Negócios
Preço certo: como aplicar no meu produto ou serviço?
Postado em: 10 de September de 2021 às 16:05 Por Redação
Sabemos que dar o preço de algo pode ser uma tarefa desafiadora em um primeiro momento. Queremos mudar essa realidade te ajudando! Leia o texto abaixo!
Aplicar o preço em um produto ou serviço muitas vezes é um desafio para os empreendedores que se vêm perdidos em meio a querer agradar a clientela, ao mesmo tempo em que querem lucrar e não perder as vendas para a concorrência.
A Academia Assaí separou algumas dicas para você empreendedor(a), começar a precificar corretamente.
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O PREÇO CORRETO É FUNDAMENTAL PARA EVITAR RISCOS
A precificação é muito importante porque ela coloca o sucesso de sua empresa em risco. Esse processo envolve muitas questões como público alvo, fornecedores, qualidade da matéria prima, entre outros.
Tudo isso reflete na atratividade que aquele preço terá. O preço pode ter objetivos como: aumentar as vendas e o faturamento; aumentar a participação da empresa no mercado e combater as estratégias da concorrência.
Principais Considerações na Estratégia de Preço
1. Custos de Produção
Inicialmente, é essencial calcular o custo por unidade para produzir seu produto. Isso inclui tanto os custos diretos de materiais quanto os indiretos, como mão de obra e aluguel.
2. Custos Fixos e Variáveis
Os custos fixos, como aluguel e salários, são consistentes independentemente do volume de vendas. Os custos variáveis, por outro lado, podem flutuar com base em fatores como taxas de fornecedores ou custos de materiais.
3. Estratégias de Distribuição de Custos
Você pode escolher distribuir uma porcentagem dos custos fixos e variáveis sobre o preço de cada produto, ou calcular um preço final que já contemple todos esses gastos.
4. Margem de Faturamento e Lucro
É crucial determinar uma margem de faturamento que sustente seu negócio e uma margem de lucro que reflita o retorno desejado, conhecido como Markup. A margem de lucro é calculada subtraindo os custos totais do preço de venda.
5. Pesquisa de Mercado
Uma pesquisa de mercado é fundamental para entender como seus concorrentes estão precificando produtos similares e garantir que seu preço esteja competitivo. Isso evita excesso de estoque e prejuízos.
Para exemplificar: um hot-dog é vendido a R$ 10, este valor pode ter sido pensado com distribuição das porcentagens dos gastos (1% da conta de luz cobrados no lanche + 2% do gás, e assim vai); Diferentemente, o empreendedor também pode ter pensado no preço já conhecendo o quanto vende e o quanto gasta para produzir, fazendo uma divisão simples e chegando ao preço final.
Um cuidado que deve ser levado em conta desde o primeiro momento quando você fez seu plano de negócios, é se atentar a margem de faturamento para que seu empreendimento caminhe.
Se você definiu 15% de margem, ou seja, esses 15% em dinheiro que permitirão seu negócio continuar, ele deve ser incluído no processo de precificação.
Outra margem que deve ser levada em consideração é a margem de lucro e o Markup.
Muita gente os confunde, mas a gente explica: margem de lucro é o valor que volta para o caixa, após todos os custos estarem pagos.
Isso se calcula subtraindo os custos, do preço final do produto. Já o markup, é o percentual que você definiu lá no plano de negócios, ou seja, o lucro que você estipulava. Basicamente, existe o lucro que você deseja (markup) e o que volta ao caixa (margem de lucro).
E por fim, é necessária muita pesquisa de mercado. Verificar a concorrência e checar se seu preço está na média entre elas, pode evitar estoque parado e prejuízos.
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As dicas deste material foram baseadas em orientações do Sebrae.