Empreendedorismo

dia da confeiteira andreia pessoa presidente prudente

Confeitaria afetiva: história e dicas da empreendedora Andreia Pessoa

Postado em: 02 de January de 2024 às 12:20 Por Redação

Neste dia 2, comemoramos o dia do Confeiteiro. Uma data especial para a Academia Assaí, porque, além de parabenizarmos todos aqueles que enchem nosso coração de afeto, mostramos empreendedores desse nicho, como a Andreia Pessoa, de Presidente Prudente, São Paulo.

Conversamos com a confeiteira que compartilhou conosco suas deliciosas criações, os desafios e a paixão que impulsionaram sua trajetória na arte da confeitaria.

Início da Jornada: do bolo familiar à pronta entrega

A história de Andreia na confeitaria começou de forma simples, no meio de sua jornada acadêmica em Gastronomia, no ano de 2015. 

O primeiro capítulo dessa doce narrativa começou com bolos de aniversário feitos para a família, uma paixão que rapidamente se tornou um negócio. 

O desejo de compartilhar o sabor levou à introdução de bolos em fatias, proporcionando uma oportunidade para todos degustarem suas criações.

Atualmente, a confeitaria de Andreia oferece uma variedade de doces, disponíveis para pronta-entrega de terça a domingo, conquistando paladares e corações na região de Presidente Prudente.

 

Desafios na confeitaria

Ao empreender no mundo da confeitaria, Andreia enfrentou o desafio de construir seu próprio marketing e conquistar a fidelidade dos clientes.

Destacou a importância de investir para que o cliente não apenas compre, mas também se torne fiel, um desafio que, segundo ela, é superado com carinho e dedicação em cada etapa do processo.

Questionada sobre como lida com a concorrência, Andreia ressalta a importância de oferecer mais do que produtos, mas sim experiências afetivas. “Preparamos com carinho desde a compra dos insumos, até o fechamento da embalagem. Não quero apenas levar doces, quero ser uma boa lembrança”.

A dica de ouro da Andreia são as redes sociais, que desempenham um papel crucial na jornada de todo confeiteiro que deseja dar mais visibilidade ao seu trabalho e alcançar novos clientes. 

Já que o delivery é a principal forma de distribuição, a confeiteira utiliza essas plataformas para criar desejo, chamar atenção e impulsionar suas vendas, destacando a importância do marketing online em todas as áreas do negócio.

Para Andreia, além de serem suas plataformas de venda, as redes sociais também são uma fonte de inspiração. 

O constante aprendizado provém de programas de culinária e da comunidade online. “Busco muito pela internet e programas de culinária”, complementa.

 

Reconhecimento a uma profissão adocicada

Andreia enfatiza a importância do Dia do Confeiteiro, uma data especial que reconhece e celebra o trabalho árduo, o estudo e o carinho dedicados a levar felicidade através dos doces. 

“Muitas vezes, pessoas da cozinha não são reconhecidas por todo trabalho que temos. São horas e horas em pé por dia, todo preparo de cada etapa até o resultado final. Acho que ter um dia é ser reconhecido por um trabalho tão lindo”, destaca.

Ao relembrar um desafio superado, Andreia destaca o difícil equilíbrio entre o empreendedorismo e a vida pessoal. 

Contudo, uma palavra de incentivo de um cliente, elogiando seu bolo como o melhor que já provou, serviu como motivação para seguir em frente, mostrando que cada esforço vale a pena.

“Uma vez, quando ainda fazia minhas próprias entregas, um cliente me disse: olha, eu já experimentei bolos de muitos lugares, até fora do Brasil, e o seu é o melhor.”

andreia pessoa dia da confeiteira presidente prudente

Simplicidade, criatividade e inovação como tendências na confeitaria

Gerenciar eficientemente um negócio de confeitaria enquanto nutre a criatividade é um desafio que Andreia enfrenta com maestria.

Utilizando aplicativos e planilhas essenciais para a gestão, a confeiteira separa cuidadosamente seu tempo entre tarefas administrativas e a arte de criar novos doces.

No que diz respeito às tendências na confeitaria, Andreia aposta na simplicidade e na qualidade. Acredita que os doces mais tradicionais, bem feitos e criativos nunca saem de moda, e acredita que esses elementos serão a chave para o sucesso em 2024.

Para aqueles que aspiram seguir os passos de Andreia, a confeiteira oferece conselhos valiosos: “Nunca desista do que você quer, faça cursos, estude, não perca nenhuma oportunidade. Hoje em dia, temos tantos métodos para aprender, não pare. Você pode e consegue. Lembre-se sempre o porque começou e tenha ao seu lado pessoas para te motivar e te apoiar.”

A história de Andreia Pessoa é uma inspiração tanto para os amantes de doces, como para todos os empreendedores que buscam transformar paixão em negócio, criando não apenas produtos, mas experiências incríveis para seus clientes. 

Sua confeitaria afetiva é mais do que um local de doces: é um espaço onde o carinho e a dedicação transformam cada mordida em uma doce memória.