Negócios
Inverno: Dicas para Aproveitar a Estação e Lucrar
Postado em: 15 de July de 2021 às 08:00 Por Redação
No período do inverno, que vai de 21 de junho a 22 de setembro, algumas estratégias podem ajudar a alavancar as vendas. Para isso, a Academia Assaí separou algumas dicas para que você, empreendedor, possa implementar nos negócios.
Antes de tudo, é necessário entender que, no Brasil, esse período é cheio de celebrações típicas, como os festejos tradicionais juninos e de julinos. Já com essa informação, seu negócio tem em mãos uma boa estratégia temática para adotar: quem sabe um bolo de paçoca, uma pizza de pé de moleque ou mesmo uma trufa de pamonha? Tais receitas podem ser o diferencial do período e despertar o interesse do público.
Veja abaixo algumas indicações de matérias para ajudá-lo(a) com a temática junina e de inverno:
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Mesmo que o seu negócio não esteja em um local mais frio do país, aproveitar as demandas do inverno é bom em qualquer lugar. Veja o exemplo: os dias de inverno são mais curtos e isso estimula as pessoas a ficar em casa, por isso, invista em recursos como delivery e embalagens que possam ser levadas para casa.
Outro passo importante é investir em comidas da época, como massas, chocolates e bebidas quentes. Uma ambientação do local de consumo também é importante: luzes mais baixas, velas, insulfilm e cortinas nas janelas, paredes com cores mais quentes e aconchegantes (como vinho, amarelo-mostarda e laranja-telha – até mesmo detalhes pretos trazem sofisticação).
Acesse aqui: Três receitas de caldos para lucrar no inverno
Um recurso que pode ser adotado (e não somente no inverno) e fará a diferença em seu negócio é mandar um recado para os clientes. Se você já tem uma lista de contatos, esse processo ficará mais fácil. Mande um e-mail ou um recado de WhatsApp para os seus clientes informando que eles são importantes para o seu empreendimento e que haverá novidades para eles em determinado mês ou época do ano. Nesse último tópico, é bom que, ao se fazer uma lista de contato, seja perguntado ao cliente se ele gostaria de ser informado sobre as novidades, a fim de evitar que o processo produza um efeito contrário e o cliente fique insatisfeito.
Ainda, estimule o cliente a voltar criando um processo de fidelização. Promoções do tipo “consumindo 10 vezes em nosso restaurante, na décima-primeira, a sobremesa é grátis”, podem fazer com que seu cliente busque seu estabelecimento mais vezes. Esse processo se dá por meio de carimbos em algum cupom exclusivo.
Planejamento e pesquisa não podem faltar. Dentro de sua área de atuação, é importante saber o que o cliente quer e, por isso, uma pesquisa rápida nas redes sociais, com pesquisa gerada no Google Forms, pode ajudá-lo(a) a saber o que os clientes mais esperam do seu negócio na estação mais fria do ano. Você pode fazer perguntas como “o que você costuma comer no inverno?”, “entre as opções abaixo, qual é o melhor sabor de pizza, bolo, lanche (etc.) para este inverno?, “qual bebida quente você gostaria de tomar neste minuto?”, etc.
Entre todas essas dicas, com certeza alguma fará sentido para você adotar neste inverno. E lembre também: o inverno pode deixar seu negócio mais caro. Por isso, é bom se planejar e tomar os devidos cuidados em todas estratégias adotadas.