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Inspire-se para aumentar as vendas por delivery durante a quarentena
Postado em: 22 de Abril de 2020 às 15:20 Por Redação
Confira sugestões criativas para resistir ao período de baixa atividade econômica e aumentar vendas por delivery.
Quando começaram a surgir os primeiros comentários e as primeiras notícias sobre um possível fechamento dos comércios devido à necessidade de isolamento social, empreendedores do mercado de alimentação passaram a traçar planos para reduzir os impactos econômicos e sanitários no seu empreendimento.
A Academia Assaí Bons Negócios fez uma seleção de boas iniciativas encontradas em pequenos negócios para fortalecer a modalidade de delivery, vista como a principal saída para o cenário. Confira!
Informação adequada sobre higienização
Uma das principais preocupações dos consumidores ao pedir uma pizza, um bolo, um hambúrguer ou qualquer outro alimento a domicílio é que as condições de higiene do estabelecimento que os produz não estejam em dia, favorecendo a contaminação do vírus. Para isso, vários estabelecimentos têm criado formas de comunicar aos clientes sobre como é o processo de higienização, desde a produção dos alimentos até a entrega.
Isso pode ser feito de várias formas: publicando um vídeo nas redes sociais, enviando um bilhetinho junto com a embalagem do produto ou uma mensagem pelo WhatsApp para os clientes mais próximos (apenas para os mais próximos para que a prática não seja considerada “spam”) para explicar como os alimentos são produzidos e preparados para envio. Se você for publicar um vídeo, por exemplo, pode gravá-lo pelo celular mesmo. Não precisa ser uma megaprodução. O importante é não ficar parado!
Benefícios para o cliente
Para impulsionar as vendas pelo delivery, diversos estabelecimentos têm buscado oferecer vantagens para seus clientes. Um desses exemplos vem da doceria Bolos das Meninas, de Salvador/BA, que passou a isentar as taxas de entrega para pedidos acima de R$50,00 feitos diretamente com a doceria (por telefone ou WhatsApp). Com isso, conseguiram aumentar o número de pedidos pelo atrativo de entrega grátis e ao mesmo tempo os clientes passaram a adquirir mais produtos para completar o valor do pedido mínimo.
Campanhas criativas
A criatividade costuma ser um excelente remédio para sair de situações de crise. Pensando nisso, vários pequenos negócios do setor de alimentação vêm criando campanhas e ações para fortalecer a modalidade delivery e fomentar mais vendas.
A hamburgueria Lifebox Burger Steaks & Shakes, de Goiânia, por exemplo, apostou em ações de fidelização dos clientes. Para isso, são enviadas cartinhas escritas à mão com mensagens positivas fazendo referência ao período de crise. Além disso, a hamburgueria decidiu disponibilizar diariamente uma cota de “mimos”, como bombons e cookies, para presentear os clientes. “Como estamos passando por esse momento em que muitos estão preocupados ou tristes, essas cartinhas tem como propósito trazer motivação e alegria, mostrando aos nossos clientes que vamos passar juntos por esse período. E os mimos servem também pra trazer um pouco mais de alegria nesse momento”, conta Letícia Yoshida, responsável pelas ações de marketing da hamburgueria.
A doceria Bolos das Meninas também colocou em prática duas campanhas criativas. Entendendo que, com o isolamento social, seus clientes teriam mais tempo livre e precisariam de algo para se entreter, as proprietárias buscaram uma parceria com uma ONG que tem como missão fomentar a leitura coletando livros doados para redistribuir a outras pessoas, e conseguiu uma doação de vários livros. Com isso, passaram a entregá-los junto com os pedidos. O resultado: os pedidos aumentaram e o retorno dos clientes foi bastante positivo!
Outra iniciativa criada pela doceria foi a criação da campanha “Faça-se presente sem estar presente”, que consiste em motivar os clientes a comprarem produtos para presentear. “A pessoa faz o pedido, transfere o valor para a nossa conta e a partir daí entregamos na casa de quem ela desejar, inclusive com um bilhete personalizado. Essa ação gerou um grande número de pedidos nos últimos dias. Inclusive tivemos casos em que pessoas que estão morando fora do Brasil, incentivadas pela campanha, compraram doces para presentear familiares antes e durante a Páscoa”, conta Daniela Veloso, uma das sócias da Bolos das Meninas.
Adaptação ao novo cenário
Para manter seus negócios operacionais, estabelecimentos de alimentação que possuem ponto fixo, como restaurantes, pizzarias e churrascarias, por exemplo, vêm adaptando a operação para melhor atender a modalidade delivery. Enquanto alguns desses empreendimentos que já trabalhavam com delivery focam em aperfeiçoar o serviço, outros, como é o caso da OpenBar Pesticaria, localizada em Fortaleza/CE,, adaptaram seus cardápios e passaram a oferecer a opção de entrega.
A OpenBar Petiscaria funcionava apenas no horário noturno, entre 18h e 2h. Porém, com o início do período de isolamento social, Ronaldo, proprietário do empreendimento, decidiu adaptar o negócio e começou a oferecer quentinhas/marmitas de baixo custo para entrega na casa dos clientes. No cardápio criado pelo empreendedor, há refeições a partir de R$7,00. As quentinhas são divididas em dois recipientes: um para as guarnições e outro para a proteína, para evitar que os alimentos se misturem durante o transporte. Os recipientes também são embalados separadamente para facilitar a higienização com álcool-gel.
Após algumas semanas de operação do cardápio para almoço, Ronaldo vem tendo um excelente movimento; o proprietário da petiscaria inclusive já recontratou dois colaboradores. “Após a divulgação inicial, tivemos uma explosão de pedidos, chegando ao ponto de não conseguirmos atender à demanda. Também continuamos atendendo no período da noite com entregas da petiscaria. Para impulsionar as vendas, lancei também algumas promoções de bebidas e petiscos e ampliei o raio de alcance de delivery. Tudo isso tem gerado um resultado bastante positivo. Estamos trabalhando o dobro, mas estamos conseguindo vencer esse desafio”, conta Ronaldo.
Entrega segura
Com a necessidade de aumentar a segurança nas entregas, alguns empreendimentos têm buscado alternativas para fazer a entrega dos alimentos de forma mais segura.
Para isso, é possível oferecer diferentes opções de pagamento antecipado (ex.: transferência bancária, PicPay, PayPal, entre outras) para evitar a proximidade entre entregador e cliente.
Além disso, é importante treinar os entregadores para a entrega sem contato físico – procedimento adotado também pelos grandes aplicativos de entrega, no qual o entregador deixa o produto, toma distância de pelo menos um metro e espera a retirada pelo cliente.
Cuidado com a equipe
E não é só aos clientes que os pequenos negócios vêm dedicando atenção. Muitos desses estabelecimentos têm seguido à risca as orientações sanitárias e buscado informações para treinar seus funcionários, além de distribuir equipamentos de proteção, como máscaras descartáveis e álcool-gel. Vale lembrar que é possível explorar essas medidas nas redes sociais, para que os clientes saibam que ali há preocupação com a saúde do funcionário e do consumidor.
Ficou inspirado com essas ideias? Confira mais conteúdos direcionados a pequenos empreendedores do mercado de alimentação no site da Academia Assaí Bons Negócios!
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