Empreendedor
5 dicas para se relacionar com seus cliente pela internet
Postado em: 26 de Janeiro de 2018 às 14:07 Por Redação
Quantas vezes você acessou a internet hoje? Uma, duas, nem sabe dizer quantas? Por celular, computador ou outros aparelhos, essa é a realidade: atualmente cada vez mais pessoas estão obtendo acesso ao que o mundo digital proporciona e isso impacta nos relacionamentos e, claro, na maneira com que se vende e compra os mais diversos produtos. Dentro desse cenário, que muda a todo instante, mais do que viabilizar uma plataforma online, os empreendedores precisam saber como lidar com diferentes públicos, sem deixar de lado seus clientes mais fiéis.
O que acontece é que com mais espaço e voz no mundo virtual, o consumidor passou de um simples comprador e expectador das marcas, para um formador de opinião. E como é fácil navegar pela internet, isso inclui os velhos, os novos e possíveis clientes. O “boca a boca” de antes se transformou num sistema amplo e integrado, no qual todos podem compartilhar suas opiniões sobre um produto ou marca e são fundamentais na decisão de compra de outras pessoas.
As diferentes opiniões sobre a qualidade de um produto ou serviço se encontram a um clique e, muitas vezes, um comentário de uma pessoa famosa - ou até de alguém que você não conhece - pode interferir na decisão de compra. Por isso, é importante ficar atento e procurar sempre se atualizar sobre o assunto. O que você tem feito para melhorar suas vendas na internet visando o relacionamento com o consumidor? Você está entendendo esse público e se conectando a ele? Separamos algumas dicas que podem ajudar na reflexão sobre essa parte essencial para o sucesso do seu empreendimento:
1# Empatia é tudo
Quando alguém compra, ou negocia algo pela internet, é natural que haja insegurança em relação a qualidade do que vai chegar e como vai chegar. Por isso, é importante que você preste atenção nas necessidades dessas pessoas e pense em soluções. Coloque seu cliente antes da sua ansiedade de venda, se coloque no lugar dele e se pergunte o que vai fazer ele te escolher em meio a outras ofertas. O que você pode fazer de diferente para que ele compre e volte? Faça ele se sentir especial e confortável. Uma promoção, por exemplo, pode ser um atrativo.
As estratégias podem variar de acordo com seu tipo de negócio. Exemplo: você vende bolos por encomenda e tem um grupo de compradores mais frequentes no whatsapp. Lance ofertas em datas especiais nesse canal e procure sempre responder todas as dúvidas com atenção e com informações precisas. Seja educado e mostre que quer encontrar meios para que a compra seja feita da melhor forma possível.
2# Escute seus clientes
Um bom ouvinte consegue melhorar seus processos. Portanto, para um bom relacionamento pela internet acontecer é necessário escutar com atenção os feedbacks nos comentários e avaliações das suas redes sociais: Facebook, Instagram e até mesmo o WhatsApp. O feedback, mesmo que negativo, é essencial para o crescimento da qualidade do seu negócio. Mas não pense que só ouvir é o bastante. É preciso avaliar cada feedback recebido – mesmo daquelas pessoas “mais difíceis” de lidar – e utilizá-lo para corrigir possíveis falhas.
Se você tem uma fanpage no Facebook, por exemplo, está sujeito a receber comentários e avaliações que ficam expostas para qualquer um que acesse a página. Você pode optar por apagar o que não lhe agrada ou responder com educação e mostrando o que será feito para que aquilo mude. Grandes marcas estão apostando nesse segundo tipo de abordagem e o resultado tem sido clientes mais satisfeitos por se sentirem ouvidos e respeitados. Claro que isso vale para comentários negativos, mas que não ofendam ninguém. Se isso ocorrer , o ideal é apagar e falar com a pessoa pela caixa de mensagem.
3# Peça desculpas
Sim, todo mundo erra, inclusive você e o seu negócio. Então, se for necessário, não pense duas vezes, peça desculpas e ofereça soluções para os pontos levantados sobre seu produto ou marca. Lembre-se que as críticas online geram um registro que pode ser acessado por todos – os famosos comentários -, então encare como uma oportunidade de crescimento, que além de resolver o seu problema com um cliente, demonstra um cuidado que você tem com o público de modo geral.
4# Seja ágil
Pense que algo está lhe incomodando e que, digamos, seja uma dor de cabeça. A atitude natural é tentar resolver o mais rápido possível e tomar um remédio, certo? Pois é, quando você vende um produto ou serviço e ele é entregue com algum problema ou atraso, isso gera uma tremenda dor de cabeça para o seu cliente e você terá que contornar a situação o mais rápido possível. Por isso, é preciso ser ágil. Tente entender sua falha, o lado do comprador e não deixar a situação se complicar. Qualquer erro pode ser contornável com diálogo e sua demonstração de vontade e agilidade para resolver.
5# Não tenha medo
A internet é uma realidade. Cada dia mais e mais pessoas começam a usar seus recursos para potencializarem suas vendas. Então, não fique com receio de usá-la e aproveite todas suas vantagens. Seja por meio do Facebook, Instagram, WhatsApp ou outros. Com um bom trabalho de relacionamento, suas vendas vão aumentar e os usuários começarão a fazer a propaganda positiva do seu negócio. Essa é literalmente uma via de duas mãos: comentários negativos repercutem rápido, mas os positivos também. Um bom serviço pode receber os melhores elogios online, ampliando sua rede de contatos e consequentemente suas vendas.
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Fonte: Agendor e Ecommercebrasil