Empreendedorismo
Eventos à domicílio: uma alternativa de atendimento ao cliente
Postado em: 12 de November de 2020 às 09:00 Por Redação
Eventos à domicílio é uma modalidade de negócio que ganha cada vez mais força com o passar dos anos. Além da praticidade e conforto que o serviço proporciona ao cliente, esse modelo de empreendimento pode ser uma alternativa lucrativa para comerciantes e microempreendedores.
A Pizza in House é um grande exemplo do ramo. Uma empresa familiar que há seis anos realiza o atendimento à domicílio, prepara e serve pizzas no conforto dos lares de São Luis (MA).
“Somos um buffet de rodízio de pizzas em domicílio e nossa proposta é levar a estrutura completa de uma pizzaria para o evento dos nossos clientes. Nossas pizzas são montadas na hora e servidas imediatamente após saírem do forno, e as massas são preparadas pré assadas, no mesmo dia da festa. Todos os ingredientes são preparados em nossa cozinha, com produtos fresquinhos, sendo transportados e acondicionados com todos os cuidados de higiene necessários.”, diz José Vitório Travassos, dono e fundador da Pizza in House.
Como funciona um evento a domicílio
Ao contratar os serviços, o cliente deve avisar antecipadamente a quantidade de pessoas que participação do evento. A partir disso, o fornecedor já sabe a quantidade de pessoas e materiais necessários, ingredientes e quantidade de alimentos para a cobertura do evento. Com isso, a organização e distribuição do serviço prestado é definida antes mesmo da data, dando ao empreendedor mais segurança e estabilidade. José Vitório explica como funciona o atendimento na Pizza in House.
“O serviço é oferecido a partir da contratação de um dos nossos 6 pacotes, cada um com valores e itens diferentes. Durante o evento, são servidas pizzas à vontade durante as 4 horas e os valores são cobrados por pessoa, sendo diferentes para adultos e crianças. Em todos os eventos oferecemos itens como: toalhas de mesas, talheres, pratos, azeite, sachês com molhos, guardanapos, fornos para assar as pizzas. “, reforça o empresário.
Desafios durante o isolamento social
Como você já sabe, 2020 não tem sido fácil para grande parte dos empreendedores, e para a Pizza in House não foi diferente. O isolamento social e as diversas mudanças e recomendações no atendimento fizeram com que grande parte dos comerciantes moldassem seu negócio.
“A maior dificuldade durante o período da pandemia foi ter que convencer os clientes a não cancelarem os eventos já fechados, mas sim adiar para uma provável data num segundo semestre ou para a mesma data no ano seguinte. Fizemos promoções, oferecemos mimos e um atendimento personalizado para esses clientes “ conta José Vitório.
Adaptação sem perder a essência
O proprietário da Pizza in House afirma que mesmo com o estoque cheio e um público promissor proporcionado pelas entregas delivery, a empresa optou por não trabalhar neste formato e manter a essência principal do negócio . “Realizamos ações sociais com entrega de pizzas aos profissionais da área de saúde, utilizando os produtos em estoque. Também não foi possível nos adaptar ao formato de delivery, porque nossa Comunicação se posicionou muito forte em nosso diferencial, cujo slogan é: Não peça uma pizza. Nós levamos a pizzaria até você.”, completa.
Agora que você conheceu um grande exemplo do modelo de negócio a domicílio, vamos ver quais suas vantagens?
Quais as vantagens de oferecer o serviço de eventos a domicílio
Com um mercado mais adaptado ao distanciamento social, eventos a domicílio são cada vez mais cotados para festas e confraternizações. Afinal de contas, o serviço terceiriza toda a burocracia da elaboração do buffet, compras de ingredientes, preparo e servimento, fazendo com que convidados e anfitriões aproveitem com mais qualidade.
Para você empreendedor, essa pode ser uma oportunidade de ampliar seu formato de negócio e consequentemente obter mais renda.
Outro ponto positivo de atender essa demanda é o controle do volume de vendas. Imagine que você é o dono de uma pizzaria e vende em média 15 pizzas por noite. Embora seja apenas uma média com base nas vendas anteriores, você não tem nenhuma garantia de que realmente venderá esse número e que não sobrarão ingredientes. Além disso, pode acontecer de surgirem mais pedidos e causar aquele “climão” de ter que informar ao cliente que não estão mais preparando aquele produto.
Neste sentido, o evento a domicílio faz com que você trabalhe sobre demanda, ou seja, zero desperdício de alimentos, tempo e dinheiro.
Isso porque ao fazer a cobertura desse tipo de evento, antecipadamente você recebe quantidade pessoas participarão. Com isso, é possível organizar a quantidade de ingredientes, definir quais os materiais necessários e quantos profissionais para o atendimento.
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