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5 dicas para fidelizar clientes depois da Black Friday
Postado em: 04 de Dezembro de 2018 às 16:42 Por Redação
Depois que a Black Friday (período de grandes descontos e agitação do varejo) acabou, é hora de fidelizar clientes para dar mais destaque ao seu negócio!
Você pode desenvolver estratégias de relacionamento com o cliente para continuar vendendo bem durante o ano todo.
Confira 5 dicas importantíssimas para não deixar seus clientes escaparem!
Saiba como aproveitar o pós-venda e fidelizar clientes para o seu negócio
#1 Pós-venda
Não é só de vendas que o comércio é feito. Depois que o cliente sai da loja, é importante fazer com que ele volte. E isso depende muito da estratégia de pós-venda.
Se ele voltar, significa que gostou do seu serviço, o produto era bom, foi bem atendido, gostou do ambiente, encontrou o que precisava e ainda pagou de forma justa. O pós-venda é a forma de lidar com o seu cliente após a compra.
Por isso, invista em um bom atendimento e procure saber como está sendo a experiência dele com o seu produto.
Continue enviando promoções a ele, pergunte como foi a compra, lembre-se do seu aniversário e mantenha-o em sua rede de contatos para mostrar que ele é um cliente especial.
Assim, sempre que precisar de um produto ou serviço que a sua loja oferece, ele vai se lembrar de você!
#2 Relacionamento
Ter um bom relacionamento com o cliente é, muitas vezes, o que faz a diferença. Assim, se ele encontrar o mesmo produto em outra loja, com preço atrativo, porém sendo mal atendido, ele vai preferir a sua oferta!
Isso não significa necessariamente ser amigo do cliente, mas estar próximo e mostrar-se sempre disponível para que ele perceba sua preocupação em oferecer o melhor. Dessa forma, há grandes chances de ele sair satisfeito do seu comércio e repassar o seu contato para outras pessoas.
#3 Divulgação
Continue divulgando seus produtos, fazendo propaganda do seu negócio e oferecendo coisas novas. Só assim seu cliente vai ouvir falar de você com mais facilidade.
Uma maneira de divulgar as novidades da sua loja é manter as redes sociais atualizadas, com fotos de mercadorias que chegaram, promoções especiais em determinado período e mostrar o dia a dia do seu comércio.
Essa é uma maneira de se aproximar dos seus clientes e deixá-los por dentro de tudo o que acontece para que eles não percam de vista o seu negócio.
Cuide sempre da apresentação dos seus produtos, da limpeza e da organização da loja e do treinamento dos funcionários. Isso também pode mudar a visão que as pessoas têm do seu empreendimento e fazer com que queiram, cada vez mais, frequentar o seu ponto de venda.
#4 Atualização
Mesmo com o fim da Black Friday, é importante manter os preços do seu negócio competitivos e ficar de olho no mercado para oferecer a melhor oferta, independentemente da época.
Pesquise sempre e não deixe que a concorrência saia na frente. Pergunte ao seu cliente o que ele deseja, se tem sugestões de melhoria ou peça para ele contar como está a atividade dos outros comerciantes.
Assim, você terá conhecimento para aprimorar sua estratégia de venda e poderá estar sempre à frente, com o melhor serviço.
#5 Estoque
Por mais que o comércio tenha altos e baixos, mesmo nas temporadas de vendas e datas comemorativas, é importante manter sempre o seu estoque abastecido, para não perder oportunidades de negócio.
A melhor mercadoria é aquela que está pronta para ser vendida, entregue e com a qualidade que o consumidor merece.
Por isso, entenda todo o processo de gestão da produção no seu comércio, além da troca com fornecedores e terceiros, para que não faltem produtos e as vendas fluam durante o ano todo.
E para qualquer outra dúvida que surgir ao longo do ano, não deixe de assistir às videoaulas da Academia Assaí específicas para o seu negócio. Com certeza, elas o ajudarão ainda mais em como fidelizar seus clientes!