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Dia do Garçom - Academia Assaí

8 dicas para melhorar o atendimento dos garçons em seu negócio

Postado em: 04 de August de 2022 às 10:43 Por Redação

Para celebrar o Dia do Garçom (11 de agosto), a Academia Assaí separou algumas dicas sobre como melhorar o atendimento destes profissionais essenciais para o sucesso do seu negócio!

Os garçons são peças chaves nos negócios de alimentação. Eles(as) quem fazem o primeiro contato com os clientes, por isso é importante manter uma equipe alinhada com seus objetivos enquanto empreendedor(a). Veja algumas dicas:

Dia do Garçom - Academia Assaí

1 – Capacitação e treinamento

É muito comum que os garçons de pequenos negócios de alimentação sejam bem jovens e até mesmo estejam em seu primeiro emprego. Por isso, é importante oferecer capacitação com cursos de aprimoramento à sua equipe. Você pode contratar algum profissional para fazer isso, ou você mesmo pode alinhar algumas questões pós-expediente! Normalmente, o Sebrae tem alguns cursos gratuitos que podem ser uma alternativa para não gastar muito.

2 – Remuneração de acordo com o mercado

A excelência vem quando ela é reconhecida. Não tenha medo de pagar o justo para os seus garçons. Eles(as) que são a alma do negócio por terem contato direto com os clientes. Eles(as) precisam estar com os salários em dia.

3 – Reconhecimento

Você deve enquanto empreendedor(a) reconhecer as forças do seu time. Elogios são dados em público e correções no individual! Tenha sempre na balança que mais do que profissionais, seus garçons são pessoas com sonhos, realizações e frustrações. Não é todo dia que eles(as) estarão 100% bem, mas todo dia eles(as) poderão dar o melhor que conseguirem. Por isso, incentive os garçons numa política de reconhecimento usando: funcionário do mês, bônus de vendas, ingressos de shows, dia de folga bônus, entre outros.

4 – Exemplo

Seja exemplo para o seu time. Eles(as) vêm em você um líder que pode guia-los na missão de fazer o seu negócio um lugar melhor. Você quem ditará as regras, mas seja parceiro dos profissionais, afinal um vínculo de amizade é mais benéfico do que um patão autoritário com atitudes abusivas.

5 – Incentive cuidados com a higiene e aparência

Os garçons do seu estabelecimento são a vitrine viva do que você oferece. Eles(as) cumprirem com algumas obrigações é muito importante, tais como: cabelo e barba aparados, no caso das garçonetes cabelo preso, unhas limpas e cortadas, roupas limpas (o ideal é um uniforme), sem perfume forte, entre outras coisas que você estipular como importante.  

6 – Peça opinião

Você pode estabelecer uma caixinha de sugestões no restaurante e estimular os clientes a responder uma pesquisa sobre o atendimento dos garçons para identificar os pontos a serem sanados. Essa mesma pesquisa pode ser feita com um formulário eletrônico do 'Google Forms' e enviado aos clientes via WhatsApp, claro, com autorização prévia.

7 – Padrão de atendimento

Você pode criar uma rotina junto com os garçons para que eles(as) saibam o que perguntar, o que oferecer aos clientes e mesmo sugerir alguma especialidade da casa que esteja disponível naquele dia! Esse procedimento de atendimento envolve colocar o garçom a par dos pratos do dia e integrá-lo à equipe, desde quando a mercadoria chega fresca do fornecedor, até o preparo com o cozinheiro.

8 – Capacite os garçons para resolverem os problemas

Acontece que o cliente achou que o prato estava frio. Você até pode ir até a mesa e tentar resolver, mas o que o cliente vai querer é outro parto com o alimento quente. Autorize seus garçons a terem essa liberdade de pedir outro prato na cozinha, para que os problemas sejam resolvidos mais rapidamente.

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