DicasEmpreendedor
Receitas juninas para vender: veja como aproveitar
Postado em: 13 de Junho de 2018 às 18:26 Por Redação
Dicas de como preparar o seu negócio com receitas juninas para vender e renovar o seu cardápio.
Os arraiás são um prato cheio para quem quer renovar o cardápio com receitas juninas para vender e alavancar o negócio nesse período. Por isso, resolvemos dar algumas dicas do que você pode preparar para surpreender os clientes e aumentar os pedidos sob encomenda – ou de venda imediata – na temporada de festas juninas pelo Brasil.
BOLO FIT DE PAÇOCA
Se o seu negócio é a venda de bolos, aproveite a temporada para inovar com sabores característicos das festas juninas. E quem disse que arraiá não pode ser leve? Para os mais regrados com a dieta, separamos uma receita imperdível de bolo fit de paçoca. Anote o que vai na mistura:
INGREDIENTES
4 ovos
2 sachês de adoçante em pó
½ xícara (100 ml) de óleo de girassol
½ xícara (100 ml) de leite desnatado
¾ de xícara (150 ml) de farinha integral
4 colheres de pasta de amendoim integral
2 colheres (chá) de fermento
Manteiga e farinha para untar
1 xícara (100g) de amendoim torrado sem casca
MODO DE PREPARO
Bata todos os ingredientes, menos o fermento, no liquidificador ou peneire a farinha e coloque tudo na batedeira. Depois que a massa estiver bem homogênea, acrescente o fermento e misture levemente com uma colher ou garfo. Para intensificar o sabor, pique os 100g de amendoim e coloque na massa para sentir os pedaços a cada mordida.
Pré-aqueça o forno a 200ᵒC e unte uma forma com furo no meio. Em seguida, despeje a massa na assadeira e leve para assar por, em média, 35 minutos. Espete com um palito para verificar se a massa está sequinha e sirva com café preto sem açúcar ou adoçante!
DOCE DE ABÓBORA COM COCO
Cremoso, doce e perfumado. O doce de abóbora já é tradicional nas festas pelo Brasil, em formato de coração e em diversos arraiás. Aqui, vamos ensinar a versão de colher, que também é uma delícia e você mesmo pode fazer para vender.
INGREDIENTES
1 abóbora grande
½ kg de açúcar
1 xícara de água
Canela em pau
½ xícara de cravo-da-índia
1 xícara de coco ralado
MODO DE PREPARO
Para fazer o seu doce de abóbora, você vai precisar descascá-la e cortá-la em cubos menores para acelerar o tempo de cozimento. Em uma panela, coloque a abóbora e o açúcar e tampe. Ela costuma soltar bastante água, mas, se você vir que o cozimento não está rendendo tanto, adicione um pouco d’água para aumentar o tempo na panela sem queimar o açúcar. Coloque o cravo e a canela para pegar gosto.
Assim que a abóbora estiver desmanchando e o caldo tiver engrossado, adicione o coco ralado e misture bem. Deixe mais alguns minutos no fogo até incorporar bem e desligue. Reserve em uma travessa de vidro e espere esfriar. Coloque na geladeira e sirva no dia seguinte para realçar o sabor.
COCADA MOLE
Um doce bom de mordiscar e de dar água na boca! A cocada é uma receita que leva poucos ingredientes, mas o sabor é incrível e marcante.
Na época de festa junina ela ganha ainda mais admiradores e pode ser um ótimo negócio para você preparar recheios de bolos ou doces de arraiá. Que tal uma versão diferente e igualmente gostosa de cocada? Então, vamos aaos ingredientes da cocada mole:
INGREDIENTES
3 xícaras de chá de coco fresco ralado
3 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de água
Cravos-da-índia a gosto
MODO DE PREPARO
Comece colocando a água e o açúcar para reduzir e formar uma calda em ponto de fio. Assim que ela estiver na espessura certa, acrescente o coco, o cravo e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Coloque em potinhos ou porções individuais e sirva frio. Você pode utilizar a cocada mole para cobrir bolos também: fica uma delícia e a decoração é incrível.
PAMONHA RECHEADA COM COCO
Gosta de pamonha? Então, vamos à receita de pamonha de travessa para você se deliciar nas festas juninas deste ano!
INGREDIENTES
3 latas de milho escorrido
2 xícaras (chá) de açúcar
1 garrafa de leite de coco (200ml)
2 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
1 pitada de sal
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
Açúcar e canela em pó a gosto para polvilhar
1 xícara (100 g) coco fresco ralado ou em lascas
MODO DE PREPARO
Bata o milho, os ovos, o leite de coco, e a margarina no liquidificador para obter uma mistura homogênea. Se preferir, triture o milho primeiro e coe para retirar as casas. Em seguida, adicione o sal, o açúcar e a farinha para dar a consistência ideal da pamonha e bata um pouco mais. Por último, adicione o fermento misturando levemente. Unte uma travessa, preferencialmente de vidro, com margarina.
Coloque metade da massa na forma e adicione o coco fresco para dar frescor e crocância à receita. Adicione o restante da massa e tampe o recheio da pamonha. Leve ao forno pré-aquecido a 180ᵒC por aproximadamente 20 minutos. Depois de cozida, espere esfriar e coloque na geladeira para acentuar o sabor. Sirva com canela e açúcar polvilhado por cima.
TORTA DE CACHORRO-QUENTE
Uma torta de liquidificador deliciosa com a base de um dos pratos típicosde festa junina: o cachorro-quente! Há uma infinidade de combinações com os ingredientes do hot dog, mas esta é uma das que mais podem ser interessantes para o seu negócio na hora de vender. Acompanhe a receita!
INGREDIENTES
12 salsichas
4 ovos
1 e ½ xícara de chá de leite integral (300 ml)
1 xícara de chá de óleo
2 xícaras de chá de farinha de trigo (220g)
1 pitada de sal
1 xícara de salsinha e cebolinha
1 xícara de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de fermento em pó
Manteiga e farinha para untar
MODO DE PREPARO
Coloque todos os ingredientes da massa para bater no liquidificador, os líquidos antes, os sólidos depois. Tampe e misture bem para a massa ficar lisa e homogênea. Enquanto isso, corte as salsichas em pedaços menores e tempere como quiser, com salsinha, cebolinha e outras ervas.
Depois de untar a fôrma, coloque um pouco de massa para montar a base da sua torta de cachorro-quente, as salsichas no meio e mais uma camada de massa para finalizar. Cubra com queijo ralado e coloque no forno para dourar. O tempo de assar varia de 30 a 45 minutos (você pode espetar um palito para ver se a massa já está no ponto).
Retire do forno e espere esfriar. Corte em quadrados e sirva fria, como uma boa torta de cachorro-quente de liquidificador deve ser!
Se você é autônomo ou microempreendedor, vai aproveitar a temporada junina para conquistar mais clientes. Conte com essas receitas para aprimorar o cardápio, surpreender nas encomendas ou na vitrine.
Para essas e mais alternativas de ganhar dinheiro com o seu negócio, continue lendo o Blog Academia Assaí Bons Negócios e siga nossas dicas de empreendedorismo ao pé da letra!