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Restaurantes no futuro: como preparar o seu empreendimento?
Postado em: 06 de Fevereiro de 2020 às 10:29 Por Redação
Conheça oito pontos que deverão fazer sucesso nos restaurantes no futuro
Você sabe como serão os restaurantes no futuro? Na verdade, não podemos prever o futuro, certo? Porém, com base em estudos, observações, pesquisas, análises e tendências, podemos compreender melhor o que aconteceu, o que está acontecendo e, assim, o que deverá acontecer em um futuro próximo. Toda essa bagagem nos permite, entre outras coisas, perceber melhor a forma como o consumidor está se relacionando com a sua alimentação. Assim, cabe ao empreendedor do ramo alimentício utilizar essas informações a seu favor, adaptando-se aos novos desejos e às necessidades do público, oferecendo as melhores soluções para os seus clientes.
Nesse cenário, utilizando como base dados coletados pela National Restaurant Association (Associação Nacional de Restaurantes dos Estados Unidos), selecionamos oito adaptações para você conhecer e acrescentar aos poucos ao seu cardápio, preparando-se para colher frutos agora e na próxima década. Entre elas, destaque para a sustentabilidade e a atenção com a origem dos ingredientes e com o “contar histórias” por trás da comida. Esses e outros elementos devem estar presentes e fazer sucesso nos restaurantes no futuro. Confira cada um dos tópicos:
1. OFEREÇA MAIS OPÇÕES SAUDÁVEIS
A busca por uma alimentação mais saudável e equilibrada está (e deverá continuar) em alta durante os próximos anos. Aqui, ganham espaço os ingredientes orgânicos, naturais, minimamente processados, entre outros. Comer fora de casa não é uma desculpa para deixar de lado o cuidado com a alimentação, mas o contrário: é uma forma de o consumidor encontrar refeições e lanches saudáveis, equilibrados e que o deixem satisfeito e feliz, sem descuidar da saúde.
2. INVISTA NA CULINÁRIA VEGETARIANA E EM PROTEÍNAS VEGETAIS
Outro público crescente no país é aquele composto por consumidores veganos e vegetarianos. Assim, cabe a você, como empreendedor, conhecer essas dietas, adaptar o seu cardápio e oferecer boas opções de refeições e lanches baseados em proteínas e ingredientes de origem vegetal.
3. CONHEÇA OS INGREDIENTES POTENCIALMENTE ALÉRGICOS – E SAIBA EXPLICAR SOBRE ELES PARA OS CLIENTES
Qualquer alimento pode causar alergia, porém, existem alguns ingredientes que são mais conhecidos por causarem intolerância e desconforto às pessoas. Entre eles, destaque para a soja, o ovo, o leite de vaca, o trigo, as oleaginosas variadas, os corantes artificiais e os frutos do mar, entre outros. Cabe a você, como empreendedor, ter esse conhecimento e saber informar ao seu cliente sobre os ingredientes que compõem o seu cardápio e, se possível, oferecer boas opções de refeições que sejam livres de ingredientes propensos a causar alergia. Se você tem dúvidas por onde começar, leia a nossa matéria sobre as principais dietas restritivas, confira boas opções de alimentos para substituir os insumos tradicionais e saiba como conquistar novos clientes.
4. PREPARE-SE PARA UM CONSUMIDOR COM PALADAR MAIS SOFISTICADO
Com o maior acesso a informação e a cada vez mais opções de alimentos disponíveis nos mercados, aplicativos e estabelecimentos, o cliente está mais informado e sabe dizer exatamente o que quer e o que não quer. O resultado disso? Um público mais bem decidido, com paladar mais sofisticado, aprimorado e que está em busca de refeições prazerosas e bem-feitas.
Pequenas variações de valores entre os pratos se tornam menos importantes, pois o cliente está disposto a pagar um valor maior por um produto se o considera “digno” daquilo. Além da refeição em si, são levados em consideração a embalagem, o cuidado com o meio ambiente, os ingredientes utilizados, a logística, entre outros. Isso tudo resulta em um cliente com gosto mais refinado e exigente.
5. SAIBA QUE OS EMPREENDIMENTOS TEMÁTICOS, DE COZINHA GLOBAL, TÊM TUDO PARA SE TORNAREM MAIS POPULARES
Conhecer a alimentação de um país é uma das formas mais interessantes de conhecer novas culturas. Com esse pensamento, os restaurantes e estabelecimentos de cozinha global conquistam cada vez mais consumidores. E, segundo a pesquisa da National Restaurant Association, essa é uma tendência que deve permanecer em alta durante os próximos anos. Assim, você, empreendedor, pode pensar em como adaptar essas vertentes globalizadas para o seu cardápio, estimulando a curiosidade e o paladar dos clientes.
6. OFEREÇA MAIS ALIMENTOS FRESCOS
Seguindo a linha da sustentabilidade e da alimentação saudável, o aumento da busca por ingredientes frescos também está em uma linha crescente e deve permanecer assim. Segundo uma pesquisa recente da Whole Foods Market, entre as várias tendências previstas para 2020, uma delas é a procura por lanches saudáveis, frescos e prontos para o consumo. Aqui, ganham espaço os legumes frescos já cortados e armazenados em embalagens simples e convenientes, ovos cozidos, sopas, molhos, temperos, entre outros.
7. ENTENDA QUE O INTERESSE DO CLIENTE PELO FORNECEDOR DO ALIMENTO AUMENTARÁ
Esse é mais um tópico das tendências que está relacionado com a sustentabilidade, com a “história por trás” da comida e com a origem dos alimentos. Assim, é esperado que, nos próximos anos, o consumidor passe a se interessar cada vez mais sobre a origem da matéria-prima dos estabelecimentos. Não basta oferecer “apenas” refeições gostosas e saudáveis, mas também saber de onde vêm os alimentos, qual a procedência deles, saber se o fornecedor é de qualidade, entre outros. Essa tendência nos leva ao próximo e último tópico...
8. UTILIZE FORNECEDORES LOCAIS PARA O SEU EMPREENDIMENTO
A utilização de fornecedores locais para manter o seu negócio sempre abastecido é positiva para o seu empreendimento e para a economia da região. Ainda, é considerada uma boa prática de mercado, pois gera empregos, incentiva o empreendedorismo local, fortalece outros micro e pequenos empreendedores, reduz o custo de logística e armazenamento, entre outros.
Sabendo disso, que tal buscar parcerias relevantes para o seu negócio com produtores locais? Assim, você saberá exatamente de onde vem a sua matéria-prima e, também, fortalecerá o relacionamento de mercado com o seu parceiro. É uma via de mão dupla e todos os envolvidos saem no lucro.
Gostou de saber um pouco mais sobre como serão os restaurantes no futuro e as tendências dos negócios da área de alimentação para a próxima década? Então fique de olho no nosso blog e acompanhe as edições da Revista Assaí Bons Negócios para estar sempre bem informado!