaminhada” acima da mensagem, tornando o envio mais personalizado.
Nada de Spam
As mensagens enviadas a partir das listas de transmissão só chegam ao destinatário caso este tenha o número do remetente salvo no aparelho de celular, impedindo a prática de Spam – envio de mensagens não autorizadas pelo destinatário. Ou seja, caso alguém da sua lista não tenha recebido a transmissão, será preciso entrar em contato e solicitar que adicione seu número à agenda do celular.
Outro ponto positivo das listas de transmissão é que, ao enviar as mensagens, o aplicativo não cria uma nova conversa para cada contato enviado – isso acontecerá somente quando o destinatário responder uma mensagem.
Vale ressaltar que, sempre que qualquer um dos seus destinatários desejar responder uma mensagem enviada por meio da lista, apenas você terá acesso à resposta. Ou seja, diferente dos grupos dentro do aplicativo, as listas permitem uma comunicação não só mais efetiva como também totalmente privada, com nenhum membro da lista tendo acesso ao conteúdo dos outros integrantes, ainda que façam parte da mesma lista.
LISTAS DE TRANSMISSÃO IMPULSIONAM VENDAS
Para Tássia e Everton Souza, casal proprietário da Bom Momento Cappuccino Artesanal – pequeno negócio especializado na produção de pó de preparo para cappuccino de diversos sabores localizado em Cuiabá/MT – as listas de transmissão já fazem parte do dia a dia do negócio e cumprem um importante papel nas vendas.
“As listas são essenciais para bater nossas metas de vendas. Antes encontrávamos nossos clientes muito mais de forma presencial, principalmente nos eventos em que participávamos, e agora estamos mudando a forma de encontrá-los. As listas têm sido um recurso muito eficaz para a comunicação com nosso público. É uma forma em que não encontro só um, encontro vários clientes. Para nós é maravilhoso”, conta Tássia.
A empreendedora destaca que uma das importantes funções da ferramenta é reativar o contato com clientes que não compram seus produtos há algum tempo. “A questão da recompra é muito importante. As listas de transmissão nos permitem lembrar nossos clientes e sempre estar falando com eles. Todas as vezes que envio alguma mensagem pelas listas, isso gera respostas e, consequentemente, vendas. Aqueles que não compram pela ‘correria’ ou porque se esqueceram, eu os lembro e retorno o contato. Isso gera uma fidelização. Tenho muitos clientes fiéis porque vou até eles com a ajuda das listas”, observa Tássia.
O casal usa o recurso para divulgar promoções, novos produtos, brindes e outras novidades sobre o negócio. Porém há um cuidado especial com o conteúdo e a linguagem utilizados para não tornar desagradável a experiência do recebimento das mensagens. “Nós temos o cuidado de estar sempre levando um conteúdo de qualidade de forma que nossos clientes se sintam motivados a responder, dar um retorno. Não são mensagens maçantes, sempre focadas em venda. Estamos sempre trazendo informações novas, legais, dando informações que sejam interessantes a eles. E nisso acontecem as vendas. Se for um conteúdo só focado em vender, é muito provável que as pessoas bloqueiem”, explica Everton.
Quando ao tom da comunicação, Tássia ressalta a importância de priorizar uma linguagem mais informal, comum às conversas do WhatsApp: “O tipo de linguagem que usamos é muito pessoal. Priorizamos uma comunicação informal, carinhosa, próxima do cliente, que é a nossa forma de trabalho. Ainda que seja por meio de uma lista, quero que meus clientes entendam como uma mensagem única”.
Como criar uma lista de transmissão do WhatsApp?
Com o aplicativo aberto, clique no botão “Mais Opções” (opção com a imagem de três pontos) na parte superior direita;
Clique em “Nova Transmissão”;
Selecione, na sua agenda de contatos, quais você gostaria de adicionar à lista;
Toque no botão verde com o sinal de ✓.
Pronto! A partir de agora já é possível enviar suas mensagens. A lista fica armazenada no aplicativo como se fosse uma nova conversa. Para alterar qualquer informação, como inserir ou trocar o nome da lista, adicionar ou excluir contatos, ou até mesmo apagá-la, basta acessá-la e clicar no botão (“Mais Opções”) selecionando, em seguida, a opção desejada.
[bônus] WhatsApp Web
Para ter mais agilidade ao criar as mensagens e responder seus contatos nas listas de transmissão é possível acessar o WhatsApp pelo computador ou notebook. Veja abaixo como conectar seus aplicativos a um computador:
Pelo computador ou notebook acesse web.whatsapp.com
Abra o aplicativo no celular, clique no botão e selecione “WhatsApp Web”.
O aplicativo abrirá o modo câmera fotográfica. Direcione a câmera para o QR Code exibido na página que você acessou pelo computador.
Pronto! Agora você pode acessar o WhatsApp pelo computador (além de continuar usando também pelo celular) e tornar o uso do aplicativo mais ágil e prático.
Para continuar acompanhando novos recursos para a digitalização do seu empreendimento, leia também nosso conteúdo sobre opções de pagamento digital para incluir no seu negócio.