Negócios
Saiba como se organizar para vender e lucrar bastante com drinks
Postado em: 02 de Fevereiro de 2023 às 11:26 Por Redação
Para sua venda de drinks ter sucesso, o seu empreendimento, seja bar ou restaurante, deve se diferenciar.
E para isso, é fundamental conhecer o comportamento do consumidor.
Só assim podem ser implementadas táticas focadas em atrair e reter clientes verdadeiramente lucrativos.
Então, se você deseja aproveitar o verão e iniciar as vendas do seu bar com drinks, tenha em mente traçar planejamentos eficazes para alavancar a visibilidade e a lucratividade do seu negócio.
Neste artigo a seguir, a Academia Assaí vai te mostrar estratégias para criar promoções exclusivas e a forma correta de gerenciar seus drinks para comemorar em grande estilo em seu bar ou restaurante!
COMO SE ORGANIZAR PARA VENDER DRINKS?
Primeiro de tudo, você deve saber que é proibido vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos em todo o Brasil.
Se você descumprir essa lei, pode vir a encontrar problemas com a justiça. Para evitar problemas, coloque um aviso em um local bem visível do seu estabelecimento, informando que a venda de bebidas alcoólicas a menores é proibida.
Bom, os drinks desempenham um papel essencial na produtividade do bar e do restaurante moderno.
Olhando para um bom Menu de drinks na hora de escolher seu cardápio, os clientes ficarão tentados com as opções diferentes de bebidas.
Hoje, tornou-se um hábito sair para beber com o parceiro, com um amigo, com os colegas de escritório no famoso “after” ou até mesmo sozinho.
Por isso, é importante projetar cuidadosamente o menu de bebidas. O conteúdo e as propostas são essenciais, mas uma apresentação atrativa que desperte a vontade de beber os drinks também é fundamental.
Como sempre acontece nas propostas gastronômicas, o desejo é despertado por uma imagem ou um texto sugestivo na descrição.
ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR AS VENDAS DE DRINKS
Existem várias maneiras de um restaurante ou bar começarem a vender drinks (alcoólicos ou não-alcoólicos).
Neste setor, o barman/bargirl ou o chef brilham. Ter drinks clássicos ou outros inovadores criados para o bar (ou restaurante) é sempre um toque especial a mais para as vendas.
A IMAGEM É TUDO
Os drinks são bebidas muito visuais, isto é, antes de tudo, entra pelos olhos. Então, é na imagem que está a maior parte da motivação para o consumo, certo?
A partir da imagem, o cliente imagina o sabor, o aroma e aí dá aquela sensação de "ficar com água na boca", como dizem, né?!
DESCREVA OS DRINKS
As descrições de cada drink devem destacar seus aspectos positivos: refrescante, saudável, reconfortante, com gostinho de quero mais!
Usar nomes exóticos ou divertidos é uma boa estratégia para chamar a atenção, mas o nome deve vir acompanhado da descrição da bebida para incentivar o cliente a consumi-lo.
PREÇOS
Definir o preço de um produto ou serviço é uma das decisões mais importantes para um negócio.
Porém, existem estratégias que permitem ao cliente focar mais na bebida e não no preço.
A sugestão é evitar os pontilhados que unem a bebida ao seu preço, pois apenas lembram ao cliente quanto terá de pagar se a comprar.
Os preços devem ser apresentados em um formato de fonte menor e com menor intensidade de cor.
FAÇA PROMOÇÕES
Se uma bebida grátis alegra o dia dos seus clientes, receber uma promoção de drink surpresa no seu bar ou restaurante com certeza os deixará apaixonados por você!
A dinâmica é simples: estabeleça um horário para o famoso happy hour e implemente promoções 2x1, por exemplo. Aí, basta comunicar aos seus clientes os dias em que a promoção estará disponível no seu bar ou restaurante.
Além disso, as promoções de happy hour são uma excelente oportunidade para criar uma sensação de familiaridade do cliente com o seu empreendimento.
Ah, aproveite para criar eventos em seu bar ou restaurante. Oferecer música ao vivo, apresentações de humoristas, degustação de drinks e até mesmo uma exposição de bebidas artesanais.
Este último tópico é uma boa opção para se conectar com produtores locais e estreitar laços com seus clientes proporcionando uma experiência inesquecível.
ESTEJA PRESENTE NA INTERNET
Você sabia que grande parte dos consumidores pesquisam na internet antes de ir a um bar ou restaurante local?
Se você tem uma estratégia de web ou plano de conteúdo de redes sociais, você precisa permitir que os consumidores te encontrem!
Agora, se você não tem nada disso, certifique-se de ter uma conta do Google Meu Negócio, onde você atualiza seu endereço, localização, seus números de contato e fotos tanto do bar quanto dos produtos e bebidas.
Aliás, a inclusão de fotos de boa qualidade no Google Meu Negócio aumenta a taxa de cliques no seu empreendimento, viu?
Nas listas dessa ferramenta você ainda pode ter dados atualizados de horário de abertura e fechamento por dias, bem como as avaliações deixadas por seus clientes ou visitantes.
DICAS DE DRINKS
O sucesso dos drinks vêm da escolha de bons produtos, utilização de boas técnicas e muita criatividade!
Veja algumas dicas de drinks alcoólicos e não-alcoólicos para vender:
BLOODY MARY
O Bloody Mary é um dos drinks mais famosos do mundo e é fácil de preparar, mas esconde diversos truques que vamos relevar.
Ingredientes:
- 30 ml de vodka;
- 60 ml de suco de tomate;
- 10 ml de suco de limão;
- 5 gotas de molho de pimenta tipo Tabasco;
- 1 pitada de sal;
- 1 pitada de pimenta;
- 1 ramo de aipo;
- 3 cubos de gelo.
Modo de preparo:
1. Esse drink deve ser feito na coqueteleira e o segredo é agitar, nada de misturar. Por isso coloque todos os ingredientes na coqueteleira e chacoalhe bem;
2. Adicione muito gelo, isso é fundamental para reduzir as reações químicas que o suco de tomate produz (por causa da acidez) e evita que o drink estrague com rapidez;
3. Pronto! Você já pode saborear um dos drinks com vodka mais famosos do mundo!
MOJITO
De origem mexicana, o Mojito é um coquetel leve e refrescante.
Ingredientes:
- 40 ml de rum branco
- 1 colher de chá de açúcar
- gelo a gosto
- água com gás
- suco de 1 limão
- 6 folhas de hortelã
Modo de Preparo:
1. Em um copo longo coloque cerca de 6 folhas de hortelã, o açúcar e pressione levemente com um pilão;
2. Adicione o rum, o gelo, o suco de limão e complete o copo com a água com gás;
3. Sirva bem gelado!
MOSCOW MULE
O Moscow Mule se tornou um dos drinks para o verão mais famosos dos últimos anos no Brasil.
Ingredientes:
- Gelo picado
- 50ml de Vodka
- 100 ml de água com gás (gelada)
- ½ de suco de limão
- ½ colher (sopa) de açúcar
- 1 dose de 15 ml de xarope de gengibre
- Espuma de Limão e Gengibre
Modo de Preparo:
1. Em uma caneca com gelo sirva 50 ml de vodka.
2. Adicione suco de ½ limão, ½ colher (sopa) de açúcar e misture com 1 dose de 15 ml de xarope de gengibre.
3. Complete a caneca com cerca de 100 ml de água com gás, misturando levemente.
4. Finalize com uma rodela de limão e aplique a espuma de limão e gengibre.
5. Sirva em seguida.
LIMONADA SUÍÇA
A receita de Limonada Suíça (que na real é bem brasileira) é uma bebida super refrescante que pode ser consumida o ano inteiro, principalmente no verão.
Ingredientes:
- 2 limões grandes descascados e sem a parte branca do meio
- 600 ml de água com gás
- 1 caixa de leite condensado
Modo de Preparo:
1. Bata no liquidificador o limão, o leite moça e metade da água com gás.
2. Coe e acrescente o restante da água e gelo a gosto.
3. Sirva!
PIÑA COLADA
A piña colada é um clássico drink para o verão, preparado com leite de coco, rum e suco de abacaxi. É a cara dessa estação!
Ingredientes:
- 1 dose de rum
- 1 dose de creme de coco ou leite de coco
- 3 doses de suco de abacaxi
- Gelo a gosto
Modo de Preparo:
1. Em um liquidificador, adicione o suco de abacaxi, o rum e o leite de coco ou creme de coco e o gelo.
2. Bata tudo até a consistência ficar homogênea.
3. Sirva em uma taça e, se quiser, decore com um pedaço de abacaxi ou cereja.
Por fim, para se organizar da melhor forma e iniciar as vendas de drinks é necessário dedicação de tempo para elaborar as melhores estratégias que podem aumentar as vendas e, consequentemente, a sua lucratividade.
E aí, quer aproveitar ao máximo as dicas e impulsionar suas vendas?
A Academia Assaí tem uma ótima sugestão para conectar esse argumento: inscreva-se nos cursos gratuitos RESTAURANTES ou BARES E LANCHONETES!
Entre os temas abordados nas trilhas de conhecimento estão: precificação, layout (disposição de ambientes) de bares e lanchonetes, legislação, registro de marca e como contratar e gerir funcionários.
Outras dicas também estão presentes, como: montar um bom cardápio e como se adequar às regras da vigilância sanitária, entre muitos outros temas.
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Nos vemos lá!