Tecnologia

Conheça boas práticas para utilizar a lista de transmissão do whatsapp business no seu negócio

WhatsApp Business: como criar listas de transmissão e boas práticas

Postado em: 08 de Fevereiro de 2023 às 13:01 Por Redação

Ter o WhatsApp neste momento é estar onde o cliente está. Seus mais de 2 bilhões de usuários ativos são motivo suficiente para utilizá-lo como canal de comunicação. Daí, surgem as listas de transmissão!

Para isso, o aplicativo versão Business conta com diversas funcionalidades que facilitam o trabalho das marcas nesse fluxo de informações entre o seu micro/pequeno negócio e o consumidor final.

Você pode imaginar enviar uma “infinidade” de mensagens para seus clientes com apenas alguns cliques? Pois é!

Se a grande dúvida é sempre como chegar ao cliente da forma mais eficaz, o WhatsApp Business veio para se tornar o seu melhor aliado na hora do marketing e das vendas. 

Possuir uma lista de transmissão integrada no WhatsApp Business economiza tempo e recursos, reduz a margem de erros e melhora a comunicação com o seu público-alvo.

Exemplo: você tem uma confeitaria e quer passar o recado para sua clientela sobre promoções, descontos entre outras novidades. 

Basta continuar lendo o conteúdo da Academia Assaí para saber como criar uma lista de transmissão do WhatsApp Business e quais são as melhores práticas dessa funcionalidade.

O QUE É “LISTA DE TRANSMISSÃO” DO WHATSAPP?

A lista de transmissão do WhatsApp Business nada mais é do que uma lista dos seus contatos do WhatsApp. 

Por meio dela, você poderá lançar ofertas, informações sobre seu catálogo de produtos, tirar dúvidas e muito mais de forma simultânea.

Porém, vale ressaltar uma informação importante: as mensagens enviadas por você só serão entregues aos destinatários (clientes) que tenham o seu número salvo na agenda.

O motivo é que o WhatsApp Business quer evitar possíveis spams ou informações irrelevantes para seus usuários.

PASSO A PASSO: COMO CRIAR UMA LISTA DE TRANSMISSÃO

Vamos aos passos a seguir para criar uma lista de transmissão no WhatsApp Business:

1. Entre na aba de bate-papo do WhatsApp Business;
2. Selecione o símbolo de três pontinhos verdes (“Mais opções”);
3. Clique em “Nova transmissão”;
4. Pesquise por nome ou selecione os contatos que deseja incluir na lista;
5. Por fim, toque no “visto verde”.

Pronto! Agora você pode enviar sua primeira mensagem para esta lista de transmissão do WhatsApp.

Da próxima vez que você quiser escrever para eles, não precisará mais fazer esse processo. Basta pesquisar na lista e divulgar a sua mensagem.

Ah, uma dica: antes de criar as listas de WhatsApp para falar com seus clientes, é preciso segmentar o seu público. Você sabe que enviar a mesma coisa para todos os seus contatos não é nada eficiente, né?

Para isso, você conta com os rótulos do WhatsApp Business, que são nada mais que etiquetas para cada categoria de clientes que o seu empreendimento possui.

Dessa forma, você pode refinar ainda mais o tipo de informação que envia para cada um e processar suas respostas mais rapidamente.

BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DA LISTA DE TRANSMISSÃO 

Você poderá tirar o melhor desta ferramenta levando em conta alguns aspetos importantes. Se liga:

  • A conta comercial deve ter todas as informações relevantes e transparentes do seu negócio. Assim, os clientes se sentirão seguros das mensagens que você envia;
  • Os contatos devem ser adicionados com base no interesse, pois assim receberão mensagens segmentadas e relacionadas ao seu interesse;
  • Não abuse da automação ou no número de mensagens, uma vez que pode levar a uma rejeição do usuário pedindo para ser retirado da lista;
  • E se um usuário pedir para ser retirado da lista de transmissão do whatsapp, simplesmente faça. Não cumprir o solicitado pode causar reclamações que geram a perda da sua conta.

Por outro lado, confira aqui alguns bons exemplos de como você pode usar as listas de transmissão em seu negócio:

  • Lançar um novo produto: aproveite que você tem todos aqueles leads concentrados e classificados no aplicativo.
  • Comunique uma oferta: pode ser geral ou direcionada a um segmento específico porque você detectou que determinados contatos estão prestes a ganhar doces e um desconto os ajudaria a decidir.
  • Apresentar conteúdos publicados recentemente em seu blog ou redes sociais; seria uma pena perder este canal de transmissão.
  • E lembre-se: no caso das listas, as respostas chegarão até você em um chat privado. Aproveite para refinar sua segmentação e reforçar o engajamento falando com o cliente cara a cara.

Agora que você já sabe como criar uma lista de transmissão do WhatsApp Business, para que servem e suas melhores práticas, basta decidir se vai utilizá-la em seu negócio.

O que você precisa ter de maneira clara é que o WhatsApp Business é um valioso canal de comunicação com o seu cliente. Então, é fundamental ter atenção e responsabilidade para cuidar do seu cliente, ok?

Gostou desse conteúdo da Academia Assaí? Esperamos que sim! 

Compartilhe nas suas redes sociais para que mais empreendedores saibam dos benefícios e impacto da lista de transmissão nos avanços do negócio!

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