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Festival Feira Preta coloca a cultura afro em evidência
Postado em: 23 de Dezembro de 2019 às 12:02 Por Redação
A Academia Assaí marcou presença no evento ao patrocinar a área gastronômica da Feira Preta e apresentar o painel Presença Negra na Gastronomia
Durante os dias 7 e 8 de dezembro, São Paulo recebeu a 18ª edição da Feira Preta, o maior festival da cultura negra da América Latina.
Reunindo 170 empreendedores de 10 estados do país e também de Gana e Senegal, o evento atraiu mais de 35 mil visitantes e teve mais de 50 atrações, que mantiveram o fim de semana agitado.
Gerando mais de 300 postos de trabalho durante a pré-produção e a execução do evento, a Feira Preta colocou em destaque o empreendedorismo e o protagonismo negro, trazendo uma programação recheada de atividades culturais, palestras e oficinas.
A área gastronômica, batizada de Preta Degusta e patrocinada pela Academia Assaí Bons Negócios, reuniu 23 expositores, todos participantes do projeto Afrolab Gastronomia.
Desenvolvido para apoiar, promover o impulsionar o empreendedorismo negro no Brasil, o Afrolab é um evento com foco na gastronomia e tem uma programação que une cursos, capacitações, aulas, experiências gastronômicas, culturais e feira de exposições.
Os participantes do Afrolab tiveram a oportunidade de marcar presença na Feira Preta. Eles ofereceram uma grande variedade de opções para quem estava visitando a feira e quis matar a fome e, ao mesmo tempo, descobrir novos pratos e sabores da culinária afro.
Academia Assaí patrocinou a área gastronômica da Feira Preta
Apresentado pela Academia Assaí, o painel Presença Negra na Gastronomia aconteceu na tarde de sábado (7) e tratou dos desafios que as mulheres negras enfrentam para se estabelecer na gastronomia.
O painel contou com a participação de 4 empreendedoras de destaque da área gastronômica:
Dona Carmem Virgínia, proprietária do restaurante O Altar Cozinha Ancestral e apresentadora do programa da GNT Cozinheiros em Ação;
Aline Chermoula, chef e proprietária do Chermoula Culinária, participante do programa Afrolab, promovido pela Academia Assaí Bons Negócios, e uma das expositoras da Feira Preta na área Preta Degusta;
Camila Botelho, chef e gastróloga especializada em gastronomia 100% vegetal;
Larissa Januário, jornalista, colunista da Marie Claire Brasil, proprietária d´A Casa Azul, hub de cultura gastronômica, e idealizadora do projeto Sem Medida, que traz informações variadas sobre gastronomia.
Mediado por Larissa Januário, o Painel trouxe discussões diversas que permearam o universo da cozinha, pontuando o machismo e o racismo enfrentados pelas mulheres.
Um dos pontos altos do evento foi quando Carmem Virgínia relembrou a sua trajetória. “Eu sou macumbeira, preta e gorda e estou na televisão”, disse. Ela comentou sobre os preconceitos que sofreu, não apenas por ser mulher e negra, mas por ser cozinheira dos orixás e, principalmente, por ser gorda.
Trazendo à tona o tema “feminismo negro”, Aline Chermoula comentou sobre a importância do protagonismo e da representatividade das mulheres negras na gastronomia, ressaltando sobre o quanto é necessário trazer esse assunto para os espaços de fala, ajudando e incentivando as mulheres negras a buscarem o que acreditam.
Já Camila Botelho comentou que, além de ser mulher e negra, ainda enfrenta outra barreira que precisa que quebrada no dia a dia: o de trabalhar com alimentação 100% vegetal. Apesar de conquistar cada vez mais adeptos, a culinária vegana ainda enfrenta preconceito e, principalmente, a falta de conhecimento do público.
A IMPORTÂNCIA DA FEIRA PRETA
A Feira Preta chegou à sua 18ª edição como um importante evento de celebração, valorização e protagonismo da cultura negra.
A Academia Assaí apoia esse festival e acredita que ele é uma grande oportunidade para os empreendedores mostrarem os seus produtos e serviços para o público, conquistarem novos clientes e conscientizarem a sociedade do seu importante papel na economia do país.
Segundo Fábio Lavezo, gerente de sustentabilidade do Assaí Atacadista, o Festival Feira Preta é uma forma de proporcionar aos empreendedores negros o protagonismo que é de direito deles. “Também, o evento estimula a visão de negócios e promove imersões culturais e técnicas, principalmente na área de gastronomia, por meio da parceria com a Academia Assaí Bons Negócios”, pontua.
Gostou de saber um pouco mais sobre o que rolou na Feira Preta 2019?
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