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Liderança em tempos de incertezas
Postado em: 15 de Abril de 2020 às 11:21 Por Redação
A importância da liderança para manter a equipe motivada durante a quarentena.
Ter uma empresa, grande ou pequena, é uma grande responsabilidade. Principalmente quando se pensa no impacto das suas decisões na vida dos funcionários. Com tantas mudanças no último mês, fica ainda mais evidente a importância das estratégias de liderança para manter a equipe motivada, longe do pessimismo e em constante produtividade.
Para uma liderança efetiva, é necessário desenvolver a capacidade de se adaptar e ter uma rápida tomada de decisão. “Uma estratégia que valoriza o desenvolvimento da liderança é empatia pela equipe de trabalho. Líderes que não se colocam no lugar de seus colaboradores normalmente não conseguem compreender suas angústias ou interesses e, por consequência, não atendem às suas necessidades”, explica a coordenadora regional da Amcham Goiânia, Anessa Caparelli.
Um relatório recente da consultoria Gallup sobre liderança apontou que, em momentos de crise, as pessoas querem que líderes tracem um caminho claro a ser trilhado.
Para te ajudar nessa missão, selecionamos algumas dicas do que pode motivar e inspirar a sua equipe.
Esclareça as dúvidas dos funcionários
A liderança deve comunicar de maneira clara e objetiva as suas ações. Para manter o engajamento, é papel do líder manter o contato com os funcionários, a fim de compreender suas necessidades e medos diante de novos cenários. Também, é importante manter um canal de comunicação ativo, para que qualquer novo posicionamento da empresa seja divulgado para todos.
Lideranças motivadoras
É preciso compreender quais os fatores que impulsionam o sentimento de motivação da sua equipe. O psicólogo norte-americano Frederick Herzberg afirma que a motivação no trabalho vai além da busca por um bom salário ou benefícios. Para ele, fatores importantes incluem reconhecimento, responsabilidade, realização e potencial de crescimento.
Cada funcionário precisa compreender o seu papel na equipe, em contrapartida, o gestor também precisa apoiar no exercício das atividades dos funcionários. Para aqueles que precisam continuar trabalhando com atendimento ao público, o empregador deve ter uma atenção ainda maior para que a qualidade do serviço não sofra prejuízos e que a saúde do funcionário não esteja em risco.
Inteligência Emocional
Ter inteligência emocional é um aspecto crucial para uma liderança eficaz. É necessário ter a habilidade de perceber, controlar e avaliar tanto as próprias emoções quanto a do outro.
Compreender as emoções e medos da equipe ajuda a gerenciar a rotina para que o ritmo de produtividade não diminua durante o período de quarentena. Cada pessoa encara a situação de uma maneira, por este motivo cabe ao líder encontrar uma base comum e desenvolver relacionamento profissional.
Empresas com equipes motivadas estarão mais fortalecidas neste momento e, certamente, estarão depois que o tempo de isolamento social passar. É preciso também proporcionar, além da segurança física dos seus funcionários para evitar contaminação, uma saúde mental equilibrada para que eles possam estar mais atuantes, engajados e criativos.
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