NegóciosEmpreendedor
Cultura Maker: o que é e qual é a sua relação com o empreendedorismo?
Postado em: 21 de Maio de 2018 às 17:56 Por Redação
Saiba mais sobre a Cultura Maker e o quanto ela é importante para o empreendedorismo
A Cultura Maker é um movimento que está em alta. No entanto, muitas pessoas não sabem do que se trata. Para esclarecer suas dúvidas, o Blog Academia Assaí Bons Negócios explica como funciona o movimento e como aplicá-lo no seu negócio.
O que é a Cultura Maker?
A Cultura Maker, ou simplesmente “fazedores”, tem como princípio a ideia do “Do It Yourself”. O DIY foi originado em crises econômicas pós-guerra nos anos 50, teve grande popularidade nos Estados Unidos, e consiste em criar peças e objetos personalizados, onde os projetos e reparos são feitos com os materiais disponíveis, sem exageros e sempre dispensando a industrialização, ou seja, feitos à mão.
Ambos os movimentos focam na ação e na prática, em vez de no excesso de conceitos. No Brasil, o movimento não é muito conhecido, mas o interesse pela Cultura Maker aumenta cada vez mais devido à sua grande poplaridade em redes sociais e vídeos, tornando o movimento uma megatendência no ramo da educação, da tecnologia e do empreendedorismo.
Cultura Maker e o empreendedorismo
Se tem uma coisa pela qual os empreendedores são reconhecidos, é por colocarem a mão na massa. Tirar as coisas do papel e fazer acontecer é algo característico dos empreendedores e do movimento Maker.
Dessa forma, a Cultura Maker é um ótimo jeito de gerar oportunidades para os novos e antigos empreendedores. Você pode aprender a desenvolver novos produtos procurando inspirações na área, como na revista Make e nas feiras do movimento, como a Maker Faire.
Existem também espaços makers compartilhados, em que você pode usar ferramentas e encontrar pessoas da área. Além disso, você também pode participar de palestras, cursos e oficinas para se capacitar cada vez mais. Alguns dos MakeSpaces mais populares no Brasil são o Oficina Lab (São Paulo), FAZ (Belo Horizonte) e Área 21 (São Paulo)
Outro facilitador para encontrar pessoas que são adeptas ao movimento, são os grupos de facebook. Neles você pode encontrar inspirações e criar contatos.
Porque investir na Cultura Maker?
Com a sua popularidade crescendo, o movimento Maker é uma grande aposta para empreendedores. A aposta é que essa cultura de "faça você mesmo" cresça cada vez mais com a inovação da tecnologia (como as impressoras 3D). Dessa forma, o movimento tende a se tornar um patamar comum para o futuro, onde a maioria das empresas terão que se adaptar para atuar no ramo. E porque não começar a se adaptar desde agora?
Gostou desta matéria? Então compartilhe-a! E, para mais conteúdo exclusivo, acesse o Blog Academia Assaí Bons Negócios. Estar com você, esse é o nosso negócio.