Empreendedorismo
Conteúdo PatrocinadoCafeteria: como montar uma no seu negócio
Postado em: 02 de May de 2023 às 17:10 Por Redação
Para muitos brasileiros, a pausa para o cafezinho é um momento sagrado. No vaivém de tendências gastronômicas, o café sempre encontra formas de se reinventar. Assim, se mantém sendo a segunda bebida mais consumida no Brasil, atrás apenas da água.
Isso faz com que o mercado de café ofereça muitas possibilidades para quem deseja empreender e até mesmo para quem já tem um negócio e quer diversificar suas vendas!
Neste caso, nada melhor do que oferecer um produto de baixo investimento e alto giro, como o café, abrindo uma cafeteria em seu espaço.
Se você tem uma padaria, um restaurante ou um minimercado, ou se é vendedor ambulante de produtos como bolos, doces e salgados, oferecer cafés é uma ótima opção para atrair clientes e vender mais.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a implementar uma cafeteria no seu negócio.
Dicas para montar uma cafeteria no seu negócio
Crie um espaço aconchegante
O primeiro passo para montar o seu espaço de café é definir o local onde ele vai ficar. É fundamental ter uma bancada onde o café será preparado.
Se você tiver uma padaria, por exemplo, é interessante setorizar o espaço do café e disponibilizar no mínimo três mesas para a clientela. Essas mesas podem ser pequenas, pois cafés e itens que os acompanham não demandam muito espaço, e ainda podem ser dobráveis.
Se possível, invista em mesas e cadeiras de madeira e não em materiais como plástico ou metal, pois móveis de madeira são mais resistentes e aconchegantes, compondo melhor a decoração do ambiente.
Por falar em decoração, ela deve ser um atrativo para o seu espaço. Você pode criar uma iluminação especial, com lâmpadas de luz amarelada e usar itens decorativos, como quadros e vasinhos com flores.
O mais indicado é que as mesas fiquem posicionadas perto de uma janela e em um local que não seja passagem dos clientes, ficando mais reservado.
Se você tiver um minimercado ou uma mercearia, o local ideal para posicionar seu café é ao lado da padaria, também em um espaço bem reservado e bem iluminado.
Evite montar seu café próximo aos setores de carnes e peixes, hortifruti e produtos congelados. Uma dica importante é sinalizar que o seu mercado tem um espaço para café.
Você pode colocar placas aéreas acima das gôndolas, que indicarão a direção do café. Também coloque placas ou cartazes na entrada do estabelecimento e, se possível, do lado de fora, informando algo como “Aqui tem café fresquinho” ou “Faça uma pausa para o café aqui”.
Conheça o produto
Em um primeiro momento, não é preciso ser um barista (profissional especializado em preparar cafés), mas é preciso ter ao menos um conhecimento básico das principais características e modos de preparo do café.
Existem diversos métodos de preparo, sendo o mais comum no Brasil o café coado. Ele tem aquele sabor e textura que já são conhecidos e amados pelos brasileiros.
Outro método de preparo muito popular é o café expresso, que é moído na hora e extraído por meio da pressão da máquina. O resultado é um café encorpado, rico em sabores e aromas e que forma uma espuma cremosa.
Ele é perfeito para ser degustado em pequenas quantidades - a dose padrão do café expresso é de 30ml - e para criar outras bebidas, como o cappuccino clássico.
Graças à complexidade do seu sabor e à sua versatilidade, o café expresso é o queridinho das cafeterias e é o que muitos clientes esperam encontrar em um espaço de café.
Por isso, vale a pena adquirir uma máquina de café expresso, que também serve para preparar leite vaporizado (algumas, inclusive, têm um compartimento específico para aquecer o leite). Hoje, existem opções interessantes com preços iniciais na faixa de R$ 3 mil.
Caso você tenha pouco espaço e trabalhe, por exemplo, com um food truck ou uma barraquinha, pode substituir a máquina de café expresso tradicional por uma cafeteira de cápsulas. Essa é uma máquina portátil, mais acessível e que também extrai o café expresso.
Ofereça o Café Pilão
Seja qual for o método de preparo que você escolher, o Café Pilão tem opções de cafés de ótima qualidade para a sua cafeteria!
O Café Torrado em Grãos Pilão é ideal para ser usado em máquinas de café expresso. O grão torrado preserva todo o sabor e o aroma do café, pois funciona como uma cápsula. Ao ser moído e extraído na hora, cria uma bebida irresistível, que agrada até os paladares mais refinados. É sucesso garantido para a sua cafeteria!
Toda a qualidade do Café Pilão também pode ser encontrada em cápsulas de alumínio. E o melhor é que existem opções para todos os gostos, desde o café tradicional, de intensidade 7, até o extraforte, de intensidade 12.
Com mais de 40 anos de tradição, o Café Pilão já recebeu diversos prêmios e se consolidou como uma das marcas mais queridas por quem aprecia uma boa xícara de café. Garanta um café de qualidade, ofereça Café Pilão para os seus clientes!
Tenha a opção de embalagens para viagem
Na correria do dia a dia, nem todo mundo tem tempo para desfrutar de uma xícara de café sentado à mesa. Mas nem por isso as pessoas abandonam o cafezinho.
As cafeterias “to go”, que têm espaço enxuto e oferecem serviço rápido e cafés em embalagens para viagem, se popularizaram muito nos últimos anos e já são um modelo consolidado.
Por isso, não deixe de oferecer para os seus clientes a opção de pedir café em embalagens para viagem. Procure por copos térmicos de materiais como papel, isopor e fibra de bambu, sempre com tampa.
Se o seu cardápio tiver bebidas geladas, elas podem ser servidas em copos plásticos firmes, também com tampa.
Aposte em combos promocionais
Oferecer combos promocionais é bom tanto para quem compra quanto para quem vende - os clientes economizam e seus produtos têm mais rotatividade. Tenha pelo menos duas opções de combos no seu cardápio.
Por exemplo: um combo de café expresso e pão de queijo e outro de cappuccino com uma fatia de bolo. Mas não se preocupe em ter sempre as mesmas opções, você pode variar de acordo com a vitrine do dia.
O legal é que não é preciso ter esses combos no cardápio impresso. Uma solução simples para divulgar os combos é escrever as opções do dia em uma mini lousa e deixá-la à vista dos clientes, no balcão.
Os clientes devem perceber a vantagem financeira de comprar um combo. Seu valor deve ser menor que a soma dos valores dos itens vendidos separadamente. Ofereça um pequeno desconto, compatível com o preço dos seus produtos, e dê preferência a valores arredondados, sem centavos.
Outra dica é aproveitar o potencial de vendas dos combos para oferecer novidades e produtos que não têm tanta saída.
Por exemplo: suponhamos que você trabalhe com dois sabores de bolo: de chocolate e de laranja; e o de chocolate tenha mais procura. Nesse caso, aproveite para inserir o bolo de laranja no combo promocional, já que o bolo de chocolate continuará fazendo sucesso.
Essa é uma forma de aumentar a rotatividade do seu estoque e apresentar novos sabores à clientela.
Mas atenção: um dos produtos do combo deve ser um dos “best-sellers” do cardápio. Combine um produto que é muito vendido com outro nem tanto e crie um combo super vantajoso!
Datas comemorativas, como as festas juninas, por exemplo, também podem inspirar combos promocionais criativos e muito atrativos para incluir em sua cafeteria.
E aí vai uma última dica para criar combos deliciosos: insira receitas com café no seu cardápio!
Bolos, brigadeiros, cookies, tortas e outras sobremesas sabor café podem conquistar ainda mais os apaixonados por café. Clique para conferir quatro deliciosas receitas de sobremesas com café para inovar no seu cardápio.
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