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De olho no relógio: gestão inteligente do tempo

Postado em: 11 de June de 2019 às 14:43 Por Redação

Consultor dá dicas sobre gestão inteligente do tempo para equilibrar vida pessoal e vida profissional

Anos atrás, Henri Cardim, hoje consultor empresarial, não entendia como alguns colegas e parceiros comerciais conseguiam equilibrar os compromissos profissionais com momentos de descanso e lazer.

Estressado, acima do peso e sem tempo para nada, decidiu estudar maneiras de organizar a agenda e equilibrar vida pessoal e profissional. Depois de se aprofundar em leituras, que envolveram até os métodos do presidente norte-americano Benjamin Franklin, Cardim percebeu que, em qualquer profissão, é possível gerenciar melhor o tempo, desde que as prioridades sejam definidas de forma correta.

Hoje, o assunto é um dos temas que o consultor mais aborda em palestras e reuniões com clientes. Confira a conversa da revista Assaí Bons Negócios com Henri Cardim sobre como se organizar melhor e cuidar bem do próprio tempo!

Revista Assaí Bons Negócios: Qual é a importância de gerenciar bem o tempo para aumentar a produtividade?

Henri Cardim: Sempre ouvimos a frase “tempo é dinheiro”, mas isso não é verdade. Quando você perde algo material, você ainda tem a possibilidade de comprar novamente. Bens não duráveis podem ser repostos. Agora, quando você perde tempo, perde vida. O tempo passa e acaba. A importância do tempo, então, é você ganhar mais vida, e não perdê-lo com atividades improdutivas. A vida é contagem regressiva e é necessário ter respeito por esse bem, que não é reposto. No caso de empreendedores, o maior desafio é entender isso. Quando alguém compreende essa lógica, muda o comportamento e as escolhas de como gastar o tempo.

RABN: Quais são os primeiros passos para organizar as atividades do dia a dia?

HC: O primeiro passo é entender a diferença entre os conceitos de “urgente” e “importante”. “Urgente” é aquilo que exige um prazo e “importante” é o que tem relevância na sua vida ou no seu negócio. Quando eu sei que tenho um prazo para algo, sei que aquilo é urgente. Mas, se eu tenho duas tarefas com um prazo similar, eu verifico qual delas é mais importante para minha vida ou para o meu negócio naquele momento. A regra é esta: definir o que é urgente e depois definir o que é importante. O empreendedor de sucesso é o sujeito que toma a decisão de priorizar as atividades que sabe que terão algum reflexo positivo em sua vida e em seu negócio.

RABN: De que forma o proprietário de um empreendimento pode organizar melhor as tarefas que tem pela frente?

HC: Ter uma agenda é fundamental. Não existe na história um empresário que tenha sucesso sem uma agenda, que pode ser de papel, eletrônica ou digital. Para se organizar, sugiro usar as cores do semáforo. Aquilo que for muito importante naquele dia coloca em vermelho. O menos urgente fica em amarelo. E as tarefas pouco importantes você pode colocar em verde. Assim, é possível priorizar as atividades fundamentais e terminar o dia com uma sensação de dever cumprido.

RABN: No caso de quem está à frente de um negócio, quais pequenos hábitos podem ser inseridos na rotina para fazer a diferença na gestão do tempo?

HC: O ser humano é feito de corpo e mente. Se o corpo está cansado, a mente não funciona. É imprescindível cuidar disso. Sem saúde, você não faz nada. É por isso que os empreendedores de sucesso sempre dedicam tempo para uma atividade física. O empresário que cuida do corpo rende mais.

RABN: Como é possível conciliar projetos pessoais com o gerenciamento de um negócio?

HC: Para ter uma vida de qualidade com a família e com os amigos, respeitando o próprio corpo e o próprio espírito, é importante se organizar, porque eu acredito que para tudo há tempo. O principal desafio é saber fazer escolhas melhores. É muito parecido com a alimentação. Eu sei o que eu preciso comer para ter uma alimentação e um corpo mais saudáveis, mas é preciso fazer a escolha certa na hora em que decidir o que comer. Também sempre digo que é preciso saber falar “não”. Ser empreendedor é tomar decisões e tomar uma decisão significa abrir mão de algo. Em determinados momentos, será preciso dizer “não” para clientes e compromissos e dizer “sim” para você e para a sua espiritualidade.

Organize-se!

Aplicativos e outras ferramentas digitais podem dar uma mãozinha na hora de gerenciar melhor o próprio tempo. Confira algumas dicas!

Trello

Com versões gratuitas e pagas (premium), é um dos principais aplicativos para a organização de projetos. Pode ser utilizado também para organizar trabalhos em equipe, adicionando outros usuários.

Google Agenda

O Google, uma das maiores empresas do planeta, não brinca em serviço e criou essa excelente ferramenta de agenda gratuita com várias funcionalidades. A agenda é perfeita para uso no smartphone!

Microsoft Outlook

O popular serviço de e-mail da Microsoft está remodelado e conta com diversas ferramentas para organizar compromissos e tarefas.

Wunderlist

Trata-se de um gerenciador de tarefas completo, com interface agradável e intuitiva. Além disso, a maioria dos recursos para uso individual é gratuita!

“É fundamental, todos os dias, reservar entre 5 e 15 minutos para analisar a agenda, ver o que deu certo, passar o que não deu tempo de fazer para o outro dia e planejar o dia seguinte”, ressalta Henri Cardim.

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