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15 de março, Dia do Consumidor: dicas infalíveis

Postado em: 14 de March de 2022 às 08:43 Por Jhonatan Alves

O Dia do Consumidor traz a oportunidade de ganhar mais visibilidade, atrair clientes e lucrar. Ele é considerado a ‘Black Friday’ do primeiro semestre!

O maior anseio do empreendedor de alimentação é vender para seu negócio ter sucesso. Mas apenas vender não basta, é necessário criar um vínculo com o cliente para que ele volte a comprar de você e para que seu negócio seja referência no ramo.

Só em 2020, o segmento online de vendas referentes à semana do Dia do Consumidor cresceu 18%, se comparado ao mesmo período de 2019, de acordo com a Ebit/Nielsen. Um aumento que representa R$ 1,41 bilhões movimentados. Que tal uma fatia desse montante?

No Dia do Consumidor, 15 de março, você pode se apropriar deste tema para se aproximar do seu cliente. Criar propostas de “Semana do Consumidor” ou “Mês do Consumidor”, atrai olhares. A seguir daremos dicas de como aplicar a temática.

Você pode oferecer frete grátis: entenda que esta opção é válida caso você tenha seu próprio delivery. Quando o produto vai até o cliente ele se sente importante e próximo do seu negócio, por isso, esse é um atrativo e tanto para celebrar o Dia / Semana / Mês do Consumidor;

Condições de pagamentos especiais: quais as maneiras de pagamento que você aceita hoje? E se você modernizar esta parte e começar a aceitar o PIX, por exemplo? É prático e quase todo mundo já tem! Se você tiver um grande estoque de algum produto, até mesmo parcelar no cartão ou boleto;

Sistema de pontos e fidelidade: sabe quando você vai no barbeiro ou cabelereiro e eles dão um cartãozinho que diz: após 09 cortes, 10º é gratuito? Então, isso também pode ser aplicado no universo do empreendedorismo de alimentação. Tente oferecer algum sistema de pontos a cada compra, por exemplo: toda vez que o cliente compra, recebe 01 ponto, ao juntar 10 pontos leva um brinde; ou mesmo a cada R$ xx gastados, ele leva o brinde.

Entretanto, nada disso funcionará se você não tiver as seguintes características:

Atencioso: o cliente quer atenção e mesmo que ele não compre hoje, pelo seu modo de agir ele pode retornar amanhã;

Promoções de verdade: nada de enganação! Os clientes sabem quando a promoção é de verdade e quando é só truque. Tente negociar com fornecedores, use o produto que está no estoque, retire uma porcentagem que ainda será lucrativa para você. Não adianta fazer promoção furada, mas também não se pode fazer promoção sem estudo e negociações.

Produto entregue no prazo: principalmente se seu produto for vendido online, ele deve chegar quando combinado. É frustrante esperar por algo e ele não chegar por descuido ou falta de comunicação entre as partes: empreendedor e cliente.

Estornos: respeitando a lei, é necessário que seja feito os estornos de compras canceladas dentro do prazo e estorno de cobranças indevidas.

Para toda compra que acontecer no período de celebração ao cliente, tente criar uma rede de contatos com o cliente. Pegue o WhatsApp, telefone e e-mail do cliente e pergunte se pode informar nestes canais suas promoções. Isso lhe trará resultados com o tempo: quando houver uma ação de Dia das Mães, Páscoa, Natal e afins, você poderá utilizar estes meios para chamar a atenção destes clientes que já conhecem seu trabalho.

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