Atualidades
Cuidado: golpe por Pix quer enganar pequenos empreendedores
Postado em: 01 de November de 2021 às 15:54 Por Jhonatan Alves
A tecnologia avança e os criminosos também. Cada dia mais, os golpes via internet estão crescendo e fazendo muita gente ser engada. Só em 2020, de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), o aumento nas denúncias de golpes na internet foi de 198,1%, em relação a 2019.
Os micro e pequenos empreendedores são os alvos da vez, por meio do Pix, que é um sistema de pagamento e transferência bancária. Segundo a AllowMe - empresa especializada em segurança digital – os criminosos criam contas jurídicas (PJ) falsas com nomes parecidos ao de grandes marcas e empresas conhecidas.
COMO ACONTECE O GOLPE DO PIX
Com a conta aberta, os criminosos entram em contato com os empreendedores se passando por fornecedores e informam que houve uma “mudança” no pagamento via Pix e pedem para que seja feita uma transferência a fim de enganar a vítima. Algumas vezes, os criminosos até solicitam o valor exato da tranfêrencia que você faria ao fornecedor real.
Mas como eles podem saber quem é meu fornecedor? Você pode estar com essa dúvida em mente, mas a verdade é que é bem fácil saber isso por meio de vazamento de informações ou por suas redes sociais, site da empresa, entre outros.
Confira abaixo algumas dicas para você não cair no golpe do Pix:
COMO EVITAR OS GOLPES DO PIX
- Não confie em contatos feitos pelo telefone pedindo dinheiro;
- Faça contato com seu fornecedor pelo meio que você sempre conversa com eles (números oficiais);
- Verifique os dados dos destinatário do Pix;
- Mesmo que o valor solicitado seja igual ao que você paga, confira com seu fornecedor antes de fazer qualquer nova transferência;
- O Pix não precisa de transação para ser ativado;
- Fornecedores não informam mudanças de pagamentos e dados bancários por telefone;
- Não informe dados pessoais e nem comerciais;
- Não informe nenhum dado entre você e seu fornecedor, para que os criminosos não se aproveitem disso;
- Por mais que dados sejam confirmados via telefone, NUNCA transfira dinheiro sem ser notificado por meios oficiais.
E aí, gostou das nossas dicas? Para não perder nada, nos siga nas redes sociais e ouça o nosso podcast ‘Negócio em Dia’, disponíveis AQUI.