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Os melhores aplicativos de delivery para o seu negócio

Postado em: 19 de July de 2021 às 08:00 Por Redação

Você já deve conhecer alguns aplicativos de delivery populares em todo o Brasil, certo?

 Eles estão espalhados nos smartphones de quase todo brasileiro que ama comer, seja com opções de lanches, pizzas, doces, cafés comemorativos ou até mesmo refeições mais tradicionais, como marmitas e saladas. 

Para o empreendedor do ramo de alimentação, os aplicativos de delivery são grandes aliados na hora de entregar o produto - ainda mais no último ano, com a pandemia da Covid-19, que obrigou muitos clientes a ficar em casa e os empresários de comércio físico a atender apenas por encomenda

De acordo com uma pesquisa da Mobills (startup de controle financeiro pessoal), em 2020, no Brasil, os gastos com delivery aumentaram 149%.

Isso revela a necessidade do brasileiro de consumir no conforto do seu lar, mas sem precisar cozinhar, o que representa um ganho na questão de tempo. 

Uma questão importante para ter em mente é que, quando se opta por um aplicativo de delivery para venda na internet, você dividirá o lucro com a empresa do app, por meio das taxas de comissão. 

CONHEÇA OS APLICATIVOS DE DELIVERY

Quais são os melhores aplicativos de delivery

 

Vamos falar dos quatro maiores aplicativos de delivery ativos no Brasil: iFood, Uber Eats, Rappi e 99 Food.

Cada um deles tem um sistema diferente e cabe ao empreendedor avaliar o momento financeiro de sua empresa e verificar se é vantajoso estar nessas plataformas ou não.

iFood

Há um plano básico no qual sua própria empresa gerencia os entregadores e o plano de entregas – e o iFood disponibiliza os entregadores.

No básico, é cobrada uma comissão de 12% sobre o valor dos pedidos e outra taxa de 3,5% do valor do pedido caso a forma de pagamento seja feita pelo próprio app.

Há uma mensalidade de R$ 100, mas somente se a sua empresa lucrar mais de R$ 1.800 com os pedidos. 

No ‘plano entrega’, é cobrado uma comissão de 23% sobre os pedidos. Além disso, há uma taxa de 3,5% sobre o valor do pedido caso o pagamento seja feito pelo próprio app.

Ainda, há uma mensalidade de R$ 130, mas somente se a sua empresa lucrar mais de R$ 1.800 com os pedidos. 

Uber Eats

Esse aplicativo não cobra mensalidade. Há um valor de R$ 350 cobrado inicialmente como adesão, que garante um tablet para o gerenciamento dos pedidos e uma sessão de fotos para o cardápio online.

A taxa cobrada sobre as entregas funciona da seguinte maneira: se os entregadores forem do Uber Eats, a taxa é de 30%; caso sejam da empresa, é de 15% sobre o valor do pedido.

Rappi

A empresa, além de entrega de alimentação, também oferece entrega de outros serviços, como farmácia, atacado e varejo.

Não há mensalidade nesse aplicativo, mas o empreendedor deve pagar R$ 40 logo na adesão ao app, que é descontado no primeiro pedido.

Caso esse pedido não cubra o valor, ele é descontado nos próximos pedidos até que seja pago.

Há uma taxa de 3,5% sobre o valor do pedido quando ele é pago por cartão de crédito ou vale-refeição.  

99 Food

A empresa trabalha da seguinte maneira: não há taxa de adesão nem mensalidades.

É cobrado 10% de taxa sobre o valor do pedido caso a entrega seja feita por um entregador próprio do seu negócio ou 27% do valor do pedido caso você não tenha entregadores e seja requisitado um da própria 99.

Qual app de delivery devo escolher para o meu negócio?

Como vender por delivery

Em primeiro lugar, você deve pesquisar quais dos aplicativos estão ativos em sua cidade: é bem comum que, em cidades mais interioranas, apenas um dos apps citados acima funcionem.

Caso você esteja em uma capital ou cidade grande, poderá contar com mais opções. 

Além disso, é importante pensar no tamanho da sua empresa.

Se você tiver um negócio em casa e não possuir condições de ter entregadores próprios, analise o fator das taxas para avaliar qual é a mais vantajosa.

Se o seu negócio estiver no início do funcionamento, por exemplo, o iFood, por conta da popularidade, ajudará a popularizar o empreendimento.

De acordo com o próprio app, são mais de 48 milhões de pedidos entregues mensalmente, 236 mil restaurantes parceiros e 160 mil entregadores ativos.

Agora, se o seu negócio for um minimercado, o Rappi tem mais familiaridade com esse tipo de entrega, apesar do Uber Eats e do iFood estarem oferecendo cada vez mais estabelecimentos e em áreas diferentes. 

Uma dica é olhar os comentários e as avaliações de cada aplicativo no Google Play (Android) ou na Apple Store (iOS) e discernir qual é o melhor para você.  

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