NegóciosEmpreendedor
Curiosidade: principais erros de quem tem um pequeno negócio
Postado em: 04 de Outubro de 2018 às 19:13 Por Redação
Dicas para não cometer erros no seu pequeno negócio.
O dia a dia de quem empreende é uma caixinha de surpresas, mas parece ser sempre bastante dinâmico e cheio de altos e baixos. Esse dinamismo todo pode fazer com que muitas das atitudes e decisões sejam tomadas sem pensar, o que acaba virando uma grande dor de cabeça mais pra frente.
E para que você se atente à essas situações, e possa evitá-las, separamos os cinco principais erros que muitos microempreendedores cometem no cotidiano dos seus negócios. Confira só:
#1 - Não atribuir tarefas
Um erro bastante comum que empreendedores cometem é pegar todas as demandas para si. Como resultado certeiro disso, temos o estresse e a frustração de não ter concluído todas as atividades. Portanto, se você tem um sócio ou funcionários, delegue tarefas para eles. Desse modo você poderá fazer suas demandas sem correria e também terá tempo para sua família e amigos.
Se você trabalha sozinho ou sozinha, a ideia é realizar um planejamento de atividades, priorizando aquelas que precisam ser realizadas de modo urgente.
#2 - Esquecer do cliente
Seus clientes são a principal razão do seu negócio continuar em pé, não é mesmo? Então, mesmo que você tenha muitas tarefas para concluir em seu dia a dia, dedique tempo a eles. Assim, eles se sentirão bem acolhidos por você e continuarão a comprar seus produtos ou solicitarem seus serviços. Afinal, você não desejaria que seu cliente saia por aí falando que foi mal entendido, né?
#3 - Não prestar atenção na gestão financeira
Uma boa saúde financeira do negócio é fundamental. Arcar com gastos desnecessários ou não saber quais são os gastos pode ser um grande problema para o seu empreendimento. É necessário, então, entender como funcionam os fluxos de caixa, o capital de giro ou qualquer assunto que envolva números e dinheiro.
É o dinheiro do seu empreendimento que está em jogo, portanto preste atenção nele. Outro erro comum é não separar o seu dinheiro pessoal do dinheiro do negócio. Para resolver este problema, o ideal é manter as contas separadas, isto é, não misturar de jeito nenhum o dinheiro da sua conta como pessoa física com o da sua conta como pessoa jurídica.
Vale até usar duas carteiras quando for ao supermercado! O importante é saber de onde é cada valor.
#4 - Ignorar o poder das redes sociais
As redes sociais são grandes aliadas. Utilize-as de maneira sábia e terá um bom retorno. Lembre-se: com certeza um grande número dos seus clientes estão conectados à internet, então, chamar a atenção deles, seja por meio de promoções, conteúdo ou qualquer outra ação, é fundamental. Além disso, você pode impulsionar suas vendas - alcançando mais gente - com baixo investimento.
#5 - Desistir nas primeiras dificuldades
Não é porque seu negócio está passando por alguma dificuldade que será sempre assim. Como dito anteriormente, as dinâmicas dos empreendimentos variam muito de momento a momento. Um meio para contornar as dificuldades é manter o foco e adotar algumas ações te auxiliarão nessas situações, sejam elas de gestão de pessoas e recursos ou até mesmo mudanças de comportamentos.
É certo que alguns erros sempre aparecerão no meio do caminho, mas não é necessário se desesperar diante deles. Alguns desses erros podem ser prevenidos com capacitações e com a busca de conhecimento. Aqui na Academia Assaí Bons Negócios você encontra muito conteúdo bacana que te ajudará a entender mais sobre o seu negócio. Não deixe de aproveitar!