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WhatsApp para vendas

WhatsApp para vendas: saiba como utilizar essa ferramenta a seu favor

Postado em: 25 de January de 2021 às 11:09 Por Redação

Desde 2010, nossa maneira de enviar mensagens e nos comunicar com pessoas e empresas mudou com a chegada do WhatsApp ao Brasil.

De lá para cá, a ferramenta vem ganhando cada vez mais espaço e moldando seu formato para profissionais autônomos e empresas que desejem utilizá-la como uma aliada para alavancar o faturamento do negócio. No post de hoje, falaremos sobre essa ferramenta e como você pode utilizar o Whatsapp para vendas em seu negócio. Acompanhe!

Existem mais de 120 milhões de smartphones ativos no Brasil. Deste número, 99% dos aparelhos contam com o aplicativo instalado e em uso. Isso significa que, independentemente de quem seja o seu público ou o que você venda, seus consumidores utilizam a ferramenta e é por isso que você deve incluir o WhatsApp para vendas em seu negócio.

Vendas por WhatsApp: por onde começar

Por se tratar de um app de mensagens privadas e em grupo, o WhatsApp está incluso na rotina e no dia a dia de pessoas de diversas idades. Contudo, se você deseja utilizá-la como ferramenta de trabalho, deve começar separando seus contatos pessoais e deixando um número exclusivo para o uso do seu estabelecimento.
 


Music Grego & Burguer no início de suas atividades em 2017

 


Music Grego & Burguer atualmente após 4 anos de atuação

Fundadora e responsável pelo  Music Grego & Burger desde 2017 e vencedora do Prêmio Academia Assaí 2020 pela região Centro Oeste, na categoria vendedor(a) ambulante, Angelina Aparecida Cardozo da Fonseca nos conta que essa distinção de uso profissional e pessoal foi importante para a utilização da ferramenta:

“Na época, usava meu telefone pessoal, mas, como o negócio cresceu, precisamos nos adaptar e criamos o canal de atendimento via WhatsApp. No início era dirigido por nós mesmos, hoje é totalmente automatizado no horário de atendimento de terça a domingo das 19h às 23h.”

Proximidade e qualidade no atendimento

A grande diferença de utilizar o WhatsApp para vendas ao invés de outro meio, como a entrega por aplicativos ou rede social é a “aproximação” que você tem com um contato que esteja interessado no que você vende. Além disso, o app permite a gestão de várias conversas simultaneamente, podendo ser um fator decisivo no número de vendas. 

“Hoje, as vendas por WhatsApp representam 50% do meu faturamento, e, com o tempo, nosso volume de vendas aumentou e se tornou mais complicado responder a todos os clientes e manter o bom atendimento. Foi então que resolvemos automatizar o atendimento inicial pela ferramenta. Além disso, utilizamos a ferramenta do Google Meu Negócio que direciona os pedidos do site e do nosso instagram - @musicgregoeburguer - comenta Angelina.

Aqui no blog da Academia Assaí nós já escrevemos um artigo que te mostra como usar o google maps para fortalecer seu negócio. Você pode conferir o material clicando aqui

Automatize processos iniciais

A automação de perguntas iniciais e apresentação do cardápio são exemplos de formas de priorizar o atendimento e tornar o preparo, a entrega e todo o processo mais ágil e eficiente. No Music Grego & Burguer é assim que funciona:

O Music Grego & Burger funciona com o atendimento por food truck, servindo lanches, hambúrgueres artesanais e o carro chefe, churrasco grego. Como diversos empreendedores, o estabelecimento dependia do atendimento na rua. 

Durante a pandemia, a proprietária afirma que a ferramenta foi fundamental para manter o funcionamento do estabelecimento e agilizar entregas por delivery. 

“ O WhatsApp Business foi a principal ferramenta para alavancar as vendas e manter a nossa clientela informada. Com ela, conseguimos divulgar promoções e novidades pela lista de transmissão". completa a empreendedora.

Além da lista de transmissão, outra dica que pode funcionar para a divulgação das promoções e informações sobre o seu estabelecimento, é a utilização do status como ferramenta para aumentar sua visibilidade

Outra tática que agregou valor ao negócio foi a inclusão da taxa grátis para entregas na região de Cuiabá (MT). “ No primeiro contato via WhatsApp, o cliente é direcionado para o nosso site e consegue fazer seu pedido de forma rápida, segura e ainda aproveita o benefício da entrega grátis”. finaliza.

Certamente, o WhatsApp é uma ferramentas gratuitas mais eficientes para aproximar você daqueles que estão interessados no seu negócio. Agora, é só colocar em prática o que foi dito neste artigo e melhorar ainda mais o seu atendimento.

Se você quiser conhecer outras ferramentas gratuitas para auxiliar no funcionamento e gestão do seu negócio, ouça agora mesmo o sétimo episódio do nosso podcast Negócio Em Dia: Ferramentas para um bom desempenho nas redes sociais, onde abordamos o tema e propomos algumas opções com o auxílio de uma especialista em análise de dados e desempenho de redes sociais. Clique e confira!