Tecnologia
TikTok para pequenos negócios de alimentação
Postado em: 21 de Agosto de 2020 às 05:00 Por Redação
Veja como usar a rede social “do momento” para se conectar com mais clientes
Desde o ano passado, o aplicativo da rede social TikTok vem batendo recordes de downloads em todo o mundo. A partir da chegada da quarentena, com mais pessoas dentro de casa e com mais tempo ocioso, o aplicativo passou por um crescimento ainda maior, tendo superado a marca de um bilhão de downloads em abril.
O Tiktok é uma rede social baseada em vídeos, que oferece diversas funcionalidades simples de usar para torná-los mais atrativos. A maioria dos vídeos tem uma “pegada” voltada ao humor e o público é bastante jovem – de acordo com o Global Web Index, 41% dos usuários da rede social estão dentro da faixa etária de 16 a 24 anos –, contando também com um grande número de usuários adolescentes.
Apesar de a plataforma ser toda baseada na produção de vídeos, eles não precisam ter qualidade profissional. O TikTok, aliás, foi feito pensando em atrair vídeos feitos de forma caseira. Uma vez que para ter um bom alcance é preciso apenas um celular e criatividade, pequenos negócios que não dispõem de grandes verbas para divulgação vêm encontrando na plataforma uma nova forma de divulgar produtos e criar engajamento com seus clientes.
Esse é o caso de Maria Vanessa Vieira Santos, proprietária do Salgadinhos da Neide, empreendimento familiar que emprega também sua mãe e suas duas irmãs. Ela conta que começou a utilizar o TikTok no início da quarentena e teve uma experiência muito positiva. “Primeiro começamos a acompanhar outras pessoas ligadas à alimentação que estavam produzindo conteúdos no TikTok, e isso nos trouxe várias inspirações. Entendemos o modo como esses vídeos eram criados e quais seriam os melhores efeitos para usar, e a partir daí fizemos nossos primeiros vídeos”, explica a empreendedora.
Maria Vanessa conta que a primeira publicação na rede social foi mostrando o passo a passo de como era feito o pastel de chocolate, o novo produto que as empreendedoras estavam lançando. Ela destaca que a reação dos clientes foi excelente e gerou vários comentários, além de favorecer as vendas do produto recém-lançado.
“Também fizemos vídeos divertidos, como as dublagens, mas priorizamos não mostrar nós mesmas. Criamos tudo com os próprios salgados, e isso gerou um resultados excelentes, tanto no TikTok quanto no Instagram, já que é possível exportar os vídeos para publicar em outras redes sociais. Tivemos uma grande interação dos clientes nessas postagens, acho que principalmente porque se trata de algo mais divertido, que desperta sentimentos de alegria. Muitos clientes compartilharam esses vídeos, contribuindo para o aumento da divulgação do nosso negócio”, conta Maria Vanessa.
COMO USAR - TIKTOK PARA PEQUENOS NEGÓCIOS
Após baixar o aplicativo (disponível para Android e iOS), a primeira coisa a se fazer é conhecer suas funcionalidades, ou seja, tudo o que a plataforma oferece para a criação de vídeos dinâmicos, atrativos e divertidos. Invista alguns minutos lendo sobre o assunto ou assistindo a vídeos no YouTube de tutoriais com os primeiros passos para usar o aplicativo.
Depois de entender como o TikTok funciona, é hora de pensar nas estratégias certas para criar conteúdos que engajem e tragam resultados. Veja a seguir dicas para garantir o melhor uso da ferramenta e sugestões de ações criativas para suas publicações:
Explore ao máximo as funções da plataforma: Ao gravar seus vídeos, o TikTok permite inserir diversos efeitos para suavizar a mudança entre clipes e cenas, colocar filtros, alterar a velocidade das cenas e até mesmo um “efeito de beleza” que suaviza a pele de quem estiver sendo filmado. Vale a pena investir tempo para conhecer todas as funcionalidades, que deixarão seus vídeos mais atrativos.
Capriche na descrição: Antes de fazer uma publicação, é preciso preencher a descrição do vídeo. Nessa hora, aposte nas hashtags (palavras-chave que possibilitam a busca do seu conteúdo por qualquer usuário da rede. Ex.: #empreendedorismo, #confeitaria, #hambúrguer, #vidasaudável) que tenham a ver com os produtos que você comercializa. O uso das hashtags certas pode definir se o alcance do seu vídeo será ou não um sucesso.
Atenção ao público-alvo: As gerações mais novas são os principais usuários do TikTok, e a linguagem mais aceita dentro da plataforma é a informal e descontraída. Não importa se você vai ensinar uma receita ou mostrar um produto, busque criar um ambiente descontraído e divertido para ter melhores resultados.
Estimule seus clientes a gravarem reactions: As famosas “reactions” são vídeos com reações de usuários a um determinado acontecimento. Essas reações, que podem ser desde a um filme ou clipe até uma roupa ou um alimento entregue por delivery, são publicadas nas redes sociais dos próprios usuários e tem um potencial de alcance muito grande.
Estimule seus clientes a publicar um vídeo no TikTok quando receberem a entrega, no caso do delivery, por exemplo. Como recompensa, você pode oferecer algum mimo, como um desconto na próxima compra, entrega gratuita ou um produto bônus, como um doce ou uma sobremesa.
Mostre os bastidores: Mostrar o dia a dia do empreendimento (cozinha, local de produção, saída para entregas, etc.) ou apresentar o processo de execução de um prato, por exemplo, são formas de aproximar mais seus clientes da sua marca. Quem trabalha com confeitaria, por exemplo, pode mostrar os bastidores da produção de um bolo especial ou mostrar quem são as pessoas que trabalham produzindo os bolos e doces ou fazendo as entregas. Por outro lado, quem trabalha produzindo hambúrgueres pode dar dicas de quais são os pontos ideais da carne ou mostrar o passo a passo para fazer um molho especial para acompanhar o lanche.
Perca o medo de publicar: Apesar de alguns estabelecimentos de alimentação contarem com profissionais de mídias sociais para produzir conteúdo e fazer a gestão dos seus canais digitais, uma parcela significativa de pequenos empreendedores do setor “coloca a mão na massa” para cuidar das próprias redes sociais e reduzir custos. Se esse é o seu caso, saiba que não é necessário ser um especialista em vídeos para se dar bem no TikTok, mas é fundamental perder o medo de publicar. O tom ideal e as postagens com melhores resultados são conquistados com o tempo, mas é preciso dar o primeiro passo e começar a publicar.
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