Atualidades

Descubra o que é comfort food e implemente no seu negócio de alimentação

Aconchego à mesa: saiba o que é Comfort Food e aumente suas vendas

Postado em: 19 de May de 2023 às 12:00 Por Redação

E aí, já ouviu falar sobre comfort food

Nos dias atuais, a busca por alimentos que proporcionem conforto e bem-estar emocional tem ganhado cada vez mais destaque. 

Essa tendência gastronômica, conhecida como comfort food, oferece uma oportunidade única para empreendedores no ramo alimentício expandirem suas vendas.

Podemos resumir este conceito de uma maneira que você vai entender rapidinho: "comida afetiva" ou "comida de vó".

Sabe aquele tipo de comida que te faz sentir bem, que te lembra da infância, da família ou de algum momento especial?

Por isso, a Academia Assaí trouxe mais este conteúdo para que você descubra todo potencial do comfort food e como colocar em prática uma ótima estratégia para fidelizar clientes.

O que é comfort food e como incluir no cardápio do seu negócio

Incremente o seu cardápio com a nova tendência comfort food e faça muito sucesso

O comfort food pode ser uma excelente aposta para incrementar o seu cardápio, pois cria uma conexão emocional entre a clientela e o seu estabelecimento.

“Mas como incluir o comfort food no cardápio do meu negócio?”.

Aí vão algumas dicas!

Pesquisa e identificação do público-alvo

Para oferecer um comfort food que agrade os seus clientes, faça uma pesquisa de mercado para identificar quais são os pratos que eles mais gostam e que remetem à sua cultura, sua região ou sua história.

É imprescindível levar em conta a cultura local, os alimentos tradicionais e as preferências dos clientes em potencial. 

Isso permitirá que você adapte seu cardápio de acordo com as demandas e expectativas da sua clientela.

Aposte na simplicidade 

Saiba que o comfort food não precisa ser uma comida exageradamente sofisticada.

Pelo contrário, quanto mais simples e caseiro, melhor! Lembra do que falamos no início do texto sobre parecer aquela deliciosa e inesquecível “comida de vó”?

O importante é que ele tenha sabor, aroma, textura e temperatura que despertem o prazer e o bem-estar. 

Assim, procure usar ingredientes frescos, naturais e de qualidade, e evite excesso de gordura, açúcar ou sal.

Capriche na apresentação 

Mesmo sendo simples, o comfort food pode ser bonito e atrativo. 

Busque utilizar cores, formas e elementos que valorizem o prato e que transmitam aconchego e cuidado. 

Um exemplo: sirva em louças que lembram as de casa, decore com ervas frescas ou frutas, use guardanapos de tecido ou papel estampado etc.

Conte uma história 

Comfort Food é conhecida como comida caseira ou comida de vó

Uma forma de potencializar o efeito do comfort food é contar uma história por trás dele. 

Pode ser a origem da receita, a inspiração para criá-la, uma curiosidade sobre os ingredientes ou um depoimento de alguém que experimentou. Bom, vai da sua criatividade!

E essa história ainda pode ser contada no cardápio, nas redes sociais ou pessoalmente pelo garçom ou pelo chef. 

Dessa maneira, você cria uma identificação e emoção nos seus clientes!

Varie o cardápio

Para não cair na mesmice e manter o interesse dos seus clientes, é interessante variar o cardápio de comfort food de acordo com as estações do ano, as datas comemorativas ou os eventos especiais. 

Como ilustração, no inverno você pode oferecer sopas, caldos e fondues, enquanto no verão você pode apostar em saladas, sanduíches e sorvetes. 

Já no Dia das Mães você pode homenagear as receitas das mães dos seus clientes, entre outras ideias.

E outra: considere incluir versões vegetarianas e veganas de pratos de comfort food no seu cardápio. 

Muitas pessoas estão optando por uma alimentação mais consciente, e oferecer opções sem ingredientes de origem animal pode atrair um novo segmento de clientes.

Por fim, a tendência da comfort food oferece aos empreendedores no ramo alimentício uma oportunidade emocionante de ampliar suas vendas e atrair uma base de clientes fiel.

Seguindo essas dicas que trouxemos, você pode incluir o comfort food no cardápio do seu negócio e aproveitar os benefícios dessa tendência que veio para ficar. 

Lembre-se de que o comfort food é mais do que uma comida, é uma experiência que envolve sentimentos, memórias e afetos. 

Por isso, ofereça um comfort food que abrace para se destacar no mercado e conquistar o coração (e o paladar) de todos os seus clientes!

Ah, já estava quase indo embora, né? 

Além disso, se você é um empreendedor que deseja aprimorar suas habilidades na área da comfort food, não deixe de explorar os cursos online e gratuitos oferecidos pela Academia Assaí

Com uma variedade de opções de capacitação, esses cursos oferecem conhecimentos práticos e dicas valiosas para aprimorar suas técnicas culinárias, desenvolver novas receitas e aperfeiçoar a gestão do seu negócio gastronômico. 

Aproveite essa oportunidade de aprendizado para impulsionar sua jornada neste segmento e conquistar ainda mais sucesso em seu empreendimento de alimentação!