Negócios

Como construir uma boa identidade visual de marca para o seu negócio

Descubra como construir a identidade visual do seu negócio em 5 passos

Postado em: 17 de February de 2023 às 10:03 Por Redação

A identidade visual do seu negócio é fundamental para o desenvolvimento de uma marca.

Isso porque por meio da identidade visual uma marca consegue se diferenciar das demais, se posicionar no mercado, ganhar espaço e, assim, vender mais.

Vamos supor que você tenha um pequeno negócio que vende brownie. Criar a identidade visual pode ser um tanto desafiador, pois deve ser feito de forma adequada e com a orientação certa. 

Ter uma identidade bem definida é importante, afinal, como ser reconhecido sem uma imagem?

Independente do negócio, seja grande ou pequeno, tem muito espaço para ação para criar uma identidade de marca inesquecível, que se destaque de seus concorrentes e permita seu crescimento!

Quer saber como isso acontece na prática? 

Fique de olho! A Academia Assaí vai mostrar 5 passos que vão te ajudar na hora de criar uma boa identidade visual para transmitir emoções inesquecíveis.

O que é identidade visual?

A identidade visual é uma construção de vários elementos gráficos e visuais responsáveis ​​por criar uma atmosfera sobre quem é a empresa, quais são seus valores e até mesmo como o mundo e a sociedade se parecem sob sua perspectiva.

O conceito não está claro? Pois bem, tente imaginar as seguintes situações, utilizando o exemplo inicial: 

"Que incrível! Sempre que vejo algum brownie acabo me lembrando da Maria. É a marca registrada dela!" ou "olha só! Alguém está vendendo marmita saudável que nem o João. Espero que seja tão saborosa quanto a dele!".

Pensamento rápido: de todas as características, existem suas preferidas que se destacam aos olhos dos outros e te tornam, de algum jeito, inesquecíveis.

Para que uma marca seja igualmente reconhecida positivamente e, consequentemente, tenha sucesso em seu nicho, é necessário defini-la e destacar suas melhores qualidades para torná-la única e interessante junto ao público.

Dessa forma, sua marca será reconhecida  no momento da compra e na tomada de decisão como um todo.

Muito interessante, não é?!

Benefícios da identidade visual da empresa

Podemos compreender cada empresa como uma pessoa.

Dito isso, cada marca torna-se, em última análise, a sua cara e a sua forma de se apresentar e interagir com os clientes. 

De fato, grandes empresas sabem muito bem o quanto é importante uma boa identidade visual da empresa se ela deseja transmitir sua essência através de uma imagem corporativa forte e autêntica.

Ser reconhecível, dar personalidade à empresa e diferenciá-la de seus concorrentes são as três principais funções e pilares dessa identidade. Se eles forem cumpridos, os benefícios que você terá serão muitos!

5 passos para trabalhar na identidade visual do negócio

Agora que temos mais clareza sobre o que é identidade de marca, podemos nos aprofundar nos elementos-chave da sua criação:

1. Missão, Visão e Valores 

Qual é a missão, visão e valores da sua empresa? Quais são as crenças que compõem a essência da sua marca? Se a sua marca fosse uma pessoa, quais seriam os traços distintivos da sua personalidade? Quais seriam seus interesses, paixões, etc?

  • Missão 

É o propósito da existência do negócio e o que o diferencia dos demais. Isso é essencial para a construção de qualquer marca! Por isso, convidamos você a aprofundar o assunto lendo sobre o conceito de missão de uma empresa .

  • Visão

É sobre o destino que você deseja alcançar. Ao traçar um rumo, influencia fortemente a tomada de decisões e a definição da estratégia.

  • Valores

São os princípios e crenças que orientam a marca para atingir um objetivo específico. Neste ponto, podemos recomendar que você se aprofunde no assunto lendo este artigo sobre os valores de uma empresa .

Saiba a importância da identidade visual de marca para suas vendas

2. Personalidade da marca

A personalidade da marca é o que você deseja comunicar e como deseja comunicá-la por meio de sua marca. 

Basicamente, é definir qual é o seu estilo e como ele vai se comportar perante o mercado. Assim como as pessoas têm sua própria personalidade, as marcas também têm!

Uma marca pode ser divertida ou séria, pode ser descolada, formal, tradicional, etc. 

Tudo isso vai depender do que você quer comunicar com a sua identidade. 

3. Objetivos

Toda identidade deve ter um objetivo, assim como o site e os canais a serem utilizados. 

De nada adianta ter algo para criar se isso não tiver um propósito. Então, você deve definir quais serão os objetivos a seguir para sua empresa, certo?

A primeira coisa que você deve definir são os objetivos como marca, pois eles permitirão que você oriente sua comunicação. 

Diante disso, com as metas de marca definidas, você saberá como executar as metas de negócios e como alcançá-las. Se não o fizer, o risco é acabar perdido, ficando às cegas.

4. Oferecer versatilidade

Hoje em dia, todos os elementos que compõem a identidade visual da empresa devem estar preparados para aparecer em qualquer meio ou canal e se comportar corretamente sem serem distorcidos. 

Se apostar numa estratégia de Marketing 360º, a sua marca aparecerá corretamente na web, redes sociais, campanhas de mailing, no jornal, num banner e até mesmo num uniforme que você pode criar.

Claro que a paleta de cores e a tipografia também têm um papel fundamental e por essa razão estão incluídas no “manual de identidade visual”. Brinque com todas as possibilidades!

5. Estratégia

Por fim, é importante conhecer e planejar a estratégia por trás do seu negócio, pois isso influenciará no posicionamento da imagem. 

Não é a mesma coisa posicionar a imagem de um empreendimento alimentício nas redes sociais e um perfil de notícias, por exemplo.

Portanto, antes de projetar a imagem e o site da sua empresa, você deve avaliar como a posicionará ou qual estratégia seguirá. 

Lembra do que falamos anteriormente sobre personalidade? Tudo isso anda de mãos dadas, já que a estratégia também é baseada na personalidade e, sem dúvida, influencia na hora de criar a identidade visual.

O fato da identidade visual da sua empresa reunir todas estas características, permite comunicar de modo eficaz a sua mensagem para o seu público potencial. 

Além disso, ajuda no seu posicionamento profissional e na sua capacidade de se destacar na multidão.

E atenção! Sem uma marca bem definida não é possível criar uma identidade, visto que é a marca que define a essência que será exibida no conteúdo visual.

Agora que você já conhece os principais conceitos para construir uma identidade visual incrível, o que acha de aprender mais sobre empreendedorismo? 

Basta continuar navegando pelo site da Academia Assaí! Nele, você encontrará diversas matérias interessantes com dicas excelentes para profissionalização do seu micro ou pequeno negócio. 

Além, é claro, de contar com mais de 10 cursos de qualificação gratuita que visam capacitar o empreendedor para buscar o sucesso!

O que está esperando, hein? Fique à vontade para desbravar todas as oportunidades que a Academia possui.

Nos vemos em breve!