Empreendedorismo

O que é o conceito grab and go - Academia Assaí

Grab and Go: descubra como adotar este conceito no seu negócio

Postado em: 21 de July de 2023 às 11:00 Por Redação

Se você acompanha o cenário alimentício, sabe que ele tem evoluído constantemente com a busca por soluções mais práticas e ágeis para atender às necessidades dos consumidores modernos. 

Inclusive, uma dessas tendências é o Grab and Go, que oferece aos clientes uma forma rápida e conveniente de adquirir alimentos, sem a necessidade de longas esperas ou refeições tradicionais em restaurantes. 

Para quem empreende com alimentação, adotar o conceito grab and go pode ser uma estratégia poderosa para impulsionar o negócio e atender às demandas da clientela atual, que se tornará fiel ao final deste processo.

Fique conosco, pois vamos explicar o que é o conceito grab and go e como você pode implementá-lo com sucesso em seu estabelecimento!

O que é "Grab and Go"?

Pote de frutas cortadas "grab and go" - Academia Assaí

Grab and Go é um termo em inglês que significa "pegue e leve"

É uma tendência mundial de consumo de alimentos que visa oferecer praticidade, rapidez e conveniência para os consumidores. 

Basicamente, consiste em disponibilizar produtos prontos para o consumo, embalados individualmente ou em porções, que podem ser facilmente pegos e levados pelos clientes, sem a necessidade de esperar pelo preparo ou pelo atendimento.

Esse tipo de serviço é ideal para quem tem uma rotina corrida e busca uma alimentação rápida, mas sem abrir mão da qualidade e da variedade. 

Alguns exemplos de produtos que podem ser oferecidos no formato grab and go são: 

  • Sanduíches
  • Saladas
  • Wraps
  • Sucos
  • Frutas
  • Iogurtes
  • Bolos
  • Salgados

Quais são as vantagens do "Grab and Go" para o seu negócio

Adotar o conceito grab and go no seu negócio pode trazer muitos benefícios, tanto para você quanto para os seus clientes. Veja alguns deles:

Aumento das vendas

Ao adotar o grab and go, você pode reduzir o tempo de espera dos clientes, já que eles não precisam aguardar pela preparação das refeições. 

Isso aumenta a rotatividade e a satisfação do cliente, além de atrair consumidores com uma agenda apertada.

Oferecer produtos prontos para o consumo, pode atrair mais clientes que buscam praticidade e agilidade na hora de se alimentar. 

Além disso, você pode aproveitar o espaço da sua loja para expor mais produtos e estimular as compras por impulso.

Redução de custos

Com o grab and go, você pode otimizar os processos de produção, evitando o desperdício de alimentos e reduzindo os custos de mão de obra. 

A preparação antecipada dos alimentos permite melhor planejamento e controle dos insumos.

Ao reduzir o tempo de preparo e o atendimento dos produtos, você pode economizar com mão de obra, energia elétrica, gás e outros insumos. 

Fidelização dos clientes

Ao oferecer produtos de qualidade, variedade e conveniência, você pode conquistar a confiança e a preferência dos seus clientes. 

Aliás, você pode criar um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes e se destacar no mercado.

Diversificação de Produtos

O grab and go permite que você crie opções de refeições mais diversificadas e adaptadas às preferências dos clientes. 

Por isso, você pode explorar a venda de produtos adicionais, como bebidas, sobremesas e snacks.

Como implantar o conceito "Grab and Go" no seu negócio

Alimentos bem embalados "grab and go" - Academia Assaí

Se você ficou com interesse em aderir ao conceito grab and go no seu negócio, saiba que não é difícil. Basta seguir algumas dicas simples:

Escolha do cardápio adequado

Analise o perfil dos seus clientes e o tipo de produto que eles mais consomem.

Com base na pesquisa, crie um cardápio variado com opções práticas para consumo imediato. Lanches, saladas, wraps, sanduíches e refeições em porções individuais são ótimas opções para começar.

Dito isso, evite produtos que possam vazar, amassar ou estragar facilmente!

Invista na embalagem

A embalagem é um elemento fundamental para o sucesso do seu produto. 

Ela deve ser prática, higiênica, segura e atrativa. Escolha materiais que protejam o produto, facilitem o transporte e valorizem a sua marca. 

Não se esqueça de colocar informações importantes no rótulo como: nome do produto, data de validade, ingredientes, valor nutricional, etc.

Crie um espaço exclusivo

Reserve um espaço na sua loja para expor os seus produtos grab and go. Escolha um local de fácil acesso, visível e iluminado. 

Utilize equipamentos adequados para conservar os produtos na temperatura ideal. Organize os produtos por categorias e preços. 

Aqui, vale usar cartazes, etiquetas e displays para chamar a atenção dos clientes, viu?

Divulgue o seu serviço

Faça uma boa divulgação do seu serviço grab and go

Para isso, você pode utilizar as redes sociais, os panfletos, os cartões fidelidade e outros meios para comunicar os seus clientes sobre as vantagens e as novidades do seu serviço. 

Ah, e criar promoções, combos e descontos para incentivar as compras também é uma ótima estratégia para divulgação.

Monitore os resultados

Por fim, acompanhe de perto o desempenho do seu serviço grab and go

Verifique o volume de vendas, o giro dos produtos, o feedback dos clientes, o lucro obtido, etc. Faça ajustes e melhorias sempre que necessário!

Agora que você já sabe como implantar o conceito grab and go no seu negócio, que tal colocar em prática e ver os resultados? Tenho certeza que você vai se surpreender!

Ao adotar esse conceito, você pode se beneficiar de maior agilidade no atendimento, redução de custos operacionais, diversificação de produtos e, consequentemente, aumento da satisfação e fidelização do cliente.

Se você quiser saber mais sobre este e outros assuntos relacionados ao empreendedorismo de alimentos, continue acompanhando o blog da Academia Assaí!

Até a próxima!